Google Editions: empresa vai lançar loja de livros
A história vem desde outubro, mas agora faltam poucos meses para que o Google comece a enfrentar a Apple em mais um campo de batalha. Está previsto para junho, no máximo julho, o lançamento do Google Editions, um serviço de venda de livros em formato digital que muito lembra a iBookstore por trás do iPad.
A informação foi dada pela gerente de desenvolvimento de parceiros estratégicos da companhia, Chris Palma, durante uma conferência voltada para o mercado editorial. O nome do painel foi The Book On Google: Is The Future Of Publishing In The Cloud? (O livro no Google: o futuro da publicação está na nuvem? , em tradução livre), o que já sugere bastante do que está por vir.
Além da Apple, o Google também vai concorrer com a Amazon, que tem uma loja de e-books bastante forte graças ao Kindle, e com a Barnes & Noble, que lançou o próprio leitor de livros virtuais, chamado de Nook.
Os livros – em tese – ficarão disponíveis para várias plataformas e dispositivos, garantindo que o Google tenha acesso a um amplo mercado consumidor. 63% da receita obtida com a venda dos livros irão para as editoras; o resto será abocanhado pela empresa de Eric Schmidt.
Google Editions também estará na web. Uma versão para navegador permitirá que o usuário leia os livros comprados diretamente no computador, e com direito a leitura offline (haverá um cache para as páginas do livro). Cerca de 500 mil livros estarão disponíveis para compra no lançamento do serviço.
Com informações: Fox News, PC World.
Leia | Como ler livros de graça no Google Play Livros pelo PC ou celular