Qual a diferença entre alto-falante woofer e subwoofer?
Descubra qual a diferença entre alto-falante woofer e subwoofer, e como usar corretamente cada um deles em seu sistema de som
Qual a diferença entre alto-falante woofer e subwoofer? Não é tão simples perceber, já que ambos são voltados a reproduzir sons graves. No entanto, um sistema com subwoofer é capaz de reproduzir sons muito graves, no limite do que o ouvido humano pode captar; entenda como.
Qual a diferença entre alto-falante woofer e subwoofer?
Para entender a diferença entre alto-falante woofer e subwoofer, é preciso explicar o que é cada um e o que eles fazem.
O que é woofer?
Você já deve ter notado que as caixas de som de sistemas dedicados, como Home Theaters, Microsystems e etc. contam com dois tipos de alto-falantes: um grande e um pequeno. O maior e principal é o woofer, que possui um formato de cone para mover o ar e emitir ondas sonoras. Ele se move graças a um eletroímã, que força a película a se mover e emitir o som, como na animação abaixo:
O woofer opera em frequências baixas, entre 50 Hz e 4.500 Hz, dependendo do diâmetro, e é voltado para reproduzir os sons graves, de menor frequência. O tweeter, o alto falante menor de uma caixa de som dedicada, opera em frequências de até 20 kHz (20.000 Hz), sendo voltado à reprodução dos sons agudos. Vale lembrar que o ouvido humano sadio é capaz de ouvir variações na frequência sonora entre 20 Hz e 20 KHz, faixa essa que chamamos de Espectro Sonoro.
O que é subwoofer?
O subwoofer é um alto-falante dedicado a reproduzir frequências muito baixas, os sons chamados sub-graves, entre 20 Hz (o mais baixo que o ouvido humano pode ouvir) e 200 Hz. Sua construção é mais sólida do que a de um woofer, pois para reproduzir tons tão graves, é preciso uma espuma de alta densidade nas bordas ou uma borda de borracha bem alta. O cone de um subwoofer também precisa movimentar muito mais ar do que um woofer, portanto o diâmetro dele é em geral maior, podendo chegar a ser bem grande.
Embora as frequências cobertas pelo woofer e pelo subwoofer se sobreponham, um sistema de som que use ambos e também tweeters e speakers mid-range consegue cobrir mais do espectro sonoro, reproduzindo sons muito graves, muito agudos e medianos com maior precisão; um subwoofer faz toda a diferença na hora de reproduzir músicas com grande foco em graves.
Dessa forma, temos o seguinte:
- Woofer: reproduz sons graves, entre 50 e 4.500 Hz;
- Subwoofer: reproduz sons sub-graves, entre 20 e 200 Hz.