Microsoft anuncia novidades do Office 2013
Próxima versão do Office possui forte integração com a nuvem.
Próxima versão do Office possui forte integração com a nuvem.
A Microsoft anunciou hoje as principais novidades do Office 2013, próxima versão do famoso pacote de aplicativos de produtividade. A primeira notícia não é tão boa para usuários com sistemas operacionais antigos: a nova suíte de escritório será compatível apenas com Windows 7 e Windows 8. O Office 2013 ganhará maior integração com a nuvem, interface com estilo Metro, novos ícones e melhor suporte a comandos sensíveis ao toque.
A integração com a nuvem é um dos principais destaques do novo Office. A Microsoft aproveita suas plataformas para facilitar a vida do usuário, que poderá começar a escrever um documento no computador pessoal, continuar a edição no Windows Phone e terminar o trabalho no notebook do escritório sem precisar fazer muito esforço. Por padrão, os documentos serão salvos no SkyDrive, ao mesmo tempo em que são sincronizados offline.
Um recurso chamado Office on demand estará disponível aos usuários que assinarem o Office 365 Home Premium. Nem todos os computadores possuem uma instalação do Office, o que pode dificultar a edição de arquivos, principalmente documentos mais complexos, que podem ser desformatados caso passem por um serviço como o Google Docs. A Microsoft resolveu esse problema disponibilizando uma versão do Office online. E não é o Office Web Apps, é a versão completa mesmo.
Três edições do Office serão disponibilizadas no Office 365: Home Premium, Small Business Premium e ProPlus. A edição Small Business traz como diferencial ferramentas para desenvolvimento de sites, conferências em vídeo de alta definição, email e calendários sincronizados. A ProPlus é a mais avançada, desenvolvida especialmente para empresas com muitos funcionários.
A edição Home Premium será voltada aos usuários domésticos e inclui 20 GB de armazenamento no SkyDrive e 60 minutos para falar com o mundo pelo Skype. Sete aplicativos fazem parte da suíte doméstica: Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Access e Publisher. Você pode comprar uma só licença e instalar o Office 2013 Home Premium em cinco computadores diferentes.
Seguindo a tendência do Windows Phone e Windows 8, há elementos do estilo Metro em todos os lugares. Logo após a instalação, uma tela é aberta e oferece opções para o usuário escolher o tema do Office. E nada de degradês ou efeitos de transparência na interface e nas telas de carregamento: todo o visual é composto por cores sólidas, inclusive os ícones. A interface dos programas possui apenas fundo branco e uma cor de destaque de acordo com o aplicativo: azul no Word, vermelho no PowerPoint e verde no Excel.
De olho nos tablets com Windows 8, os recursos do Office foram adaptados para funcionar melhor com usuários de telas sensíveis ao toque. Além de otimizar a interface para fazer o Office responder naturalmente ao mouse e ao teclado, a Microsoft adicionou suporte ao famoso gesto de pinça para dar zoom no documento e um recurso de anotações à mão.
O processador de textos Word ganhará suporte nativo a leitura de arquivos PDF, sem necessidade de instalar plugins. Além de eliminar a necessidade de instalar um Adobe Reader (ou fazer gambiarra com o leitor de PDF nativo do Google Chrome), também será possível editar e salvar arquivos PDF direto do aplicativo da Microsoft. Através de dados armazenados no SkyDrive, o Word será capaz de abrir um documento exatamente do ponto em que você parou num outro computador.
O Excel está mais inteligente: o novo aplicativo de planilhas é capaz de analisar o seu uso e formatar os dados das células com um clique no botão. De acordo com o padrão dos dados da planilha, o Excel pode sugerir o melhor tipo de gráfico. Por meio de um plugin oficial é possível verificar se um documento possui links quebrados ou erros de fórmulas.
O software mais querido dos estudantes do Brasil, chamado PowerPoint, deverá facilitar a inclusão de imagens hospedadas no Flickr, Facebook e outros serviços – inclusive através de uma busca no Bing. Quem usa dois monitores pode configurar o PowerPoint para fazer cada tela exibir um slide diferente. Dessa forma, enquanto o público estiver vendo um slide, você pode dar uma espiada no próximo. Inserir vídeos deve dar menos dores de cabeça, já que o PowerPoint suportará mais formatos.
O download da versão de testes do Office 2013 Home Premium está disponível gratuitamente na plataforma Office 365, em versões de 32 bits e 64 bits, nos idiomas inglês e espanhol. É necessário possuir uma conta Microsoft para acessar o instalador, que pode ser utilizado em até 5 computadores diferentes.
A Microsoft não informou a data oficial de lançamento ou os preços oficiais do Office 2013, nem das assinaturas do Office 365. O Surface com Windows RT e outros tablets ARM incluirão uma edição básica da suíte, chamada de Office 2013 Home and Student, que inclui os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote.