Ir para o conteúdo.

Início » Banda Larga e Telecomunicações » Nextel lança 3G na surdina com 4 GB de franquia

No ano passado a Nextel fez a festa no leilão de sobras da frequência de 2100 MHz, utilizada para redes de terceira geração no Brasil e na maior parte do mundo. O objetivo era evoluir os seus serviços: a rede iDEN, proprietária da Motorola, não permite velocidades de internet superiores a 30 Kbps, fato que deixou a Nextel desatualizada. Hoje percebemos que a operadora lançou comercialmente sua rede 3G, apenas no estado de São Paulo.

Inicialmente, a operadora vai utilizar o 3G apenas para internet móvel em modens, para usar no computador. Só existe um plano de acesso: 4 GB de dados por R$ 79,90 por mês, e o modem é vendido por R$ 24,90 mediante assinatura de contrato de um ano. Só que a velocidade da Nextel é muito inferior a das demais concorrentes: em tempos de serviços 3G Plus ou 3G Max, a Nextel limita a conexão a 600 Kbps.

A cobertura é bem restrita: apenas a capital, ABC Paulista, Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, Praia Grande e Sorocaba contam com sinal 3G da operadora. Ainda assim, na capital paulista, a Nextel possui apenas 526 antenas de acordo com o Anatel, o que a deixa bem distante das concorrentes. A Claro, por exemplo, possui 1013 antenas registradas na agência.

Apesar da operação inicial ser apenas em São Paulo, a Nextel possui licença para disponibilizar acesso 3G em toda sua área de operação. As antenas já estão registradas na Anatel para todos os estados onde a operadora atua: na minha amada Belo Horizonte, por exemplo, são 47 antenas registradas. No Rio de Janeiro, já são 363 antenas registradas. Em fevereiro já foi possível localizar a rede 3G da Nextel, durante a Campus Party.

A entrada da Nextel no serviço de terceira geração marca o início da operação em SMP (Serviço Móvel Pessoal). Com a tecnologia iDEN, a Nextel utiliza o padrão SME (Serviço Móvel Especializado), que não permite a venda para pessoas físicas. Ainda não sabemos como será no futuro: pelo regulamento do SMP, é necessário que exista o nono dígito em São Paulo, sendo que a Nextel utiliza apenas 8. Com isso, alguns clientes deverão ter nono dígito e outros permanecerão com 8 dígitos em seus números. Um tanto quanto estranho, mas é a realidade. Além disso, com a operação em SMP será possível fazer portabilidade da e para a Nextel.

Dá pra notar que o serviço foi lançado às pressas. A Nextel está passando por uma reestruturação administrativa, sendo que o presidente da operadora foi demitido, e uma das causas foi o descumprimento dos prazos para operação comercial de serviços na rede de terceira geração. De qualquer forma, é esperado que os serviços de voz e rádio estejam disponíveis no ano que vem, em uma solução desenvolvida pela própria Nextel para operar com rádio sobre redes 3G.

9 Comentários (Deixe o seu!)

  • Eu até acho que podiam vender 1Mbps, mas até que o preço não tá ruim.

    • Kessler
      1723c

      O preço é péssimo: 10 reais mais barato que outras operadoras com cobertura nacional e velocidade de 1Mbps.

      • YanGM
        1c

        Você leu a franquia?

  • Leonardo Henriques
    1c

    Coordeno parte das instalações no Rio de Janeiro. O prazo para lançamento comercial é abril, que com certeza irá atrasar.

    • Rubens Martins Neto
      2c

      Depois deste comentário, acho que “coordenava” rsrs

  • caRIOca
    178c

    A Nextel apesar de ter uma base pequena de clientes consegue ser a pior operadora de telefonia móvel e quem será o louco de assinar um serviço porco e caro da Nextel. Só mesmo o bestalhões que gostam de se exibir com aquele barulhinho horrível coisa que não terá no 3G, ou seja ninguém vai assinar isso!

  • Marco Azul
    1c

    É melhor vender 600 K e entregar 600 K que vender 1 Mb e entregar 100 k…

  • Ronaldo Uehara
    1c

    Assino OI PÓS plano antigo 110 minutos +sms +internet…

    Pago total 65,00 com sms ilimitado e INTERNET ilimitado.
    A franquia que escolhi de apenas 50mb…claro nao adianta comprar 200mb, vai rapidinho…entao prefiro pagar o mais barato e apos estourar a franquia fico navegando com os miseros 150kbps de download…mas mesmo assim é rápida…
    No teste quando esta na franquia, chega a 1mbps certinho…e tem lugar que mesmo apos estourar pega os 1mbps.

  • ricardoalmeida.nextel
    1c

    Marco Azul;apenas ratificando o que disse acima. Fizemos o teste no celular da concorrente que oferece 01 MBPS, até eu fiquei chocado_o máximo que foi era 320KBPS. Desligamos este aparelho e fizemos toda a operação, novamente_acredite 320kbps. Este cliente dono da Empresa ficou revoltado,srsrsrs. Mostramos o teste no da NEXTEL_ e funcionou em 600 KBPS. Eu disse que ia desligar, e repetir toda a operação;o dono disse não precisa to vendo que a NEXTEL é melhor.
    O que dizer caro amigo Marco Azul:está certo sua colocação não adianta mostrar propaganda na televisão e por ai em Outdoor, e na verdade a velocidade é muito abaixo daquilo que o cliente acha que é o que ele pagou. Prefiro 600k e que funciona em 600k, e te digo_É MUITO RÁPIDO
    Abcs e muito sucesso prá vc e sua família!! 963*837

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.