Início » Aplicativos e Software » Firefox correndo atrás do Chrome: visualizador de PDFs nativo no navegador

Firefox correndo atrás do Chrome: visualizador de PDFs nativo no navegador

Não precisa mais baixar o pesadão Adobe Reader

Avatar Por

Temos o Internet Explorer sendo usado por muita gente – ele vem de fábrica no Windows. Em seguida aparecem o Firefox da Mozilla e o Chrome do Google na tentativa de aprimorar cada vez mais a experiência de navegar na internet. Há três anos, o Chrome adicionou um leitor de PDFs nativo, diretamente no browser, mas só agora a Mozilla conseguiu chegar a este mesmo patamar. O Firefox na versão 19, liberada nesta semana, finalmente inclui o recurso.

PDF no Firefox

PDF no Firefox

O leitor de PDFs nativo do Mozilla Firefox funciona no navegador em Windows, OS X e Linux. A interface é a mesma em todos os sistemas, pois a Mozilla sempre tenta reproduzir mais ou menos as mesmas características, não importa onde o usuário está ou que plataforma ele utiliza.

E qual a vantagem dessa visualização? Basicamente, mais comodidade para o internauta. Em vez de clicar num link que leva para um PDF, esperar o download e então abrir num aplicativo com esta função (provavelmente o lento Adobe Reader), o cara simplesmente clica no link e vê no próprio browser. Mais simplicidade.

Ver em tela cheia, salvar o documento e mostrar a miniatura das páginas estão entre os recursos do visualizador. Aquele basicão que faz toda a diferença. O Firefox ainda permite criar uma espécie de marcador para aquele trecho do documento em PDF que estamos lendo. Bacana para recomendar o link a alguém sem ter de falar “Ah, vai descendo até a página 57, depois do gráfico sobre o retorno de investimento nos últimos doze meses”.

Curiosamente, neste aspecto o Firefox chega com muito atraso no mesmo patamar do Chrome. Em nossos registros encontrei uma notícia de março do ano passado informando sobre a vontade que a Mozilla tinha de colocar o leitor de PDFs – na versão 14 do navegador, cinco atrás da atual. Ainda que tenha demorado, é bom ver o pessoal da Mozilla implementando recursos que fazem a diferença no dia a dia, embora muita gente não perceba.

Fora a comodidade, tecnologias como essa costumam garantir mais segurança porque evitam a execução de macros e outros recursos que o formato de PDF permite, mas que abre brechas para invasão e contaminação de máquinas. A Mozilla não deu detalhes se usa, e como usa, o sandbox no leitor de documentos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Quagliato
Demorou, hein?
menezes.rodrigo
Trabalho 50% do tempo com um programa web com arquivos em PDF e por isso acabei de desabilitar o plugin e voltei a usar o Adobe. explico o porque: - Primeiro porque o FF está renderizando o PDF desalinhado, tenta imprimir um PDF usando o CutePDF ou algo similar pra ver como fica tudo torto, fica feio mesmo; - Segundo, não existe a opção de salvar direto o PDF, se quiser salvar sem ter que apertar o botão direito e Salvar Como antes de abrir o arquivo, só com as impressoras PDFs; - Terceiro (ufa), porque ele é muito ruim pra PDFs que incorporam funções de OCR, deixando os parágrafos todos cortados, precisando ficar editando na mão o texto, muito ruim!!!
Danilo A.
Não vejo aonde, aqui é mais rápido que o Reader...
Junior Silva
Há tempos não uso também o AR, prefiro o Sumatra, mas utilizo para arquivos mais pesados, abro PDF no Chrome, e é bom saber que o Firefox conta com isso também, apesar da demora...
Tafarel Carvalho
Dependendo da maquina utilizada o leitor pdf fica lento mesmo, pois ele foi criando utilizando os padrões da web e não como um plugin compilado iqual o do chrome.
Tafarel Carvalho
E o do chrome é um plugin compilado o que torna mais rápido, o do FF ficou muito lento!
Tiago Celestino
Eu um bom tempo que não uso mais o Adobe Reader para PDF. Arrasto tudo para o Chrome e pronto, tenho um leitor. O Firefox perdeu o time, porém para os usuários da raposa (ainda uso, mas a versão Nightly) é um bom recurso.
Guilherme Macedo C.
Ele não é pesado, é muito, muito leve. Só é lento na renderização.
Guilherme Macedo C.
O problema dos textos "desconfigurados" parece ter sido resolvido :) só a lentidão na renderização ainda continua
rafaelovm
Desabilitei no meu pc. esse negócio consegue ser mais pesado do que o plugin do acrobat... a intenção foi louvável, mas tem de melhorar, e muito, o desempenho.
Flávio de Souza
Na versão 19 ele está funcionando perfeitamente.
Guilherme Macedo C.
Ainda não testei o plugin nesse versão 19, mas até a versão 18 do Firefox ele era lento e tinha problemas sérios como esse: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=466866456708116&set=pb.126300680764697.-2207520000.1361452681&type=1&theater
Danilo A.
Sem contar que é todo feito em HTML5 e Javascript!