O Google anunciou hoje a vinda do Desafio de Impacto Social para o Brasil. O programa irá premiar quatro ONGs brasileiras que utilizem a tecnologia para promover melhorias sociais em grande escala com R$ 1 milhão cada. O Desafio está em sua terceira edição; antes, esteve na Inglaterra e na Índia.
As inscrições começaram hoje e vão até o dia 12 de março. Os finalistas serão anunciados no dia 29 de abril e, em maio, deverão fazer a apresentação final de seus projetos para um júri que escolherá três vencedores; um quarto será eleito por voto popular. O júri é formado pela diretora do Google.org (braço do Google voltado para a filantropia) Jacqueline Fuller, o apresentador Luciano Huck, o presidente do grupo têxtil Coteminas Josué Gomes, o rapper MV Bill e Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna e presidente do Instituto que leva o nome do piloto.
Além da boa ideia, outros critérios são levados em consideração, como a viabilidade do projeto e se a ONG tem condições de fazê-lo, como uma equipe preparada, parceiros importantes conquistados e um histórico de sucessos.
E que tipo de tecnologia pode ser implementada? Segundo o hotsite do Desafio, qualquer uma, desde que tenha um impacto de larga escala, e não necessariamente ligada ao Google. Por exemplo, utilizar sensores para monitorar poços de água saudável ou alfabetizar com treinamentos digitais são boas opções.
Caso falte inspiração, o Google divulgou alguns vídeos dos vencedores anteriores do programa; este mostra um que veio da Índia:
Além do dinheiro, as ONGs vencedoras também receberão apoio do Google para tornar as ideias apresentadas realidade. Para fazer a inscrição, é só preencher o formulário com bastante atenção e paciência, já que ele é bem longo. Se precisar de ajuda, o FAQ explica como fazer um projeto do tipo.
Com informações: INFO