Início » Software e apps » Google ganha busca por voz

Google ganha busca por voz

Reconhecimento de fala já funciona no Google.com.

Por
3 anos atrás

Imagine quantas vezes por dia você entra no Google e digita mais uma pesquisa. Palavra por palavra, letra por letra. Haja dedo! Para os preguiçosos de plantão (e os heavy users), o Google anunciou hoje que vai integrar a busca por voz ao website. Tendo um microfone conectado ao computador, o usuário poderá fazer buscas sem tocar numa tecla sequer.

Em um evento em San Francisco (EUA), o Google explicou que as pessoas querem buscar. Normalmente o site do Google é o mais usado para pesquisas; quando chegam os feriados, dias em que os usuários não vão para o trabalho, a busca pelo Google Mobile aumenta exponencialmente. E lá tem a busca por voz, para facilitar a vida.

Google.com conta com a nova busca por voz

A busca por voz do Google está ativa inicialmente na página do Google em inglês — como de costume. Um ícone de microfone é apresentado ao lado da caixa de busca sempre que o usuário puder usar essa forma de entrada de dados. De início, vai funcionar somente no Google Chrome, uma péssima notícia para quem usa outro navegador.

O Google explicou que o software do Voice Search para a língua inglesa é aprimorado com 230 bilhões de palavras, provenientes de buscas reais. Como qualquer algoritmo, a inteligência do aplicativo é construída com o tempo e baseada em volume. Parece que o gigante das buscas chegou num ponto em que o algoritmo ficou suficientemente inteligente para ser usado pelo público em geral.

Talvez como forma de testar a tecnologia de reconhecimento de fala, faz dois meses que o Google adotou a busca por voz no Google Tradutor (ou Google Translate). O recurso utiliza HTML5 e funciona (também) apenas no Chrome.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha