O que são as bolinhas laranja e verde no topo do iPhone? [iOS 14]
Os pontos de cores laranja e verde são parte dos avanços de privacidade da Apple; os indicadores foram usados pela primeira vez no iOS 14
Os pontos de cores laranja e verde são parte dos avanços de privacidade da Apple; os indicadores foram usados pela primeira vez no iOS 14
As bolinhas coloridas que ficam no topo do seu iPhone mostram que a câmera ou microfone do dispositivo estão ativos. Os ícones foram apresentados no lançamento do iOS 14, em setembro de 2020, e marcaram um avanço na política de privacidade da Apple. Entenda mais sobre os indicadores e qual a diferença entre o ponto laranja e o verde.
Como já adiantei, os tais pontos, leds ou bolinhas — como você preferir chamar — indicam o uso da sua câmera ou microfone. No entanto, cada cor representa uma coisa diferente. Veja:
Um exemplo simples é:
Se você usar a Siri, o ponto laranja deve aparecer.
Se usar o Facetime, o ponto verde deve aparecer.
Se visitar a Central de Controle, logo nos minutos seguintes após usar o microfone ou a câmera do iPhone, verá que é dada a indicação que algum destes recursos foram usados recentemente. E, mesmo que a câmera seja usada também gravando som, será indicado apenas “câmera recentemente”. Será mostrado o tipo do acesso, se “microfone” ou “câmera” recentemente, e o nome do aplicativo que usou junto disso.
A Apple tomou essa iniciativa porque, nas versões anteriores ao iOS 14, não era possível saber quando o microfone ou a câmera estavam sendo usados, a não ser quando a aplicação estivesse aberto em segundo plano ou fosse óbvia sua participação no app.
Quando aplicativos para iOS gravavam alguma coisa, como o som do microfone, estando em segundo plano, o que aparecia era um indicador vermelho no lado esquerdo do notch (com o contador de tempo da atividade de gravação).
A atualização, portanto, veio para trazer mais segurança ao usuário.
Há uma série de outros sinais que podem aparecer no topo do seu iPhone. Confira a lista com o significado dos ícones do iOS no próprio site da Apple.