Início » Legislação » Cade vai investigar denúncias de rompimento de cabos da GVT pela Oi e outras supostas ações desleais

Cade vai investigar denúncias de rompimento de cabos da GVT pela Oi e outras supostas ações desleais

Emerson Alecrim Por

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que combate condutas anticompetitivas no Brasil, comunicou no Diário Oficial de União de hoje a abertura de um processo administrativo para investigar supostas ações desleais do grupo Oi contra a operadora GVT.

A decisão tem como base denúncias que o Cade e a Anatel receberam da GVT em 2012. A companhia acusa a Oi de ter rompido cabos telefônicos de suas operações em infraestruturas compartilhadas de maneira intencional, o que configura infração à ordem econômica. Estas ações teriam ocorrido em 2008 e 2009.

A investigação também visa apurar as acusações de que a Oi teria provocado lentidão e falhas na rede da GVT em pontos de interconexão das infraestruturas das duas empresas.

gvt-fachada-hero

Mais graves, talvez, são as denúncias que pressupõem tentativas da Oi de dificultar pedidos de portabilidade para a GVT. Neste caso, funcionários da primeira, em posse dos dados de clientes que pediram transferência de operadora, teriam ligado para o call center da GVT se passando por eles para solicitar o cancelamento do procedimento.

E não termina aí: funcionários da Oi teriam ainda feito ameaças à instalação de sistemas de telefonia da GVT em Salvador (BA).

A Oi tem, a partir da data de notificação, 30 dias para apresentar explicações ao Cade. Se o órgão considerar a Oi responsável pelas infrações, a companhia poderá receber multa que vai de 0,1% a 20% de seu faturamento, além de outras punições previstas em lei.

Procurada, a Oi declarou apenas que ainda não foi notificada sobre o assunto. De qualquer forma, a situação é delicada: o Cade afirma ter decidido pela abertura do processo administrativo porque os indícios apresentados contra a operadora são relevantes.

