Início » Antivírus e Segurança » China dificulta registro de domínios .cn

China dificulta registro de domínios .cn

Avatar Por

A China tornou mais difícil o registro de domínios ".cn". Agora todos que quiserem registrar precisarão provar que tem uma empresa aberta através de algum documento ou certificado que aponte para isso. O objetivo é evitar que golpistas de internet usem domínios chineses para suas práticas criminais, além de limpar os domínios chineses de pornografia. Na prática isso impede que pessoas físicas tenham seus próprios sites.

Sites já existentes - são 10 milhões de domínios .cn - terão também que provar pertencer a alguma operação comercial, caso contrário serão tirados do ar. Uma pesquisa da McAfee apontou domínios chineses como a segunda maior fonte de malware da internet, apenas atrás de domínios ".cm", dos Camarões. O ".cm" é provavelmente o mais usado por golpistas pois trata-se de um "typo" (erro de digitação) muito comum quando tentamos escrever ".com".

O objetivo supostamente nobre pode esconder a verdadeira vontade do governo chinês que é impedir que cidadãos comuns tenham seus sites pessoais, o que pode ser considerado um bloqueio à liberdade de expressão, uma forma de censura velada. Em se tratando de China essa teoria nada conspiratória tem tudo para ser verdade. [The Register]

Mais sobre: , , ,