Saiu uma nova leva de dados referentes aos sites de cupom de desconto nos Estados Unidos. Pelas informações da Yipit, podemos concluir que o Google está perdendo de lavada para o Groupon em seu principal mercado. O Google Offers, serviço que compete nesse nicho específico, perdeu 23% de sua receita em agosto (comparando com o mês anterior).

Há quem diga que o modelo do Groupon está saturado. Cá no Brasil, já perdi a conta do número de sites com “urbano” no nome se propondo a fazer justamente isso: oferecer cupons de desconto nas chamadas compras coletivas. Nos Estados Unidos, ao que parece, a situação se repete.

São bilhões de dólares num negócio que, pelo que me contam, não traz um grande retorno para a empresa que participa com as ofertas. Em resumo, virou mais uma ferramenta de propaganda e marketing do que uma prática comercial convencional, na qual o negócio lucra ao oferecer seus serviços.

Google Offers: apenas nos Estados Unidos e em caráter Beta

O Google Offers viu, nos últimos meses a receita por oferta cair 37%. Além disso, o número de cupons vendidos por oferta também caiu: 46%. Derrota total.

Bia Kunze: “Compras coletivas? Não, compulsões coletivas

Nosso querido Google está aprendendo, pouco a pouco, que não dá para vencer em todos os mercados que se disputa. A empresa é sinônimo de buscas e de publicidade na rede, mas mesmo com esse dinheiro todo está deixando a desejar em outras áreas.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.