Com informações: Agência Brasil

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lyon Lisboa
Até parece que a GVT é santa!!!! A GVT dificulta muito mais com relação a portabilidade, não configurando as rotas em suas centrais corretamente. Alguns técnicos da GVT, também cortam cabos de outras operadoras para passar o dela. Mas a OI, ainda é muito pior que a GVT!
Daniel Quirino de Oliveira
Pior que tem muita gente reclamando e ainda é cliente. Eu trabalho com informática e fiquei meses sem telefone e internet por não aceitar ser cliente dessa empresa. Enquanto tiver quem dê dinheiro a ela, porque ela vai mudar?
Yan Gabriel Minário
Pra qualquer operadora ser tão ruim quanto a Oi seria necessário não só cortar meia dúzia de fibras, mas sim todas elas.
Lekynus Sama
prefiro é a google isso sim
Anderson Ioriati Colombelli
não ia ter para nenhuma outra concorrente.
Renato Zortéa
Se não tivessem privatizado a antiga TELEPAR, quem sabe hj não teríamos uma operadora decente, para atrair concorrência decente. Não se iludam com a GVT, pensando que é a melhor. Pode-se dizer que é a "menos ruim" de todas. Em cidades que ela se expandiu, o serviço e a qualidade da banda larga caiu muito. No começo, tudo é bom, rede nova, mas com o passar do tempo e a expansão, a qualidade vai caindo e eles não se preocupam com isso. Vassoura nova, sempre varre bem.
Emerson Carrascosa
GVT 10X0 OI....é melhor por enquanto!!
Marcelo Silva de Oliveira
Ah se a AT&T tivesse interesse no Brasil.....
Mário Júnior
Eu era cliente da Oi e não tinha nada a reclamar quanto a qualidade do serviço de internet deles, mas o preço era absurdo, então a GVT chegou na minha cidade e com preços melhores, então imediatamente passei a ser cliente deles... o serviço de internet era excelente até começar a esse rompimento de cabos... a internet começou a sofrer problemas de navegação e quedas, depois da segunda vez que houve o tal rompimento de cabos, lá pelo mês de setembro de 2013, a internet ficou horrível, com quedas constantes, em determinados momentos a cada 2 minutos ou menos a rede ficava sem sinal e demorava uns 10 minutos pra voltar outros 2 minutos, até cair de novo. Aí liguei para a GVT e a atendente dizendo que o problema era meu equipamento e estava se recusando a enviar o técnico, mas insisti tanto que ela disse que enviariam um, umas horas depois recebi uma ligação da GVT de Curitiba dizendo pra eu cancelar o técnico, pois seria cobrado R$ 50 pela visita do mesmo, já que o problema não era da GVT e sim do meu equipamento, mas como eu não sou leigo em informática eu sabia que não era problema aqui, pois já tinha feito todos os testes possíveis e insisti na visita do técnico... a atendente chegou a ser rude comigo no telefone, mas o técnico foi chamado, só que ele apareceu muitos dias depois, mais de uma semana depois dessa ligação... e o que ele verificou foi que o problema não era no meu equipamento, como eu já sabia... ele me disse que o problema poderia ser uma peça no armário e que trocaria... o negócio é que a internet continuou uma porcaria e eu fui obrigado a voltar para a Oi e nos dias da portabilidade a GVT ligou para mim cobrindo o plano da Oi e ainda me dando velocidade de 25 mega, mas do que adianta ter uma internet de 25 mega caindo toda hora? Infelizmente fui obrigado a recusar. O problema no meu ponto de vista é que a GVT cresceu demais e investiu de menos na infraestrutura e agora está colapsando... é só entrar na página da GVT no Facebook e ver que esse problema de quedas na internet é recorrentíssimo nos últimos tempos e infelizmente está acontecendo no Brasil todo. Como já fui cliente das duas operadoras, posso afirmar que a GVT foi sim uma empresa excelente, mas de algum tempo pra cá se transformou numa das piores, quanto a qualidade.
Artur Domingues
Aqui em Porto Alegre recentemente roubaram os cabos da GVT, e tenho gvt acho que desde 2007 ou 2008 e nunca aconteceu isso.
Felipe Costa
Até entendo mas neste caso o problema se foi da operadora é caso de denuncia para o MP (Ministério publico), pois qualquer celular tem como realizar ligações de emergência mesmo sem o chip da operado. Pelo menos todos os meus são assim não sei os dos demais!
Igor Bezerra Matos
Atendimento à vendas GVT em Brasília 6130256868.
Higo Ferreira
E mais e mais pessoas falam sobre isso... Há uns 3 meses eu tbm tive meus cabos da GVT rompidos na minha rua, e jogaram esse boato de que teriam sido técnicos da Oi. Eles alegaram que teria sido um caminhão, só que os cabos da Oi que passavam AO LADO dos cabos da GVT não foram rompidos. Se é pra fazer merda, tem q ser no mínimo um pouco inteligente...
Giolvani de Matos
É do filho do Lula?!! Tá explicado!
Diogo Ramos Gutierre
A oi foi a pior empresa que já fui cliente. Lógico que as outras operadoras não são as mil maravilhas, mas a minha família inteira já foi cliente dela e cada um teve um problema grave. É uma empresa de má fé incrível! Fui cliente deles por 8 anos, pós pago, uma vez tive uma conta de R$ 300 injusta, que ainda paguei. Meses depois teve uma greve dos correios, não recebi a carta de pagamento. Entrei no site, não disponibilizava a segunda via e ao ligar disseram que me mandariam por e-mail que não recebi. Comecei a receber mensagens de celular falando para pagar em até 2 semanas. Com 1 semana os correios voltaram, recebi a fatura e paguei imediatamente. No dia seguinte, eu presenciei um assalto, fui ligar para a policia do celular e adivinha só? Celular bloqueado por falta de pagamento. Sendo que o prazo que deram ainda tinha 1 semana! E se fosse uma emergência maior? Cancelei na hora, e ainda tive muitos problemas depois, tentativas de reativar e de multas! Nunca mais serei cliente desta empresa.
Exibir mais comentários