Início » Internet » Twitter saberá quais apps você usa no smartphone

Twitter saberá quais apps você usa no smartphone

Emerson Alecrim Por

Ninguém gosta de se sentir espionado ou vigiado. É por isso que questões envolvendo coleta de dados sempre são polêmicas - ou deveriam ser. A bola da vez é o Twitter: recentemente, a empresa revelou, em uma nova página de ajuda, que os apps da rede social para iOS e Android coletarão a lista de aplicativos do usuário.

Twitter - ícone

Sim, isso significa que, em breve, o Twitter saberá tudo o que você tem instalado em seu smartphone ou tablet. A companhia assegura, por outro lado, que dados provenientes dos aplicativos não serão coletados - o seu histórico de check-ins no Swarm ou as suas conversas no WhatsApp estão a salvo, portanto.

Na mesma página de ajuda, o Twitter explica as razões pelas quais irá coletar a sua lista de aplicativos:

  • Dar melhores sugestões de “quem seguir” que tenham interesses parecidos;
  • Adicionar tweets, contas ou outros tipos de conteúdo ao seu histórico que nós achamos que você vai gostar;
  • Mostrar conteúdo promovido mais relevante.

Esta última razão, certamente, é a mais importante delas: trata-se de um meio sútil que o Twitter encontrou de dizer que a lista de apps ajuda a empresa a entregar anúncios publicitários segmentados, isto é, mais adequados ao perfil de cada usuário.

Por trás, há um processo de contextualização bastante subjetivo, mas que pode funcionar. Se, por exemplo, o Waze estiver instalado em seu smartphone, há grandes chances de você dirigir regularmente, o que qualifica o seu perfil para recebimento de  tweets patrocinados de montadoras ou companhias de seguros.

Os dois primeiros motivos apontados também são relevantes. O Twitter promoveu uma série de mudanças nos últimos meses para não só conquistar mais usuários como também manter os que já possui. Neste meio tempo, a empresa percebeu que sugerir perfis para seguir e disponibilizar conteúdo diferente são medidas que realmente ajudam a "segurar" pessoas no serviço.

Mas, para quem acredita que estas não são motivações válidas para o procedimento, o próprio Twitter indica a solução. Dá para desativar a coleta de informações nas configurações do aplicativo. Ao fazê-lo, a lista associada à sua conta será apagada dos servidores:

Desativação da lista de apps

Vale frisar que a coleta de dados e a sua opção de desativação estarão funcionando em atualizações dos clientes para iOS e Android a serem liberadas em breve.

Com informações: ReadWrite, Re/code

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Nem precisou de atualização para exibir o aviso. O engraçado é que as empresas agora não querem mais fazer update gerando pacotes de seus apps, mas fazendo agora tudo direto no servidor. Seria essa uma nova tendência para ñ ficar refém da Apple?
Augusto M. Garrucho
Eita, e o iOS, fechado que é, tem API pra coletar esse tipo de informação?
Keaton
Sabe o que é mais legal no Go Launcher Ex? Tu desinstala apps com um clickzinho no x.
artheux
Primeiro me sugerem seguir o Luciano Hulk e agora isso? Adeus Twitter.
Antony
PrivacyGuard. Não preciso de mais nada. Só que Xposed funcione no L ^^"
Caio Oliva
No iOS não tem menu "privacidade", no máximo "segurança e tenho que fornecer uma coisa que não quero "celular", acho q vou deletar essa bosta e pegar o tweetbot mesmo
Alex Rodrigues
Fenix para Android. Não preciso de mais nada.
Denis Padua
Ponto pro Windows Phone? :P
Anayran Pinheiro
Por essas e outras que uso o webapp do Twitter...