Ir para o conteúdo.

Início » Software e Apps » Internet Explorer cresce e recupera fatia de mercado

O Internet Explorer perdeu muito mercado nos últimos anos com a popularização do Mozilla Firefox e o lançamento do Google Chrome, mas desde dezembro de 2011 está aumentando sua participação, de acordo com dados da Net Applications. O navegador da Microsoft fechou o ano passado com 51,87%, cresceu em janeiro e terminou março com 53,83%. Todos os principais navegadores — Firefox, Chrome, Safari e Opera — perderam mercado.

Ninguém ligou muito quando o Internet Explorer conquistou a preferência de alguns usuários da concorrência na virada do ano, mas a história vem se repetindo nos últimos três meses. O problema é que apenas a Net Applications revela um gráfico com tendência de alta — StatCounter e W3Schools mostram um avanço cada vez maior do Chrome. Para aumentar as discussões, a Microsoft afirmou publicamente que prefere os dados da Net Applications no blog oficial do Internet Explorer.

Internet Explorer começa a crescer, Firefox continua caindo e Chrome perde força.

No StatCounter o gráfico é bem diferente e mostra que o navegador do Google alcançará a liderança em dois ou três meses. De acordo com a Microsoft, os dados do StatCounter não são confiáveis porque também englobam páginas pré-renderizadas pelo Chrome (como a extensão Tecnoblog Notifier, que você certamente usa) e não são compensadas igualmente entre os países, diferente do método utilizado pela Net Applications. Além disso, o StatCounter considera cada acesso a uma página, enquanto a Net Applications apenas dá valor aos usuários únicos.

Não é difícil entender por que o navegador de Redmond está subindo — a Microsoft está investindo em vídeos para promover o Internet Explorer e… bom, os desenvolvedores estão trabalhando no motor de renderização e em novos recursos para apagar as péssimas lembranças causadas pelo Internet Explorer 6. Não as minhas, mas de muita gente.

Com informações: CNET.

94 Comentários (Deixe o seu!)

  • tchones
    1c

    O IE está indo pelo caminho certo. Firefox e Chrome estão cada vez mais vorazes no consumo de memória, fora que o FF trava constantemente no Youtube (ou com outros conteúdos em Flash) e o Chrome abre mais processos do que abas e plugins abertos…

    • Gaba
      1912c

      Isso é verdade.

      Agora estou com 8 abas abertas, e tem 15 processos do Chrome abertos.
      Sem contar que, somando todos os processos, o consumo de memória da mais de 500 MB.

      Depois dizem que o Chrome não consome mais que o Firefox…

      • hahahahaha tambem concordo, o firefox só demora pra abrir, pq de resto, pode ter 1000 abas abertas e não vai consumir mais memória pra isso.

        Pra cada aba que vc abre do Chrome, é como se fosse uma página nova.

        • Na verdade esse comportamento é por design, para permitir que se uma aba travar, o navegador inteiro não trave, e você possa encerrar apenas a aba travada.

          • Gaba
            1912c

            É, isso é muito bonito, muito bom, mas sempre quando trava uma aba aqui no meu Chrome ele trava todas as outras, e não consigo fechar uma só, nem mesmo fechando o processo.

            Eu uso o Chrome como meu navegador principal, mas tem coisas que precisam ser melhoradas muito.

            • Fer
              533c

              O Chrome não tem necessariamente cada aba em um processo, ele tem uma “lógica” bem ilógica para por varias abas em um mesmo processo!

            • Gaba
              1912c

              Então teoricamente ele teria que ter menos processos do que abas, o que é o contrário do que se vê hoje, com quase o dobro de processos do que abas.

          • Fer
            533c

            Algo que foi o IE que trouxe! ; )

      • Andrey
        2c

        Não entendo pq tanta preocupação com a memória…

        • Realmente. Todo mundo tem 20GB de memória pra gastar mesmo. ;-)

          • Quem tem 20Gb de memória pra gastar? O padrão ainda é 2 Gb e alguns já estão com 4 Gb (meu caso) e poucos outros 8 Gb (foram os que tem menos ou mais que isso).

            Você não quis dizer memória de massa, ou seja, HD?

            • tchones
              1c

              @eferasp, eu acho que o @LBKatan foi irônico quando comentou sobre a memória.

              Como você disse, poucas pessoas tem mais de 4 GB de memória, então o consumo do browser é algo que conta muito ao escolher um para usar.

            • heheheh o tchones reconheceu o que eu falei. mas eu ri lendo esse comentário =D

        • Gaba
          1912c

          No meu trabalho, só tenho 2 Gigas de memória. E não posso atualizar porque não querem gastar.

          Então, se você acha que não devo me preocupar… nem falo nada…

          • Na minha CASA só tenho 2 gigas. E não posso atualizar porque não posso gastar. Então, acho que devo me preocupar também =D

      • Comigo ocorre o mesmo problema. Já percebi que o Chrome abre muitos processos (mesmo que eu tenha apenas uma ou duas abas em uso), consome mais memória que o Firefox e ocupa muito espaço no disco rígido.

    • Diego

      Meu Firefox tem disso. Vários conteúdos em flash fazem ele travar, aí tenho que encerrar o plugin-container e atualizar a página. Fora que o consumo de memória dos processos Firefox e plugin-container vai aumentando, mesmo que eu só use uma aba, e lá pelas tantas preciso reiniciar o navegador porque a navegação vai ficando mais pesada.

      • Por essas e outras que sou um feliz usuário do Opera. Baixo consumo de memória, milhares de abas abertas, travar? huahuahuahuahuahua não lembro da última vez que isso aconteceu. E, raramente, ele apresenta alguma incompatibilidade. =)

        • Gaba
          1912c

          Ta mas ele me oferece alguma opção (nativa ou não) de ferramentas de desenvolvimento, como Firebug???

          Se não tem, infelizmente não serve pra mim rsrs…

          • Opera Dragonfly (libélula). =)

            Interessante a utilização dos nomes de insetos. =D

            • Gaba
              1912c

              Dai sim.

              Mas tem outro problema. Eu já desenvolvi bastante no Opera (não usava o dragon fly), e sempre que fazia isso, tinha que ir nos outros browsers ajeitar os erros, porque o Opera renderiza de uma forma diferente, ou melhor, segue mais os padrões. Então pra não perder tempo, comecei a desenvolver com base no firefox, e quase nunca tinha problemas com erros em outros browsers, até mesmo no Opera. Por isso hoje, apenas desenvolvo no Firefox, e depois homologo nos outros navegadores, por não ter quase, ou nenhuma alteração de bugs.

            • Por mais que minha faculdade seja voltada para isso (Sistemas para Internet), eu quase não desenvolvo para web mesmo (por enquanto, pelo menos), aí não tenho muita ideia.

              O que eu sei é que o Opera, pelo menos nos testes em js que eu e uns colegas fizemos, aguenta mais o tranco com um flood. Quanto às outras questões de desenvolvimento, ainda não tive muito contato.

              Estou estudando mais as aplicações desktop e mobile, mas talvez eu volte à web. =)

        • Testei o Opera no Linux Mint ontem. Ele foi muito rápido, exibiu as páginas corretamente e não travou. Por outro lado, no Windows ele consome muita memória e apresenta alguns erros de renderização em vários sites.

          • #Recruta
            235c

            Linux é Linux né, caro mestre Kovalski… :)

          • Eu quase não tenho problemas com ele no Windows. No linux menos ainda. Então tá de boa. =D

          • Luandersonn
            1393c

            Segundo a Microsoft, o IE10 vai sim funcionar no Windows 7, quando ela disse que não seria suportado? (não consegui responder lá em baixo)

            • Vi neste site: http://www.baixaki.com.br/download/internet-explorer-10.htm. No site da Microsoft, ela manda baixar o Windows 8 para poder experiementar o IE 10: http://connect.microsoft.com/ie

            • Eu baixei pelo Baixaki e, na instalação, diz que o preview do IE10 só roda no preview do Win8.

              Não quer dizer que o IE10 final não rode no Win7. O que também não quer dizer que o IE10 final VAI rodar no Win7.

              Como eu ainda não vi um comunicado oficial falando sobre isso, só resta esperar. =)

          • Ramon Melo
            2410c

            Opera no Ubuntu era bom, mas só uma sombra perto do que é o Opera do Windows.

            Para Linux, acho o Firefox superior.

            • Ainda não usei muito no Ubuntu. Só depois que sair o 12.04 =)

          • Luandersonn
            1393c

            O IE10 rodará SIM no Windows 7, não rodará no Windows Vista ou inferior, isso é oficial, esse ai é o Plataform Preview 4, disponível apenas para Win8, o atual é o PP5, que é o IE10 do Windows 8

  • Gaba
    1912c

    Acho que essa diferença entre dados, é por causa do público alvo, talvez. Mas enfim, eu creio que o IE ainda vai voltar, porque ele é muito enfiado de goela abaixo em muitos lugares.

    Entretanto, se ele realmente ficar bom em quesitos de renderização e seguir todos os padrões, não há porque temer!

    • Turdin
      3346c

      O principal é ele ficar bom em update, para não termos de novo uma leva de usuários com navegador antigos…

      • Gaba
        1912c

        É… isso também! rsrsrs… Espero que eles pensem nisso também!

        • Vinícius
          1601c

          O Update agora, a partir do Windows 7 (visto que o ie 10 não vai ser suportado nem no win vista nem no win xp) serão automáticos e em segundo plano…. Quem tiver com o W8 e tiver a oportunidade, vá no ie no desktop, clique no icone da engrenagem e em sobre o internet explorer, em baixo vai ter: atualizações automáticas, ai ativa ou não!!

          • O Win7 vai rodar o IE10?

            • Gaba
              1912c

              Creio que sim, porque eles fariam um IE que não rode no atual sistema comercial deles?

            • Isso é verdade, mas, sei lá, né? hehehe

            • O Internet Explorer 10 não funciona no Windows 7 de acordo com a Microsoft.

            • Yangm
              1c

              Kowalski, e o IE 10 Dev. preview para windows 7 é o quê?

            • @Yangm: “Ih, rapaz…” A “produção” da Microsoft deu informações incorretas. :mrgreen:

            • Luandersonn
              1393c

              O IE10 rodará SIM no Windows 7, não rodará no Windows Vista ou inferior, isso é oficial, esse que tu baixou no Baixaki é o Plataform Preview 4, disponível apenas para Win8, o atual é o PP5, que é o IE10 do Windows 8

    • Luandersonn
      1393c

      Alguns recursos como aceleração por hardware nasceram no IE, hoje a maioria dos browsers tem também, só para ver que o IE está mudando, para melhor, inovação, espero que continue assim!

  • Douglas

    O problema do IE é que, pela fama passada, os sites de notícias da área de informática demonizam ele, como se não fosse possível nunca mais a Microsoft fazer um bom navegador. Como o próprio autor disse, as péssimas lembranças não foram apagadas e dificilmente será, porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.

    • Gaba
      1912c

      …virado para o lado do Google.

      Aham, vai nessa. Se o Sr. Trabalho estivesse vivo ainda, e quebrasse uma unha, você ia ver pra que lado eles são virados!

    • Yangm
      1c

      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      “…porque o tecnoblog é virado para o lado do Google.”
      Sério que depois do funeral do toddybook e depois de tantos textos falando da onipresença onicência (errado assim mesmo) do iPhone, depois do “Porquê eu escolhi um iPhone 3GS” em 2011, e de como metem pau no android (ui!) você vai me dizer que eles são virados para o Google? RLY?

      • Agora, o Mobilão vai ter de apagar a contagem de dias a respeito da insinuação de que o TB é “fanboy” do Google, no quadro da Tecnohouse! :lol:

        • Completando: E “fanboys” da Apple também… :roll:

          • #Recruta
            235c

            Deviam ter que colocar uma colocar uma plaquinha no site: “Tecnoblog, Responsabilidade Tecnosocial: Estamos há ___ dias sem confrontos entre Droid Fags/Apple Fags, Linux Fans e Windows Addicts (que não me matem ou que não sejam da Anonymous)”. Eu acho.

  • AyslanDielf

    Não me interessa se é IE, FF, Chrome, Opera, contanto que abra o programa rapido, navegue sem travar e consuma pouca memoria eu uso.

    Hoje eu Uso o Chrome, mas ja venho perdendo o gosto por ele a tempo, so volto para o Firefox/Walterfox quando ele deixar de consumir mais de 1Gb de Ram, IE uso muito pouco, mas uso mais que o FF, Opera tem a melhor usabilidade de todos, porem consegue uma navegação tão suave qto os outros.

    • Firefox consumindo 1GB de RAM? Karai! Tô com 8 abas abertas simultaneamente e ele só tá consumindo 205MB! Como você faz para ele consumir 1GB?

      • Turdin
        3346c

        Aqui quem anda consumindo muito é o Chrome, olhe ai:
        http://i.imgur.com/bk34Z.jpg

        Cada navegador com +- 12 abas sendo utilizados a mais de 10 horas.

        E é incrível que o Chrome / IE ainda estão mais estáveis que o firefox, mesmo com tamanha diferença!

    • Rennan Alves
      425c

      Firefox consumindo mais que 1GB de RAM??? Você joga Crysis por ele???

  • Diego

    Eu nunca tive com o IE os problemas que já tive com o Chrome ou que tenho com o Firefox. Já usei os três como navegador padrão e o IE era o que menos me dava dor de cabeça. Uso o Firefox como padrão por causa de algumas extensões.

    • Bruno Cabral
      1c

      Comigo sempre foi o contrário. O IE pra mim é um lixo inútil.
      E que fique longe!!! Agora, uso Linux, IE é um produto Windows only.
      Então dane-se se ficou melhor, não vou testar mesmo!!!
      usar Windows por causa de um navegador é igual a enfiar uma cenoura no rabo pra ficar com uma baranga…

      • “usar Windows por causa de um navegador é igual a enfiar uma cenoura no rabo pra ficar com uma baranga…”
        Não, não é igual.

      • bawlaw
        1013c

        huauhahuauhahuua gostei da ultima frase..

        acho engraçado que algumas pessoas que migram para o linux perguntam nos foruns aonde está o IE..

      • RClemente

        “usar Windows por causa de um navegador é igual a enfiar uma cenoura no rabo pra ficar com uma baranga”

        Realmente não entendi o exemplo dado em alusão ao uso de Windows/IE. Poderia elucidar e desenvolver tal comparação. Em que se baseia? Pq alguém enfiaria uma cenoura no rabo pra pegar uma baranga? AHUAHUAHUAHUA

      • Por que essa violência, rapaz?! :shock:

        Comparação esdrúxula, filho! :lol: Faça um breve relato, explanando o que significa sua última frase…

  • Marcos
    327c

    Safari, nothing else.

    • Gaba
      1912c

      Safari é um bom browser. Mas no Windows é pesadão. Só vale no Mac.

      • Vinícius
        1601c

        Eu gosto do Safari no Windows :S
        No Mac é muito melhor, mas eu uso ele no Windows!

    • Gabriel
      923c

      Ele consome pouca memória, mas também não devolve após fechar abas.

      O Chrome consome mais memória que ele no Mac mas, no meu notebook, o Safari nunca baixa de 600MB após atingir esse valor. Fico com a página inicial do Google aberta e o Safari continua consumindo 600MB depois de eu ter fechado 5-6 abas do Youtube.

      Sempre tem que reiniciar o navegador para ele liberar memória, no Chrome isso é menos necessário. Para meu uso, prefiro ficar com o Chrome.

  • Cara, eu só tenho usado o Chrome em casa e não quero defender ninguém aqui. Mas o que a MS falou sobre as páginas pré-renderizadas faz muito sentido, sim.

    Eu mesmo tenho muitas extensões instaladas e quando abro o Chrome, um monte de tarefas são abertas. Se isso contar como página visitada é sacanagem mesmo…

  • Arthur Amorim
    327c

    É.. aos poucos eu tenho migrado para IE9, sempre usei FF, depois comecei a usar o Chrome, mas achei muito ruim. Eu só tenho usado o FF por causa de alguns favoritos, que eu tenho preguiça de migrar para o IE. Deve ser facil fazer isso, mas a preguiça é muito grande… mesmo… prefiro ficar jogando..

    • Vinícius
      1601c

      clica no icone da estrelinha no IE9 , na setinha para baixo ao lado de adicionar a favoritos e importar e exportar!
      Só isso!

      • Vinícius
        1601c

        Ou então, vc exporta os favoritos do firefox como arquivo html, e faz o mesmo processo no internet exporer, só que ao invés de clicar em “importar de outro navegador” clique em importar de arquivo

  • Talus

    Primeiro de abril já acabou!

  • Leandro de souza

    Incrivel..tenho apenas duas abas abertas aqui..,ele tem uns 7 processos abertoss..pode isso arnaldo?

    • ..tenho apenas duas abas abertas aqui..,ele tem uns 7 processos abertoss..pode isso arnaldo?
      Como diz Boris Casoy (Pânico): “Isso é uma pamonha!” :mrgreen:

      • Leandro de souza

        hauahauahu poisée…bem verdade mesmo..mas sei la eu desisto do chrome , qdo tenho mtas abas abertas ele demora a carregar uma qdo está aberta … por isso uso o firefox 3.6 até o fim do suporte..

        • Testa o Firefox 11, rapaz! Aqui, ele é muito rápido, gasta menos memória que o Chrome e raramente travou. :)

          • Leandro de souza

            Realmente eu to entre firefox 3.6 e chrome 20 … sei la , vo espera mais uns dias até migra pra versão 11

  • Esta competição é saudável para o mercado dos navegadores. O trabalho de desenvolvimento dos navegadores é constante e todo esta movimentação só contribui para os consumidores terem a possibilidade de ganhos na velocidade de navegação, capacidade de memoria e de trabalho com programas variados.

    Particularmente, penso que o Chrome tem uma capacidade de crescimento muito grande, não por ser produto Google. mas por ser mais dinâmico e funcional que os demais, na minha opinião.

  • Bruno Guerreiro
    41c

    Para clarear a questão abas vs processos do Google Chrome:

    O número de processos no Chrome não indica necessariamente a quantidade de abas abertas. O Chrome também isola os processos dos plugins e extensões rodando em background em processos separados.
    Assim sendo, o número de processos será de abas abertas+plugins+extensões em background (Tecnoblog Notifier incluindo, aha!).

    • tchones
      1c

      Não necessariamente.
      Eu já cheguei a estar com 18 abas abertas e só aparecerem 15 processos rodando (no Rockmelt, baseado no Chrome.)

      http://i.imgur.com/ftJXb.png

  • Rodrigo Cardoso

    Por mais q eles tenham melhorado o IE, não merecem ganhar mercado, por terem travado e negligenciado a evolucao e a segurança da web por tanto tempo…

  • IE sempre foi e sempre será um lixo.

    Um time de 100 engenheiros da Microsoft que são pagos para desenvolver um navegador, não conseguir fazer um trabalho tão decente quanto os programadores fazem de graça nos navegadores open source: vergonha.

    • Gabriel
      923c

      A Mozzila Foundation tem funcionários pagos normalmente para desenvolver o Firefox.

      • Gaba
        1912c

        Pois é. Acho que com o Chrome não é diferente, visto que o Google usa (provavelmente) os próprios funcionários para desenvolver o Chrome… creio eu!

        • Mesmo assim, ambos os projetos (Mozilla e Chromium) nasceram open source e impressionaram muito mais que o IE.

          • Gabriel
            923c

            De qualquer forma, isso não é vergonha. O webkit do Safari também veio do Konqueror presente no KDE então, com exceção do Opera, todas os navagadores web tem um pé ou dois no opensource.

            Um programa open-source deve ser bom como qualquer outro, é só um modelo de negócios diferente. Uma coisa não está ligada a outra.

    • Luandersonn
      1393c

      Sua opinião que é um Lixo, IE trouxe novidades que hoje é aproveitadas por muitos navegadores, Aceleração por Hardware é um exemplo.

      • estevaoam

        Você deve trabalhar para a Microsoft ou nunca trabalhou com desenvolvimento web ou é um usuário totalmente leigo.

        IE até hoje causa dor de cabeça, 7, 8, 9 e 10, não importa a versão sempre tem algum problema pra tirar o sono dos desenvolvedores.

        Você só consegue citar essa vantagem? Aceleração por hardware?
        Isso não compensa a falta de padrão desde as versões mais antigas na implementação da renderização de javascript, html e css.

        Se você não desenvolve e consequentemente não é afetado pela adoção ou “não-adoção” do IE pelos usuários, então você não tem o direito para defender o IE nessa discussão.

  • Leonardo

    Aqui o Chrome e o FF sempre travam, o IE9 com certeza melhorou muito, aqui se deu 3 travadas foi muito!

  • Isso é interessante. Os outros devs vão ter que se virar pra não perder de vez para a MS. Que venha a linda guerra de browsers! \o/

  • Fabio

    Sinto que jamais vou abandonar o Firefox. Eu também utilizo o Chrome, mas apenas para acessar o Gmail, Youtube, etc, serviços que pesam demais no Firefox. Parece que me habituei a isso, tenho uma raposa de estimação, cuido dela com carinho, embora as vezes ela seja gulosa demais. Nem lembro mais qual foi a última vez que abri o Internet Explorer 8-9. Sei lá, os sites com ele também parecem estranhos, muito suave, lembra até o Safari e Opera… credo, sai prá lá marreco.

  • caRIOca
    178c

    Como eu ando muito desconfiado com tudo que o Google faz. E para mim o que importa é a junção de uma boa banda larga com uma boa máquina: Resultado, fico com o velhor Internet Explore.

  • Smess
    177c

    “De acordo com a Microsoft, os dados do StatCounter não são confiáveis”
    Chorar é o que a Microsoft faz

  • Eu usava o IE, mas ele era (e ainda é) lerdo demais, até que me apresentaram o Firefox, aprendi a usa-lo, nunca me deu dor de cabeça, travamentos são rarrissimos…
    A única coisa que eu acho q estragou um pouco o Firefox foi esse desevolvilmento rápido, mtas versões sendo lançadas uma atrás da outra, gostava mais de quando demoravam pra lançar alguma coisa, isso de lançar uma atrás da outra, acho q estraga qualquer navegador.
    Mas não abandono o Firefox por nada, tenho amigos que mostrei o Firefox, usaram por um bom tempo, depois mudaram para o Chrome e disseram q era mto mais rápido q o FF… ah para né!?
    Nunca me deu dor de cabeça qnto a memória, travamentos, abas, eu abro 30 sem problemas!!! Sem contar q o IE e o Chrome adotaram as abas do PAI FF!!!

  • Outra coisa que tenho dito…
    O IE só deve ter crescido ultimamente, porque os usuários usam o Internet Explorer pra fazer download de outros navegadores ahsuhashaua

  • Montoya

    Aqui no SAFARI ta tudo certo. So acho que ele tem um Bug com o youtube. As vezes o video fica la carregando eternamente. Isto so acontece diretamente no site do youtube. Se for um video dentro de um site funciona normal.

    O Firefox aqui tambem funciona normal.

    Nunca gostei do chrome e o I.E só uso para testar algumas aplicações do trabalho.

    Uso o MAC OS 10.7.3

  • Lobo da Estepe

    Longe ficarei das análises que muitos experts aqui fizeram, sendo eu apenas um usuário avançado ou (velho usuário – talvez assim fique menos arrogante ) eu noto que as tendências influenciam muito e os usuários, incluo-me, muitas vezes seguem àquelas. Uso o IE para acessos a bancos, ainda o acho seguro nesse quesito, embora ultimamente ando reticente. Como usuário polígamo, experimentei outros e percebi que FF consome sim muita memória ( ora, isso não é importante? quantos possui em seu PC 8 ou mais GB de memo? ) eu to com 4 apenas, e a maioria é isso mesmo… Uso o Chrome, às vezes, no entando, mais uma vez ando a observar a intensa publicidade do qual ele é “vitima”??? rsrs quando se instala outros softwares e existe “abduções de midias” estranhas que aparacem dentro do mesmo sem a nossa permissão. Notaram isso? Gostei do Safari. Estou observando a evolução dele. Pra encerrar, pq agora é tudo “resenha”, uso o Opera para quase tudo e se puderem leiam sobre a evolução, segurança e estrito cuidado que esse navegador, quase desprezado aqui, está tendo nos ultimos anos. De um ano pra cá cresceu mais do que todos os outros juntos. O Opera está lá, junto com o Safari, seguindo um cuidadoso caminho de segurança na navegação. Vamos apostar ( doideira, ainda mais quando se trata de assuntos da rede ) que Safari e Opera tomarão em breve o lugar do FF, não sei do Chrome, pois o Google é esperto. É isso. O IE vai continuar lá ainda mandando por um bom tempo, dificil que caia, ainda quando está casado com o SO mais usado do mundo e por uma maioria de usuários simples. Mas as coisas mudam…

  • silvinhoblaublau007
    1c

    eu uso explorer 7,mas instalei o google como mecanismo de pesquisa,ou melhor como pagina inicial,aparece a aba do mesmo repetida,como posso resolver isso?aguardo resposta

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.