Ripple: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Entenda o funcionamento da criptomoeda que utiliza rede própria para garantir transações com alta escalabilidade e velocidade

Jean Prado
Por
• Atualizado há 8 meses
Criptomoedas - Ripple
O que é Ripple? (Imagem: Worldspectrum / Pexels)

Além do Bitcoin, outras criptomoedas ganharam atenção e olhares de investidores. O ripple, moeda gerida por uma empresa privada, que pode ser comprada em reais, é uma delas. Saiba o que é ripple, seu funcionamento, como acompanhar as cotações e em quais corretoras comprar o ativo.

Como surgiu o ripple?

O Ripple se diferencia de outras criptomoedas por ser controlado por uma empresa privada, a Ripple Labs. A companhia trabalha com transações globais de dinheiro e resolveu usar a tecnologia de blockchain para transferir dinheiro entre um país e outro.

Como já explicamos aqui, mandar dinheiro internacionalmente é bem complicado; normalmente demora, é muito caro e passa por diversas instituições diferentes. Com blockchain (e o RippleNet), a transferência é instantânea, pode ser verificada e tem baixos custos operacionais e de liquidação.

Pra que serve o ripple?

Desde o princípio, o propósito do Ripple é facilitar a transferência de dinheiro entre países. A moeda, chamada tecnicamente de token XRP, serve para financiar as taxas de transação entre instituições financeiras; por isso, você pode comprar e vender Ripple.

Além disso, o XRP funciona como uma moeda-ponte: se o banco não trabalhar com reais (BRL) e francos suíços (CHF), por exemplo, ele pode converter de BRL para XRP e depois de XRP para CHF.

Por ser operado pela Ripple, o blockchain RippleNet é bem escalável (pode aguentar até 50 mil transações por segundo) e rápido (transferências são confirmadas em 4 segundos).

Bancos como o Bank of America, RBC e Santander fazem parte do conselho executivo do Ripple. Por conta dessas parcerias, o XRP é uma critopmoeda muito negociada em grandes corretoras como Binance, Coinbase e FTX.

Como minerar ripple?

Como o Ripple é centralizado por uma empresa privada, existem vários servidores que processam e verificam as transações; ou seja, não é necessário minerar a criptomoeda. Portanto, os tokens XRP não são mineráveis.

Como acompanhar a cotação do ripple

Google

Assim como acontece com o Bitcoin e outras criptomoedas, é possível acompanhar a cotação apenas ao digitar no Google: “ripple cotação hoje”, que o buscador entrega a cotação da moeda no momento.

o que é Ripple - imagem cotação ripple Google
Cotação XRP (Imagem: Reprodução/ Google)

iOS

Proprietários de sistemas iOS podem utilizar o “Stocks”, aplicativo desenvolvido pela Apple para o acompanhamento de ativos financeiros. Basta digitar o código do ativo no canto superior esquerdo, que o app fará um filtro. Vale ressaltar que o código do ripple é XRP.

o que é Ripple - imagem cotação app Stocks Apple
Cotação da criptomoeda (Imagem: Reprodução/ Stocks)

Sites especializados e corretoras

Sites especializados como o CoinMarketCap apresentam de criptomoedas em tempo real. Além disso, os portais das grandes corretoras de criptoativos também oferecem essas informações com facilidade.

Como comprar Ripple

Entre as principais exchanges para comprar ripple estão: Coinbase, Bitfinex, Poloniex, Bitstamp e Binance. Em algumas delas, como a Coinbase e a Binance, é possível comprar XRP usando Reais, sem a necessidade de converter a nossa moeda para Bitcoin ou um ativo relacionado ao dólar para executar a operação.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Ripple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados