Ir para o conteúdo.

Início » Software e Apps » PowerPoint 15 tem nova tela de apresentador e widescreen por padrão

Ainda não temos uma data exata para quando o Office 15, próxima versão do pacote de produtividade, chega às prateleiras. Por enquanto o trabalho segue intenso, com algumas novidades descobertas pela mídia especializada. O Paul Thurrott do Supersite for Windows traz à tona os recursos novos do PowerPoint 15, o pobre aplicativo de criação de slides que normalmente leva a culpa por apresentações mal feitas.

Logo ao iniciar o aplicativo, Thurrott verificou uma mudança bastante antecipada — e desejada, quero crer — pelos usuários do PowerPoint. O aplicativo cria automaticamente o slide em proporção widescreen, para tirar proveito dos televisores e monitores mais atuais. O mundo é wide e a Microsoft parece ter percebido isso (ainda que com um tanto de atraso).

Quem usa dispositivos na proporção antiga tem a troca de leiaute com apenas um clique, facilitando bastante a vida. Penso que esse recurso é particularmente interessante para os professores e profissionais que ainda dependem de projetores mais antigos, que não contam com a proporção widescreen. Só não me pergunte como é que o PowerPoint faz a conversão. Thurrott só diz que funciona.

Tela de apresentador

Tela de apresentador

Notebook conectado a um televisor wide. Com isso, dá para ajustar o dispositivo pessoal para apresentar a tela de apresentador, à qual o usuário recorre para checar notas, o próximo slide e vários outros recursos. Já existia em versões anteriores do PowerPoint, porém agora está mais bonita e prática.

De acordo com Thurrott, é possível dar zoom em uma parte do slide na tela grande rapidamente. O recurso me parece bem bacana! Veremos quando a Microsoft liberar uma versão publicamente disponível para teste do aplicativo.

Grid inteligente

Seguindo um conceito que eu me lembro de ter visto primeiro no concorrente Keynote da Apple (não sei se existia anteriormente em outro software de apresentações), a Microsoft implementou um grid inteligente que posiciona elementos de slide próximos com a mesma distância um do outro.

Aparecem na tela linhas tracejadas que indicam em que posição o elemento fica, considerando o espaçamento mais simétrico com relação aos outros elementos do slide.

É interessante perceber que a MS levou tanto tempo para adicionar uma funcionalidade tão banal ao PowerPoint. E válida, muito válida. Há estudos que mostram que o nosso cérebro fica mais confortável quando vemos simetrias. O tipo de coisa que a próxima versão do PowerPoint facilita na criação.

Sempre acreditei nas apresentações como importante linguagem de comunicação social. Pelo visto, a Microsoft também vê grandes oportunidades nesse segmento. E já que o PPT é a ferramenta mais usada para esse fim, que bom que a MS está dando mais atenção para o aplicativo.

O The Verge publicou breve análise dos aplicativos do Office 15 (ainda em desenvolvimento) no início de março. Recomendo dar uma olhada por lá, em especial para conferir o visual que a MS está desenvolvendo para os apps.

20 Comentários (Deixe o seu!)

  • Acho que, para trabalhar com qualquer coisa relativa a imagens, esse Grid inteligente é quase uma necessidade. É horrível não saber se tá tudo certo, ou ficar calculando distâncias, etc.

    Não estou tão ansioso com o Office 15 porque quase não uso Office. Mas é bom ver as mudanças que, um dia, talvez eu precise.

    • Usas qual software de apresentação de imagem?

      O Keynote da Apple é muito bom em certos aspectos, mas em outros exige demais do usuário. O PowerPoint sempre foi mais tranquilo, embora algumas vezes tenha experiência pobre. E eu nem considero do BrOffice, que conta com uma réplica mal feita do PPT do início dos anos 2000.

      • Eu não uso, no momento, nenhum software do tipo. Mas, se necessário, uso o PowerPoint mesmo. =)

      • Giovanni
        60c

        Consigo me virar em planilhas e textos com o libreoffice, mas realmente, para apresentações, ele é um lixo.

      • Nada como o bom e velho PDF. Manda gerar apresentação e tá aí, simples e funcional. Mas se o propósito é um slide pra impressionar, o Prezi é insuperável. O SlideRocket também é muito bom.

    • Eu poderia jurar que o PowerPoint 2010 já tem alguma coisa do tipo.

      • João Luiz
        14c

        Eu não entendi direito… Mas no office 2010 aparece uns tracejados mostrando se a figura esta simétrico, se esta paralelo, ….
        Se o gri não for isso, entoar realmente o office 2010 não tem e não entendi o que é essa função banal, e blá blá…

        • Então sou eu que não estou sabendo =D Não uso o Office 2010, ainda.

  • Luandersonn
    1393c

    Esse visual minimalista me agrada, espero que se integra mais com o SkyDrive, as opções atuais são pequenas e com alguns bugs. Estou ansioso para ver como será um tablete.

    Alguém poderia me informar se o Windows ARM virá com o Office instalado sem precisar comprar?

    • luizalbertotj
      1c

      Ao que indicaram noticias anteriores, o Windows on ARM já virá com o Office 15 ARM.

      • Luandersonn
        1393c

        Então será uma verdadeira voadora na concorrência, isto é, se a MS não lançar o Office para outras plataformas.

  • bawlaw
    1013c

    enquanto isso o libreoffice ainda está patinando na moderna interface 2000

    • Hahaha! Que maldade.

      • Antes fosse maldade. Depois da Ribbon do Office 2007, o LibreOffice ficou com cara de pré-histórico mesmo.

      • Yangm
        1c

        No Elementary OS o libreoffice fica até utilizável, mas os méritos vão para o sistema que tem a parte visual tão bem trabalhada que afeta positivamente nos programas. Mas tirando o visal Elementary, o libreoffice beira ao office 97 sem o clipe ajudante…

    • Luandersonn
      1393c

      Num anunciaram uma nova interface minimalista não? Eu vi por ai uma possível interface do LibreOffice bem bacana que deixava até o MSOffice com inveja.

  • Tio Z

    “O mundo é wide e a Microsoft parece ter percebido isso (ainda que com um tanto de atraso).”

    Agora falta a Apple nos iPads e iPhones da vida.

    • Ramon Melo
      2410c

      Favoritei o post para usá-lo como argumento na próxima vez que algum applefag aparecer jurando que o 4:3 presta.

      OBS: o iPhone já é wide. Além do 16:9, 16:10 (linha Galaxy) e 15:10 (iPhones) são considerados widescreens também.

  • Estava reparando isso a pouco tempo atras, meu notebook e widescreen, então fica aquelas faixas enormes vazias, faz falta essa opção no PowerPoint…

  • Bacana esse visual.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.