Em junho do ano passado o Google lançou o Google Takeout, um serviço idealizado pelo projeto Data Liberation. Esse projeto tem como objetivo mostrar como um usuário pode baixar de volta o que ele enviou em uma conta do Google - e no Takeout isso é meio que automatizado. Essa semana o Google Takeout recebeu um novo item que pode ser incluído nos dados a serem liberados: vídeos no YouTube.

Não acredite na estimativa, tá meio longe da realidade.

Isso quer dizer que quem tem uma conta do Google pode ir no Takeout, pedir a criação de um arquivo com todos os dados (ou só com os vídeos do YouTube, nesse link) e baixar depois que ele estiver pronto. Antes disso já era possível fazer login no YouTube e baixar os arquivos originalmente enviados para o site, mas era necessário baixar um por um e somente agora é possível baixar todos de uma vez.

Em um teste, requisitei a criação de um arquivo com os vídeos da minha conta no YouTube que tem ao todo 2,8 GB em vídeos. A criação do arquivo demorou cerca de 10 minutos e eles foram separados em dois, sendo um de 2 GB e outro com 790 MB - o que indica que 2 GB seria o tamanho máximo permitido de cada arquivo no Takeout.

Atualmente, além do YouTube, o Google Takeout permite que um usuário de uma conta do Google baixem dados de +1 na web, Google Buzz, circles do Google+, contatos, documentos no Google Drive, fotos no Picasa, informações do Google Profile, Stream e Google Voice.

Com informações: 9to5google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Endolem
Putz então deu na mesma...
RenatoJG
Então, tinha mesmo, mas o arquivo que vinha era o mesmo de agora... hehe Alguém deve ter reclamado que não era o original e mudaram o texto.
RamonGonz
É sério que eles mantem uma versao original de todos os vídeos que mandam? Surpreendente...
Endolem
Realmente não tem, e isso é um problema. Perdi meu HD com todos meus arquivos originais de vídeo e tive que baixar eles em um formato lixo do youtube, e eu tinha cerca de 30 videos. Mt bom esse post, salvou minha vida.
Rafael Silva
Eu olhei agora e realmente não tem, mas podia jurar que já tinha visto um botão escrito "Download original" no YouTube.
RenatoJG
Esse "original" não é o mesmo arquivo que você envia. É uma versão convertida e comprimida pelo YT.
Rafael Silva
Ué, não tem a opção "download original" quando vc faz login na conta?
Marcelo
finalmente se tocaram...
RenatoJG
Tamanho estimado: 28,9GB Acho que vão ficar por lá mesmo... hehe
RamonGonz
interessante esse serviço, não conhecia
Micael Silva
Outra diferença é que baixar um vídeo da sua conta do YouTube individualmente gera um arquivo codificado em MP4. O Takeout envia o arquivo original, sem transcodificação.
Yuri Costa
Imaginem o tamanho total dos vídeos do machinima?