Com o PlayStation Now, você poderá rodar jogos por streaming em outros dispositivos
Quando anunciou o lançamento do PlayStation 4, a Sony também deixou claro que o console não possuiria retrocompatibilidade nativa, ou seja, nada de jogos de PlayStation 3 ou anteriores rodando no videogame. No entanto, a empresa afirmou que seria possível reaproveitar os títulos adquiridos anteriormente no novo console, desde que esses tivessem versões digitais.
Como isso seria possível? Utilizando a ferramenta queridinha do momento, a nuvem. Nesta terça-feira (7), a Sony finalmente revelou como isso vai acontecer ao anunciar o lançamento do PlayStation Now, um serviço de streaming que reproduzirá os jogos do PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3.
Em sua apresentação na CES 2014, a companhia explicou que disponibilizará todo o catálogo de jogos da Sony para os dispositivos conectados ao serviço. Quais? Pois bem, inicialmente, o Now funcionará no PlayStation 4, mas em breve deverá estar disponível para o PlayStation 3, PlayStation Vita, smartphones e tablets também. Futuramente, é possível que o sistema abra caminho para dispositivos de outras marcas.
Não suficiente, Andrew House, presidente da SCE, ainda incluiu na lista de dispositivos as novas TVs da linha BRAVIA, da Sony, garantindo que elas também terão acesso ao serviço. Nesse caso, o modo cross play será uma ferramenta a mais, já que o mesmo jogo poderá ser reproduzido em todos os dispositivos.
Segundo House, assim, logo de cara, os primeiros jogos a estarem disponíveis no rol do Now serão The Last of Us, Puppeteer, God of War: Ascension e Beyond: Two Souls, ambos excelentes em todas as modalidades, incluindo as gráficas. Ponto para o sistema da nuvem, que permite a reprodução remota e transferência dos jogos para os aparelhos conectados ao sistema (desde que haja internet), não exigindo muito hardware para serem executados.
Com sua versão beta prometida ainda para janeiro, o PlayStation Now dará as caras em breve nos Estados Unidos e seu lançamento deve acontecer neste primeiro semestre. Segundo o comunicado enviado à imprensa, o serviço dará suporte aos mesmos recursos da PlayStation Network, contando com o modo multiplayer, mensagens entre contatos e troféus in-game.
Por enquanto, não foi divulgado se o serviço será gratuito ou terá planos de mensalidade, nem mesmo como poderemos proceder com as versões digitais que já possuímos para os consoles anteriores ao PlayStation 4.
A Sony também divulgou os números de vendas de seu novo console. De acordo com o comunicado, o PlayStation 4 vendeu 4,2 milhões de unidades até o dia 28 de dezembro. Quase dez milhões de cópias (digitais e físicas) de software foram vendidos no final do ano passado e 1,7 milhão de transmissões já foram feitas pelo modo de compartilhamento do PlayStation 4.