Review Caixa de som Bluetooth Anker Soundcore Icon Mini: potente e aventureira
Anker Soundcore Icon Mini é uma caixa acessível com corpo que aguenta chuva, neve, lama e entrega som potente para a categoria
Anker Soundcore Icon Mini é uma caixa acessível com corpo que aguenta chuva, neve, lama e entrega som potente para a categoria
As caixas de som Bluetooth Soundcore da Anker são famosas pela qualidade, portabilidade e pelo bom custo-benefício. Infelizmente, ainda há poucos modelos disponíveis no Brasil, mas a Positivo, que é a representante oficial da Anker no país, já trouxe algumas caixas interessantes para o público local. A Anker Soundcore Icon Mini é um exemplo, sendo acessível, portátil, à prova d’água e promete entregar som potente mesmo com essa estrutura pequena.
Concorrendo diretamente com a JBL Go 2, a Icon Mini ainda entrega bateria para até 8 horas de reprodução contínua, tem microfone embutido, Bluetooth 4.2 e entrada de áudio de 3,5 mm. Será que agrada? Vale pagar os R$ 249? Eu testei a caixa de som Bluetooth Anker Soundcore Icon Mini e conto as minhas impressões neste review.
O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises não têm intenção publicitária, por isso ressaltam os pontos positivos e negativos de cada produto. Nenhuma empresa pagou, revisou ou teve acesso antecipado a este conteúdo.
A Anker Soundcore Icon Mini foi fornecida pela Anker por doação e não será devolvida à empresa. Para mais informações, acesse tecnoblog.net/etica.
A Anker Soundcore Icon Mini é uma caixa de som para quem está sempre em movimento. Seu formato é perfeito para trilhas, praias, acampamentos e outras atividades radicais, como andar de bicicleta ou skate. A certificação IP67 assegura que o produto é à prova d’água e a empresa reforça que o gadget foi projetado para continuar funcionando na chuva, neve e na lama, o que é realmente interessante. E ela passou no meu teste na água: o speaker não vai reproduzir bem quando estiver submerso, mas ao menos sobrevive. Com certeza, eu levaria este produto comigo durante uma viagem mais aventureira.
O projeto, no geral, é muito agradável e simpático, assim como essa cor laranja. A caixa tem um aspecto quadrado, mas com cantos levemente arredondados e conta com um material emborrachado na traseira e nas laterais. Ela pesa 212 gramas e cabe facilmente na palma da mão, e não vai ocupar muito espaço na sua mala de viagem. Eu só não gostei de uma coisa nesse design: a caixa não foi projetada para ficar em pé e sim deitada; na verdade, ela até fica, mas vai cair facilmente.
A cordinha na lateral permite colocar a Icon Mini na mochila, pendurar na bicicleta e facilita bastante o transporte. Uma tampinha esconde e protege as entradas de áudio e Micro-USB, esta última para abastecer a bateria. No topo estão cinco botões: o de liga/desliga, os de volume, de pareamento e play/pause.
O dispositivo da Anker tem Bluetooth 4.2, mas ela não se comunica com o aplicativo oficial da marca, infelizmente. Ao fazer o meu teste padrão de alcance e estabilidade, eu conectei ela a um iPhone 11 e fui caminhando pelo apartamento com o celular distante, no escritório. Mesmo passando pela sala, banheiro, cozinha e até no cômodo mais longe, a lavanderia, a caixinha da Anker continuou reproduzindo com pouquíssimos cortes.
Se você acompanhou as últimas análises de caixa de som, então já sabe que o Tecnoblog não costuma colocar o produto tocando no vídeo devido a interferências que prejudicam a experiência real. Mas eu compartilho as minhas impressões: assim como a JBL Go 2, a Anker Soundcore Icon Mini tem 3 watts de potência e eu pude perceber que a empresa não sacrificou muito o sistema de áudio em razão do tamanho reduzido da caixa.
O som tem presença — muita presença —, e me agrada o médio-graves atuando sem embolação. Eu também gostei do brilho no vocal; que não soa seco nem fica muito oculto em relação às outras frequências.
Eu coloquei a Icon Mini para reproduzir algumas músicas enérgicas e, mesmo nesse cenário, ela manteve o som encorpado e entregou um equilíbrio no vocal, agudos, médios, instrumentos e efeitos.
Ela conta com um radiador passivo, o que contribui para essa qualidade sonora e favorece os graves, que se mostram presentes e balanceados. É possível sentir ela pulsando bastante em eletrônica. E se quiser mais potência, basta conectar a Icon Mini a outro speaker da marca e, assim, ter uma experiência de som estéreo.
Apesar do áudio vivo que eu mencionei anteriormente, você ainda pode notar as faixas um pouco mais acanhadas em volumes baixos, aqui eu considero intensidade abaixo dos 30%, para ser mais específico. Acima de 45%, o desempenho é realmente satisfatório para um speaker tão pequeno.
Já o microfone, que está na lateral esquerda do dispositivo, não tem a mesma qualidade e deixa a sua voz muito abafada e com ruídos. Portanto, eu recomendo evitar ele para ligações telefônicas e áudios no WhatsApp.
Na bateria, a Anker promete até 8 horas de reprodução; é um bom número para uma caixa desse tamanho. Para fins de comparação, a JBL Go 3, que tem design semelhante, garante apenas 5 horas. Nos meus testes, com o volume em 50%, eu consegui ouvir músicas por 10h42min, autonomia excelente e acima do esperado.
A Anker Soundcore Icon Mini é um excelente produto para quem tem espírito aventureiro. A caixinha tem um visual agradável, compacto e já vem pronta para aguentar os extremos. A sonoridade pode não conquistar o público audiófilo, mas deve cativar a maioria das pessoas, considerando que a Anker conseguiu manter as frequências equilibradas, com graves presentes e balanceados. E a bateria também é outro destaque.
Me incomodou um pouco a estrutura que não permite deixar ela em pé, mas isso é um detalhe e só reforça que este não é um produto para você usar em ambiente interno — a Soundcore Icon Mini foi feita para aventuras. Uma conexão USB-C, como sempre, seria muito bem-vinda, ainda mais para donos de Android que já têm esse tipo de carregador em casa. Por fim, o microfone desaponta e acredito que você não vai querer usar ele.
A caixa pode decepcionar nesses pontos que eu mencionei, mas não faz feio na qualidade sonora, o que, a meu ver, já justifica a compra. Eu gosto bastante do LG Xboom Go PL2, da UE Wonderboom 2, que já testamos por aqui e tem som excelente; e também acho a proposta da nova JBL Go 3 interessante, então vale dar uma analisada. Enquanto eu produzia este review, a Anker Soundcore Icon Mini estava disponível por menos de R$ 200 no varejo e é o modelo que eu escolheria para levar nas minhas viagens.
Leia | Ar-condicionado portátil vale a pena?