A Samsung é forte em mobilidade por lançar smartphones e tablets quase toda semana. Ainda é cedo para sabermos se a estratégia será adotada em relação a smartwatches. O fato é que a empresa acaba de anunciar mais um relógio: o Samsung Gear S, que tem tela curvada e conectividade 3G.

Com tecnologia Super AMOLED, a tela possui 2 polegadas e resolução de 360×480 pixels. É um tamanho bastante generoso para um relógio, o que o faz ser bastante chamativo no braço. As dimensões do dispositivo como um todo são de 39,8 mm x 58,3 mm x 12,5 mm.

Internamente, o Samsung Gear S conta com processador dual-core de 1 GHz (modelo não revelado), 512 MB de RAM, 4 GB para armazenamento de dados e bateria de 300 mAh – pouco para um dispositivo com tela Super AMOLED, mas a Samsung fala em autonomia de dois dias. O smartwatch também possui certificado IP67, o que lhe confere resistência à água e poeira.

Há também GPS integrado com o HERE Maps, Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11n, sensor de luz e monitor de batimentos cardíacos que funciona em conjunto com o app S Health.

A ranhura para o cartão SIM fica na parte traseira. Até dá para receber chamadas, segundo a Samsung, mas a ideia aqui não é substituir o celular: a conectividade 3G tem como objetivo principal permitir que o usuário receba notificações e dados das nuvens quando estiver longe de redes Wi-Fi ou do seu smartphone.

Se estas especificações conseguem causar alguma empolgação, o sistema operacional é capaz de fazer exatamente o contrário: o Gear S é baseado no Tizen, que pode até funcionar bem e apresentar interface amigável, mas fica longe de ter a versatilidade prometida pelo Android Wear.

O Samsung Gear S chega aos principais mercados em outubro. Ainda não há informações sobre preços, mas dá para esperar algo pouco atraente por conta do suporte a 3G.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.