Windows Phone 7.8 – Mais perfumaria do que funcionalidade

Atualização adiciona novidades no visual do aparelho

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
Lumia 900 com Bing

Faz alguns dias que recebemos um Lumia 900 emprestado para brincar com o Windows Phone 7.8, versão mais recente do sistema operacional móvel da Microsoft. Por enquanto, o gosto que fica é amargo: a fabricante de software de fato liberou uma atualização, mas esse update acrescenta tão pouco ao celular que, para dizer a verdade, não faria a menor falta.

A tela inicial mudou. Além da foto que o dono do aparelho decide colocar ali, ele pode também definir o buscador Bing como o provedor das imagens. Cá entre nós, as imagens que diariamente aparecem na capa do Bing são bem bonitas! Ou seja, todo dia uma fotografia, paisagem ou o que quer que seja vai deixar a tela do seu aparelho mais simpática. Nisso a Microsoft acerta em cheio.

Feito o login, estamos na tela principal. O botão para acessar os demais aplicativos sumiu: é que ele foi parar lá no canto inferior direito, ao fim da lista de blocos dinâmicos, e não mais no topo direito da tela.

O tamanho dos blocos dinâmicos (os live tiles) passa por mudanças de acordo com o gosto do dono do dispositivo. Quer um ícone pequenino para o discador do telefone (alguém ainda usa smartphone para falar) no Windows Phone? Moleza de configurar dessa forma. Quer deixar o bloco de contatos gigante, ocupando as duas colunas? Mesma coisa.

Lumia 900

Embora o sistema não seja tão personalizável como o Android em termos interface gráfica, estes pequenos detalhes criam uma sensação de controle do usuário sobre o aparelho que possui. Mesma coisa com os temas visuais – se é que dá para chamar assim. A Microsoft inclui 20 cores distintas para escolher, dentre elas ao menos uma do fabricante do celular. A Nokia oferece o elegante tema Nokia Blue. Imagino que outras companhias façam o mesmo.

Mais o quê? Ah, sim: a tela de boot mudou para apresentar a nova marca do Windows Phone, que na verdade reproduz a marca que a Microsoft adotou para o Windows mesmo. O botão touch continuará com a marca antiga porque… bem, porque não dá para trocar um botão pelo outro.

A gente já sabia que o Windows Phone 7.8 ficaria carente de uma série de recursos confirmados para o WP 8. Por exemplo, integração nativa com o Skype para fazer chamadas por VoIP ou mesmo o Internet Explorer 10 na versão para celulares. A atualização que chega em levas determinadas pela MS aos usuários parece-me muito mais perfumaria que qualquer outra coisa. A companhia cumpre sua palavra de dar suporte aos primeiros compradores de Windows Phone. Aquele pessoal que pagou para ser beta tester de uma plataforma móvel ainda incipiente.

Torçamos para que a transição do Windows Phone 8 para o Windows Phone 9 traga mais sorte àqueles que optarem pelo sistema a partir de agora. Quem tem o Windows Phone 7 carrega no bolso aparelhos até bons com um sistema que ainda tem alguns acertos a fazer. Ou não, já que estarão para sempre presos ao WP 7.8. ¯\_(ツ)_/¯

Atualizando

A Nokia promete enviar o WIndows Phone mais recente aos celulares da linha Lumia durante o mês de fevereiro. A Samsung não tem previsão de quando vai atualizar a linha Omnia. A HTC não tem representante no Brasil (até onde sabemos).

Alguns leitores tentaram o método de desconectar o aparelho do Zune após alguns segundos. Dizem que funciona. Com meu Lumia 800 não foi até agora.

Receba mais sobre Windows Phone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados