Curiosidades

Posts publicados a título de curiosidade.

airbus_concept_thumb

A cabine dos pilotos é, provavelmente, a parte do avião que mais atrai olhares curiosos. Mas, será que o cockpit conseguiria manter este fascínio todo se fosse composto apenas por equipamentos eletrônicos e não tivesse qualquer janela? Por mais bizarra que possa parecer, a ideia foi descrita recentemente em um pedido de patente feito pela Airbus. Leia mais

thumb_Amazon Prime Air

Você entra na loja online, escolhe o que quer e paga. Meia hora depois, o produto adquirido já está em suas mãos. Parece utópico, mas esta é a proposta do Amazon Prime Air. O problema é que o programa está longe de virar realidade e não é meramente por limitações tecnológicas: a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) não aprovou a ideia. Leia mais

airdog

Drones já são utilizados para filmar shows ou grandes eventos esportivos. Mas, e se eles pudessem te seguir para registrar suas manobras no skate, os seus saltos com uma bicicleta ou o jeito como você conseguiu ficar em pé na prancha durante aquela onda? Pois saiba que há duas campanhas buscando financiamento no Kickstarter para tornar esta ideia realidade: o HEXO+ e o AirDog.

Leia mais

goal-line-technology-goalcontrol-4d

Ontem, 15 de junho de 2014, foi um dia histórico para o futebol. Foi a primeira vez, em uma Copa do Mundo, que a tecnologia foi decisiva para determinar se a bola entrou ou não. Na estreia da França contra a seleção de Honduras, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Benzema recebeu um cruzamento da direita, chutou e acertou a trave hondurenha. A bola viajou até o outro lado do gol, bateu no goleiro Valladares e entrou. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apontou o centro do gramado. Gol da França.

Mas como funciona a goal-line technology, ou tecnologia na linha do gol (TLG)? A FIFA instalou sensores na trave dos estádios brasileiros? Tem algum chip dentro da bola Brazuca? Não, não é nada disso. Calma que a gente explica.

Leia mais

thumb-titan-4k-zeus-370-polegadas

A Samsung se orgulha de ter produzido uma TV com tela curva de 105 polegadas. A LG grita aos quatro cantos que lançou a TV OLED mais fina do mundo. A Sony faz questão de falar para a imprensa que é líder absoluta no segmento 4K. Mas nenhuma dessas fabricantes chegou perto da Titan, empresa britânica que está vendendo uma TV de 370 polegadas. E ela pode ser sua por apenas 1 milhão de libras esterlinas, ou o equivalente a quase 3,8 milhões de reais.

Leia mais

skylock_thumb

O uso da bicicleta como meio regular de transporte – e não apenas como forma de lazer ou esporte – cresce em várias partes do mundo. A notícia ruim é que o interesse de criminosos pelas “magrelas” alheias também. Criado pela Velo Labs, uma startup formada por ex-engenheiros da Boeing e da Jawbone, o Skylock é uma trava (ou cadeado) que se propõe a proteger a sua bike unindo forças com o seu smartphone. Leia mais

glass

Em quanto tempo as moedas digitais se tornarão populares? E as conexões 5G? E gadgets como o Google Glass e aqueles que têm sensores biométricos, ou o uso do grafeno, ou interfaces de comunicação entre cérebros e o biohack?

Uma entidade do governo canadense, a Policy Horizons Canada, fez uma previsão de quando as principais novas tecnologias de diferentes áreas (agricultura, neurologia, nanotecnologia, saúde, comunicação e energia) começarão a ser financeiramente viáveis (ou seja, poderão ficar populares). Para isso, eles consultaram especialistas de cada área e falaram com o futurólogo Michell Zappa. O resultado, um estudo chamado MetaScan 3: Emerging Technologies, foi transformado num infográfico para que seja mais fácil visualizar.

Leia mais

thumb_ Fotografo em Sochi

Duas mil fotos por dia de evento. Um batalhão de fotógrafos acompanhando cada movimento dos atletas. Correria sem fim para manter os servidores ao redor do mundo atualizados com as melhores imagens. Essa é a vida de quem trabalha em agências como a Associated Press (AP) e a Getty Images durante a cobertura dos Jogos de Inverno em Sochi, na Rússia. O trabalho envolve muita tecnologia, por mais que não pareça. Leia mais

compras

A Philips trabalha com lâmpadas inteligentes já faz um bom tempo e tem planos bem curiosos para conectar cada vez mais a iluminação – muito mais do que controlar as cores e intensidades pelo smartphone. O mais novo deles te ajuda na hora de fazer compras em um supermercado, demarcando o caminho a ser feito e informando ofertas próximas.

Leia mais

nest_thumb

A Nestor, uma empresa que vende sistemas de automação de tráfego para governos locais dos Estados Unidos e Canadá, teve suas ações valorizadas em 1.900% em apenas um dia. Impressionante, certo? Só que toda essa alta não tem nenhuma ligação com algum contrato milionário ou as altíssimas expectativas para o mercado de automação de tráfego (?): na verdade, investidores desatentos simplesmente confundiram a empresa com a Nest, comprada pelo Google por US$ 3,2 bilhões.

Leia mais