Início » Open Source » Ubuntu 11.10 terá novo gerenciador de login

Ubuntu 11.10 terá novo gerenciador de login

Por
3 anos atrás

Uma das principais mudanças esperadas para o Ubuntu 11.10 é a troca do gerenciador de login atual, o GDM, pelo LightDM, o que permitirá que desenvolvedores e designers criem uma interface de login que seja adequada ao Unity. E, para que essa transição aconteça da forma esperada, a Canonical precisa da SUA ajuda! :)

As vantagens sobre o uso do LightDM são muitas: muito mais leve que o GDM, não exige o carregamento de várias libs do GNOME (e, portanto, leva menos tempo para carregar e pode ser usado para outros gerenciadores de janela sem relação com o GNOME) e é muito mais fácil de programar, tanto na parte de backend quanto na parte de layout. Sem contar que todas as funções comuns, como login na rede e outros estão disponiveis no LightDM

Mas para que a mudança possa acontecer até a liberação do alpha 2 do Ubuntu 11.10, a ajuda dos usuários se faz necessária. E é aí que entra o pedido de ajuda do desenvolvedor Robert Ancell na lista de discussão do Ubuntu. Segundo ele, é importantíssimo que o maior número possível de usuários instalem e usem o LightDM, e enviem bugs e sugestões para o time. A meta é que o LightDM deixe de ser assim:

LightDM atual:Feio

E fique assim:

LightDM planejado: bonitão

E como você pode ajudar para que isso aconteça? É só instalar o LightDM na sua máquina e testar! Se você possui o Ubuntu 11.04 instalado, execute os comandos abaixo no terminal:

sudo apt-add-repository ppa:lightdm-team/ppa
sudo apt-get install lightdm lightdm-theme-gnome

Se você já tem o Ubuntu 11.10 alpha 1 instalado, o comando é esse:

sudo apt-get install lightdm lightdm-theme-gnome

Em qualquer caso, com o LightDM instalado, o Ubuntu vai perguntar qual o gerenciador de login você prefere usar como padrão. A partir daí, é questão de usar e enviar todos os bugs e sugestões para os desenvolvedores.

Há uma página na wiki do Ubuntu que descreve melhor alguns testes que podem ser feitos com o LightDM. Vale a pena dar uma olhada. Quem sabe você não descobre um super bug e ganha a admiração de toda a equipe de desenvolvedores do Ubuntu? :)

Com informações: SoftPedia.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha