Início » Computador » Intel fabricará chips ARM de 64 bits, mas sem se render à arquitetura rival

Intel fabricará chips ARM de 64 bits, mas sem se render à arquitetura rival

Por
6 anos atrás

Pouco ou nada se falava de processadores de 64 bits em dispositivos móveis até a Apple anunciar o iPhone 5s. Agora, já existe até uma empresa prometendo lançar um chip com mesma arquitetura, só que quad-core: a Altera. Sabe o que isso significa? Que a Intel abriu as suas fábricas para a produção de chips com tecnologia ARM.

Acontece que ambas as empresas são parceiras desde fevereiro deste ano, quando a Altera fechou um acordo para que a Intel substituísse a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation) na manufatura de seus chips.

É com base nesse contrato que a Intel concordou em responder pela produção dos processadores com arquitetura ARM de 64 bits Stratix 10 que a Altera quer colocar no mercado em 2014. Mas é pouco provável que encontremos estes chips em smartphones ou tablets: o foco da Altera são equipamentos de comunicação, aplicações militares e máquinas para exames médicos, por exemplo.

altera_chip

A Intel, portanto, continua focada em suas arquiteturas e não tem planos de lançar chips próprios ARM. Por outro lado, a notícia conseguiu alimentar os rumores de que a companhia estaria disposta a absorver pelo menos parte da produção dos chips dos futuros modelos do iPhone e do iPad, colaborando com uma suposta manobra da Apple para diminuir ao máximo sua dependência da Samsung.

É muito pouco provável que isso aconteça, uma vez que as chances são maiores, na verdade, de justamente a TSMC vir a ser a próxima parceira da Apple. No entanto, os rumores da Intel entrando na jogada poderiam estimular a fabricante taiwanesa a oferecer preços mais generosos pelos chips.

É uma situação bastante interessante, se analisarmos bem: no final das contas, não importa a parceria que for selada, a ARM sairá ganhando em qualquer uma delas.

Com informações: Forbes, CNET News

Mais sobre: , , , ,