Início » Telecomunicações » Anatel promete cancelamento mais fácil de telefone, internet e TV a partir de 2014

Anatel promete cancelamento mais fácil de telefone, internet e TV a partir de 2014

Emerson Alecrim Por

O drama de tentar cancelar um plano de telefonia, internet ou TV paga e ser “enrolado” pela operadora está cada vez mais perto do fim: de acordo com João Rezende, presidente da Anatel, o regulamento que permite o cancelamento automático destes serviços, sem intermédio de um funcionário da prestadora, deverá ser aprovado até 15 de novembro deste ano.

Tal como Rezende adiantou em julho, a ideia é que o consumidor tenha a opção de cancelar seu plano a partir do site da operadora ou via telefone, mas de maneira totalmente eletrônica neste último: seria necessário apenas digitar o número do seu contrato e seguir as orientações posteriores para concluir o procedimento.

Uma vez solicitado, o cancelamento deverá acontecer em tempo hábil, mas o regulamento também propõe um prazo de 48 horas para que a operadora tente reter o cliente de alguma forma, oferecendo descontos ou recursos adicionais em sua assinatura, por exemplo.

João Rezende, presidente da Anatel

João Rezende, presidente da Anatel

O regulamento tem outro ponto que chama a atenção: a Anatel planeja repassar parte dos gastos anuais com seu call center às operadoras. Isso porque cerca de 60% das 25 mil ligações recebidas pelo órgão diariamente se referem a queixas nos serviços destas empresas. Segundo João Rezende, a Anatel desembolsa por ano R$ 20 milhões com a sua central de atendimento.

Se aprovado mesmo em novembro, o regulamento deverá entrar em vigor em meados de 2014. É que, obviamente, as prestadoras necessitarão de um prazo para adequar as suas operações às novas regras. Já o repasse dos gastos com o call center da Anatel levará mais tempo, uma vez que requer melhor planejamento.

Só é lamentável que tenhamos que ter um regulamento específico para um direito básico do consumidor. Só para dar um exemplo do quão recorrente é o problema, a Justiça Federal no Pará determinou nesta semana que a Oi agilize as solicitações de cancelamento de linhas fixas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O motivo? O Ministério Público Federal acusa a empresa de só efetuar cancelamento se a solicitação for feita presencialmente em suas lojas e de dar prazo de cinco dias para a sua conclusão, tempo que é utilizado para as insistentes ligações que tentam convencer o cliente a mudar de ideia.

Com informações: Estadão, Agência Brasil

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

arimarjcintra
No final de 2012, a Oi tv me ofereceu o plano oi tv, e eu aceitei, só qdo instalada n pegava a clobo e nem o sbt, no começo de 2013 pedi para retira-la, paguei o q tinha de pagar e eles colocaram meu nome no spc e serasa, entrei no procon e já tem mais de um ano q estou com meu nome sujo sem dever nada para oi tv. por favor ajude-me a limpar meu nome.
taniacmello
Telefone da ANATEL 1331 só dá OCUPADO desde 21 de janeiro de 2014. Tãnia Mello
Liberato Bonfim
* ainda no meado de 2014.
Liberato Bonfim
Achei essa idéia fantástica, pois isso é um direito nosso que ainda notio do ano de 2014, será um direito adquirido. Parabéns Anatel!!!!!!
Andre Passos
resta saber se os lojistas das operadoras deixarão votar isso ....duvido!!!!
Ismael Mousse
vai precisar do protocolo da operadora
Ismael Mousse
1331
Jedida Coelho
Preciso dp telefone da anatel quero reclamar da oi velox
Denise Magalhães
Perfeita decisão da Anatel...espero que as operadoras cumpram essa determinação, para que possamos, não precisar passar por tanto constrangimento e perda de tempo ao solicitar cancelamento. Somos transferidos para tanto atendente e quando chegamos no setor de cancelamento, temos que falar tudo de novo, confirmar "todos" os dados, porque o atendente anterior não registrou nada em seu atendimento.E nesse setor de cancelamento, ou somos mal atendidos, ou nos é ofertado tantas "promoções" e quando não aceitamos, a ligação inesperadamente "cai"...a 1a condição quando eles vêem que vamos mesmo cancelar é nos informar da multa referente ao prazo ainda restante...É vergonhoso, constrangedor e além de tudo o despreparo de atendentes que chegam a rir na sua cara...
Fabiano Pereira
É isso aí. Para cancelar a minha linha de Internet da Claro, ontem fiquei 50 min no telefone argumentando com a atendente. No final, a ligação ficou muda. Resultado: não foi cancelada. Optei por uma opção mais prática: uma carta registrada, assinada por mim, solicitando o cancelamento em definitivo da linha. Acho que agora vai...
Marcos Ferreira Pinto Basto
São muito importantes todas as medidas que garantam direitos aos assinantes dos serviços das Teles que abusam descaradamente de todos nós. Mas continuam esquecendo a BANDA LARGA que só meia dúzia têm acesso pelo preço e um estranho procedimento que acontece comigo aqui em S.Vicente/SP. Já pedi mais de seis vezes à GVT que instale uma linha com Banda Larga na minha casa e alegam que o cabo não chega aqui no meu endereço, mas muito estranhamente, instalaram um termina telefônico com Banda Larga a 20 metros da minha casa! Que acontece? Os mais pobres não têm direito a Banda Larga decente? Ou a GVT têm acordos com a Telefônica/Vivo para não roubar assinantes desta empresa espanhola muito embromadora de seus assinantes. Uso o speedy dela há mais de 10 anos e posso provar que é uma autêntica porcaria! Perdi a conta de quantos downloads de software muito importante perdi e não paga os danos! A Telefônica/Vivo é muito desonesta! E o ministro das comunicações não atende as nossas reclamações! Talvez seja melhor reclamar com o Papa Francisco que falará com os caras do Opus Dei que por sua vez darão um jeito na TelefônicaVivo! Haja Deus porque o saco já não aguenta!
portela.thiago
A Anatel deveria prometer que a partir de hoje estes serviços deveriam funcionar direito também.
ton lf
Isso nao ocorre com todas as operadoras não, Carlos. E existem casos (e muitos) onde nós tupiniquins nao temos sequer duas opções de operadora para escolher, dependendo da região. Se a GVT tem isso, entao estou sendo enganado, pois aqui eu pedi apenas Banda Larga e não havia. Fui obrigado a assinar Fixo junto.
Afonso Antonio
É PRECISO QUE SE ACABE COM ESSAS MENSAGEM JÁ EM UM TOM DE COBRANÇA QUANDO SE APROXIMA A DATA AINDA FALTANDO 15 OU MAIS DIAS PARA ACABAR OS CREDITO E AINDA POR CIMA AMEAÇANDO FAZER O CANCELAMENTO DA LINHA, EU ACHO ISSO UM ABSURDO E ME SINTO ATE LESADO DOS MEUS DIREITOS, POR QUE AS VEZES TEM MOMENTO QUE O RECEBIMENTO QUE AS PESSOAS TEM PRA NÓS PAGAR TAMBÉM ATRASAM E AI TENHO QUE AQUI OU ACOLA COMPRAR UM NOVO CHIP POR QUE A OPERADORA CANCELOU, PORQUE EU JÁ PERDI DOIS QUE A TIM INVALIDOU SÓ NO DECORRE DE DOIS ANOS, QUERO SABER QUANDO ISSO VAI TER FIM SEM CONTAR QUE QUANDO EM UM DETERMINADO TEMPO QUE NÃO USAR OS CREDITOS AI FICA RETIDOS ATE A COMPRA DE UM NOVO, EITA BRASIL DE UM POVO SOFREDOR E QUASE SEM DIREITOS.
David Marquardt
Off: podiam desativar esse compartilhamento automático, eu que curto ler as coisas marcando com o mouse não posso mais ler no site. Só pelo Feed. :
Carlos Eduardo
Você contrata Fixo e Banda Larga se quiser. Existe planos que você contrata apenas a Banda Larga. pesquise melhor.
Michael Albuquerque
Alem disso, também deveriam acabar coma venda casada de Banda Larga + Telefone Fixo com Pacotes promocionais isso é uma absurdo.