Ir para o conteúdo.

Início » Celular e tablet » Motorola Defy começa a receber atualização para Android 2.2

Anunciado em outubro do ano passado aqui no Brasil, o Motorola Defy já teve tempo mais do que o suficiente para angariar uma base de usuários bem alta. Suas qualidades como celular quase indestrutível aliado com as diversas funções do Android fizeram dele um dos smartphones de sucesso da Motorola, apesar do preço e de ser vendido com a versão 2.1 do sistema. Mas esse segundo detalhe começou a ser remediado.

Segundo o blog brasileiro Eu Android, o Defy começou a receber essa semana a atualização para o Android 2.2, tanto pela rede de dados das operadoras Vivo e Claro quanto pelo próprio site. Usuários do Defy só precisam baixar esse programa e começar a atualização. Estranhamente, pelo site oficial da Motorola, o modelo do celular listado é Jordan. Mas como a Motorola já criou um tablet chamado Xoom, não vou julgar nomes.

63 Comentários (Deixe o seu!)

  • Caio Furtado
    4524c

    FINALMENTE! Eles prometeram isso pro final de março, MotoEnrola nunca mais!

  • vou avisar pro meu colega que tem um defy…
    heheh

  • Enfim saiu essa atualização!
    Uma dúvida, tenho um da Claro (mas já paguei a multa rescisória), queria instalar uma versão “clean”, no caso sem personalização. Tem como fazer isso?

    • @alberson
      48c

      Meu, tem uma versão clean do Froyo pra Defy, mas ela é muito instável. Usei por uns 2 dias, depois tive que atualizar com as customizações da Claro. Nesse link aqui explica como vc atualizar até o Froyo, sem as atualizações da claro. [http://bit.ly/gmlJZt]

      • Na verdade, eu queria uma versão clean “original”. A desgra*a da Claro bloqueia o Google Talk e a busca padrão com o Yahoo por “acordos comerciais”. Poderia ser a da Vivo.

        To atualizando aqui pra 2.2 Claro, que é a oficial pro meu cel atualmente. É possível depois trocar pra 2.2 da Vivo, por exemplo?

        • @alberson
          48c

          Se vc fizer os passos, vai ter uma hora pra escolher em instalar as atualizações da claro ou não. Gtalk e outras coisas barradas da pra instalar (lá no post mesmo tem), e se seu aparelho for rooteado, da pra tirar as coisas do Yahoo que estão no aparelho.

    • As ROM mais atuais, rápidas e estáveis no momento, de onde a maioria das custom são baseadas, são a 3.4.3-11 (mais antiga, UK) e 3.4.2-177 (mais recente, mais usada). Essa última é realmente muito rápido e bate qualquer ROM 2.2.2 ou anterior já lançada. Se quer um sistema realmente cru, instale a 3.4.2-177 e depois a custom rom Barebones 1.5 (vem sem nada, só o suficiente pra você mesmo instalar seus programas).

  • Alex Pinheiro

    O que acontece se eu pegar a atualização da Claro e botar no meu TIM?

  • Carlos Andrade

    Impressionante como o povo reclama. Primeiro reclamam que não tem atualização, depois reclamam que demorou 1 mês a mais do planejado.

    Não vejo ninguém falando:

    “Finalmente iPhone branco! Demoraram mais de 1 ano. Apple nunca mais!”

    Ou entao:

    “Nossa, perder sinal por causa da maneira que eu seguro meu iPhone é demais. Apple nunca mais!”. Nesse exemplo é pior ainda: Não só compram o celular como ainda compram uma capinha especial pra poder melhorar a captura.

    • Ramon Melo
      1033c

      É porque a Motorola não tem campo de distorção da realidade.

      • Caio Furtado
        4524c

        Fato.

  • Marcelo
    92c

    Defy é o nome de mercado. Jordan é o nome interno na Motorola. Assim como o Razr era o nome interno do V3. Algumas vezes o nome interno “pega” como foi o caso do V3, as vezes não.

  • Filipe

    e pra quem é da operadora tim? pode instalar o firmware de outras operadoras?

  • Dalton Campos

    Alguém conseguiu. O meu não é reconhecido

    • Caio Furtado
      4524c

      Eu consegui numa boa.

  • @alberson
    48c

    Pra quem cansou de esperar:
    CM7 (Gingerbread 2.3.3) [http://bit.ly/iDBfiN] [http://bit.ly/gQ5xF9]
    Um carinha começou a modificar o CM pros Defy. Até agora, só não funciona o a-GPS e radio FM. Além de corrigir esses “bugs”, ele ta tentando colocar gravação em 720p (se as lentes da camera do seu Defy forem vermelhas).
    Eu to usando a versão 4.0 (uma antes da postada no forum) e ta muito bom. Gingerbread dá a impressão que você comprou outro celular.

    Se você quer se livrar das “capagens” da claro, é uma boa opção, já que a ROM do Froyo sem a Claro não é lá muito estável.

    Lembrando que é um procedimento de risco, onde se algo der errado você pode ter um lindo peso de papel com tela, resistente à água, poeira e riscos. Faça por sua conta e risco (ma oe!).

    • Lembrando que é um procedimento de risco, onde se algo der errado você pode ter um lindo peso de papel com tela, resistente à água, poeira e riscos

      Não tem como brickar o celular, mesmo se errar em algum dos procedimentos. Por pior que seja a merda que você fizer, o máximo que terá que fazer é flashear um SBF (versão completa da ROM) 2.2 pelo RSD Lite.

      • @alberson
        48c

        Opa, legal. Sabia que o RSD flasheava Roma inteiras não.

  • Que ótima notícia! =D

    Vou poder voltar a usar o Android da Vivo no meu celular, eu tava usando o rom da Claro com 2.2

  • E a TIM??? Cadê nossa atualização??

  • uffaaa achei q ia fika sem atualizar meu defy… atualizandu aki jah de boa…

  • Alexandre
    3968c

    tsc tsc… o ginger ta indo pro 4o update e esse smart ta recebendo o 2.2, uma vergonha

  • Só pra complementar: a Claro já estava vendendo o Defy com Froyo há pelo menos um mês.

  • Pedro
    6c

    Estou aguardando para a Tim.

    Mas também gostaria de atualizar o Android limpo. Me irrita muito o Motoblur. Isso é possível? Como?

    • Tente instalar o Go Launcher: https://market.android.com/details?id=com.gau.go.launcherex&feature=search_result

      Estou usando no meu e estou muito satisfeito.

    • @alberson
      48c

      Vc não “se livra” totalmente do blur, mas não fica olhando pra ele toda hora (o que já é muito bom). O Go Launcher e o ADX Launcher são excelentes, mas eu pessoalmente prefiro o LauncherPro.
      Instala qqr um desses 3 e dê adeus ao motoBlur!

  • thiagogg

    A minha operadora é TIM, tem problema em atualizar pela Vivo e depois utilizar o chip da TIM?
    As únicas diferenças que lembro agora é a freqüência e os apps da operadora.

    Alguém já fez esse teste?

  • leandrojmp
    29c

    Bom, tenho um Defy da Claro comprado em Dezembro, acabei de tentar a atualização e o programa diz que ‘não há atualizações disponíveis’.

    Alguém conseguiu?

    • O programa aqui baixou a atualização, e realmente exibe a mensagem principal “não há atualizações disponíveis”… Mas se você ler o resto da mensagem, vai ver que está tudo OK pra instalar. Apertei “Avançar”, e agora está instalando aqui.. Vamos ver o que vai dar.

      #AndroidFAIL por não ter como exportar/importar SMS/MMS nativamente… Ah sim, e façam backup dos saves de Angry Birds e outras coisas hehe se não FUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  • eu vou perder meus apps e jogos pagos quando eu atualizar?

    • Clóvis

      Perder não.

      No máximo vc vai ter que reinstalar (sem pagar de novo)

      • tem alguma maneira de eu automatizar isso?

        • Titanium Backup

  • Putz, e eu comprei um Defy anteontem e ONTEM botei uma ROM customizada. Agora vou ter que reinstalar tudo :S

    • @alberson
      48c

      Oloco… fica com a custom! Mil vezes melhor :)

  • Galera, atualizei aqui pro Froyo. FICOU OUTRA COISA!

    Eu li em alguns lugares que o Froyo tem processador de 1.0GHz capado pra 800Mhz por “razões comerciais”, mas se isso era realidade, creio que agora eles liberaram pra 1.0GHz. Ele ficou muito mais rápido! Isso é nítido em jogos como Angry Birds e Tank Hero, o jogo está rodando muito mais liso. Ah sim, NÃO PERDI NADA! Todos meus programas, SMS/MMS, arquivos, jogos, saves, estão aqui!

    Também é nítido na hora de alternar entre as áreas de trabalho, como ele ficou mais rápido.

    Como eu disse antes, pelo programa da Motorola, ele informava em negrito “não há atualizações disponíveis”, mas na descrição fala que vai atualizar, creio que é um erro na geração da mensagem principal. Só apertar avançar que vai começar a atualizar, aqui demorou coisa de 3 minutos.

    Qualquer dúvidas, podem postar aqui que na medida do possível, respondo.

    Ah sim, foi pra versão 2.2.1 o Defy.

    • Ramon Melo
      1033c

      O processador continua a 800MHz, acontece que a versão 2.2 do Android é mais rápida que a anterior. Aliás, é a única vantagem da versão 2.2.

      • Beleza, a princípio imaginei isso sim.. Mas só o SO ser mais rápido, até onde eu sei, não faria os jogos ficarem “lisos”.

        A menos que o 2.1 ficasse sugando processador, causando “lag” nos jogos (a impressão que dá vendo o Angry Birds rodando agora no 2.2, comparado a ele rodando no 2.1, fica nítido a “fluidez” do jogo.

        Sem contar os menus também fluídos, ao estilo mesmo iOS (O Defy ficou tão rápido quanto na passagem de telas e nos jogos).

        • Sim, somente o SO sendo mais rápido já faz tudo mais rápido, não foi alterado nada no hardware. Se quer alterar a velocidade e voltagens do processador, utilize o Setvsel (market). Um ponto pra começar é
          24v 300Mhz
          36v 600Mhz
          56v 1000Mhz

          Não mexa no threshold se não sabe o que é. Esses valores são seguros, mas use a seu próprio risco. A maioria, pra economizar bateria, usa
          18v 300Mhz
          32v 600Mhz
          52v 1000Mhz
          Mas esses valores não funcionam em todos os celulares. Vá diminuindo os valores e testando com algo pesado, como Asphalt 6 ou Dungeon Hunter II.

        • Ramon Melo
          1033c

          O ganho em processamento entre as versões é bastante significativo. Quanto menos o SO consome, mais processamento e memória sobram para os aplicativos. Em alguns casos, o mesmo aparelho pode chegar a executar a mesma tarefa até 140% mais rápido.

  • Rafael

    O meu é da TIM, será que demora ou posso atualizar pela Claro ou Vivo?

    Grato.
    Ansioso

  • atualizei o meu, mas aqui tá tendo um problema com o market, como proceder?

    • Primeiro, faz login no gtalk depois tenta baixar algum programa pelo market. Se não der, limpa o cache dos programas do google.

  • Acho que todos que têm o mínimo de interesse no seu próprio celular já utilizam algum leak da Froyo desde 2010, ou alguma custom ROM. As únicas ROMs 2.2 que não funcionam direito são as chinesas, que são para o modelo ME525 (o Defy é MB525), o resto todas funcionam perfeitamente e tem todas as funcionalidades. Quem diz que não funciona direito é porque não sabe mecher no próprio celular, e adora culpar o produto pela própria incompetência.

    Atualmente usando Cyanogenmod 7.0.2 (Gingerbread 2.3.3) Beta4.1, usando desde o primeiro beta, estável, rápido, e com uma qualidade superior à qualquer leak 2.2. Mas quem não quer se arriscar muito, recomendo a rom GingerBlur do Jboogie3. Fujam da adlxmod, só usuários do orkut usam isso.

  • Iran

    Bom dia.

    Eu tenho um Defy da Claro, comprado em dezembro. Nunca instalei outra ROM nem rooteei, mas ao terminar a atualização (oficial), percebi que vários processos ficavam fechando sozinho, processos do Google, por exemplo. Num desses fechamentos o celular desligou e agora não liga mais… não dá sinal de vida ao:
    - pressionar o power
    - segurar o power
    - segurar o botão de volume up + power
    - segurar o botão de volume down + power
    - conectar ao carregador de parede
    - conectar ao carregador veicular

    A bateria estava completamente carregada ao iniciar o processo de atualização (que demorou uns 25 minutos).

    Já removi a bateria diversas vezes, mas nada. O único sinal de vida é quando eu conecto no PC e tiro e coloco a bateria. No momento em que a bateria é encaixada, o Windows reconhece o dispositivo por uns 2s e depois faz o som de dispositivo USB desconectado. O que fazer?

    PS: tá na garantia, mas só poderei levá-lo na segunda. Se pudesse resolver isso sozinho seria bem melhor. :)

  • E pro meu backflip? crying

    • @brunogdb
      4239c

      Só com custom. A própria Motorola já alertou que na América do Sul só vai até 1.6 :(.

  • Max Fernandes

    Gostaria de saber se meu Defy TIM pode receber uma atualização da Claro ou da Vivo? e se não pode, qual o periodo para atualização para TIM? Obrigado!!!

  • André

    O meu entra e diz que não tem atualização recente diponível? isso é normal?
    No aparelho aparece ainda 2.1 update-1, não sei se isso está correto, ou ta com problema na Motorola pra variar
    Meu aparelho tem uns problemas de funcionamento, sou usuário sem nenhuma experiência, mas pelo menos o FM deveria funcionar direito
    Por favor, alguém pode me ajudar

  • Arthur

    Algum usuário da TIM conseguiu instalar a ROM de outras operadoras?

  • mfreire

    ALELUIA IRMÃOS!

  • Marcio

    Também tentei atualizar e diz que não há atualizações disponíveis para meu aparelho utilizo defy claro. Alguem ai sabe o que tenho que fazer

  • Opa! Agora tá liberado definitivo no site da Motorola. Não testei via FOTA, mas não confio muito nesse tipo de processo delicado via wi-fi.

  • Pedro

    hun…
    tava pensando que não iam atualizar mais,
    a do milestone veio até antes.

  • Luciano

    Boa Noite , fiz a atualização do meu Defy Tim 2.1 para 2.2 Froyo seguindo as recomendações daqui do blog, tudo ocorreu bem , ele realmente ficou mais rápido mas um problema aconteceu após a atualização a camera ficou com as cenas desabilitadas, não consigo alterar para outro modo , como por exemplo, macro, ou noturno etc, enfim . No momento estou arrependido te ter atualizado antes funcionava tudo , agora apesar de mais rápido tem esse problema. Alguém poderia me dar uma luz ??? Abraços e Obrigado

    • Ricardo

      Luciano (e quem mais teve o problema com a câmera), consegui resolver da seguinte forma:
      1. acesse o aplicativo Câmera em configurações > aplicativos > gerenciar aplicativos > câmera (na guia “todos”);
      2. clique em “Limpar dados” (na opção “Armazenamento”) e confirme;
      3. reinicie o celular

      Pelo menos aqui no meu Defy Claro, depois que fiz isso o aplicativo Câmera voltou a permitir selecionar cenas e flash.

      Boa sorte!

    • rrodrigoclp

      Como vc fez a atualização? No site da motorola não aparece o modelo Defy para TIM.

  • Ricardo

    No meu Defy Claro, depois que atualizei para o Android 2.2, também ocorreu esse bug da câmera com cenas e flash desabilitados. Uma alternativa é instalar no Market um aplicativo similar, como o Camera Advance, Camera360, etc. Só testei as versões gratuitas desses dois programas citados; quebram o galho, mas, pelo menos em relação às funcionalidades, não achei melhores que o original. Boa sorte!

  • Joao

    Tenho uma duvida ,pois possuo um defy da vivo mas uso tim nele. já baixei o froyo das duas operadoras ,qual devo instalar ?outra duvida é so 21 mb o froyo? Baixei pelo proprio defy e encontra se armazenado no cartao de memoria .aguardando a instalacao.obrigado

  • leandropenha2010@hotmail.com

    boa noite.. ja tenho um motorola mb525 ja a tempo mas ele deu pau na placa e tive que trocar a placa, mas placa nova veio com uma nova versão que não fica com tela do menu virada so vira quando entra nas funções,mas a antiga placa ficava, mas a questão que so uso ele no carro e preciso que ele fique todo tempo assim sera que teria como eu retroceder essa versão ?? sera que auguem puder me ajudar

  • Erike Abreu

    já exitem versões mais avançadas, a minha é a 2.3.3 e vou passar para a versão 2.3.7, todos os tutoriais estão no youtube ensinando como fazer essa atualização. vou deixar os links para quem quiser assistir a aprender como faz.

    (Atualização para Motorola Defy)
    valeu galera e boa sorte.
    Obs: esse cara é fera, fiz por esse video a minha atualização.

    http://www.youtube.com/watch?v=zkNrCDr65tM

    Como ter acesso ao Root do Aparelho.

    http://www.youtube.com/watch?v=28MCpT7Ym38

  • saul

    eu atualizei o meu, mais agora nao aparece nada na tela. o que eu faço?

  • Max Da Silva

    Cara não tem atualização do MB525,igual o da foto

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.