O AWS da Amazon é um serviço amplamente usado por diversas startups ligadas à web, principalmente por terem uma infraestrutura capaz de aguentar grandes quantidades de tráfego como também por serem barato (para empresas) e confiável. Mas quando problemas acontecem nos servidores de um serviço conhecido, os usuários rapidamente notam e reclamam. Foi o que aconteceu nessa sexta-feira com o Instagram e Foursquare, ambos hospedados no AWS da Amazon.

Durante a manhã dessa sexta-feira o Instagram ficou inacessível por pelo menos meia hora antes de voltar parcialmente ao ar tanto nos aplicativos quando na web, o que é um problema para um serviço que acaba de lançar novidades ligadas à interface web. Já o Foursquare confirmou no Facebook que está com problemas e continua sem sinal de vida desde pelo menos o as 11h de hoje até o momento em que esse post foi publicado.

Segundo a dashboard de status do AWS, o problema está especificamente em três servidores, todos localizados no estado americano de Virgínia do Norte. Eles apresentam, de acordo com os avisos da a empresa, “problemas de conectividade” ou de “latência elevada” que já estão sendo reparados.

Devido à falha nos servidores, usuários do Instagram podem receber avisos de erro 503 ao tentar acessar fotos na web, enquanto os usuários do Foursquare verão um aviso de erro se tentarem acessar o serviço nos aplicativos para Android ou iOS.

Não é sempre que vemos dois grandes serviços web sofrendo problemas em servidores ao mesmo tempo, mas serve para mostrar que nenhum servidor – por mais que tenha uma poderosa infraestrutura – é à prova de falhas. Enão é a primeira vez que isso acontece: o Foursquare, reddit e Hootsuit já foram afetados pela Amazon em abril do ano passado.

Atualização às 13:51 | O Instagram e Foursquare já estão novamente acessíveis, mas ainda restam dois servidores com problema no AWS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo Henrique
é poriço que quando tento fazer o login aparece a seguinte mensagem : "ocorreu um erro de rede desconhecido" ??? e vai voltaar ao normal ? ? espero sua resposta amigão vlw !
Luciana
Tb Não consigo efetuar o login no foursquare desde da 21hs
@lipefleming
Será que é por isso que o foursquare tá com problema também?
Vagner Aniceto
No AWS para isso acontecer você deve replicar geograficamente o seu serviço entre zonas dentro de uma determinada região, ou melhor ainda, entre regiões diferentes, senão uma zona inteira vai pro espaço com todas as máquinas que replicavam seu serviço. Neste momento, toda a zona us-east-1a da região da Virginia (USA) está com problemas, então se o seu serviço estivesse rodando lá, estaria fora do ar independente da replicação entre as máquinas nesta mesma zona. Um serviço replicado em outras zonas da mesma região que estão online(us-east-1b, us-east-1c, us-east-1d) ou replicado em outras regiões (São Paulo, Tókio, Cingapura...) poderia ainda estar rodando normalmente
Cadu Silva
Se não me engano, o estado americano onde estão os servidores problemáticos sofreram com uma tempestade elétrica, o que deve ter destruído cabos, geradores e etc, atrapalhando a conectividade com o resto do mundo e danificando componentes elétricos.
Vagner Aniceto
Eu administro dois hosts EC2 no AWS de São Paulo e o serviço é uma maravilha. Não caiu durante operação em mais de seis meses de uso. O serviço que usva antes caia pelo menos uma vez a cada dois meses. Claro que tem que ter um plano de contingência para o caso de eventualmente o serviço cair, senão vai ficar offline mesmo.
@joaoricardo_rm
Mas por causa de uma falha relativamente pequena e rara como tal você já desistiria do serviço? "Não é sempre que vemos dois grandes serviços web sofrendo problemas em servidores ao mesmo tempo, mas serve para mostrar que nenhum servidor – por mais que tenha uma poderosa infraestrutura – é à prova de falhas" [...] O que garante que servidores de outras empresas também não caiam?
@Dessa_Gutierrez
Ainda não consigo acessar meu Instagram =\ desde de ontem a noite que estou tentando e NADA
leandro
isso ae , é o que da expadir os aplicativos pra qualquer porcaria , como android e coisas parecidas , se fosse só no iphone não daria isso
Thiagocrepaldi
Estou no japao 20:51 e dês de 11:00 nao consigo acessar o instamgram !!!
@daniloficial
isso é normal com qualquer rede social grande um dia fica fora do ar mesmo!
Turdin
É, esse eu não conhecia ainda
Lucas Giovanny
/\ Exatamente. :)
Alan Cordeiro
Que susto. Por um momento pensei que hoje ainda fosse quinta :O
@Cobalto
Lançou serviço de Cloud para grandes empresas (antes are aquele AppEngine) essa semana.
Exibir mais comentários