Início » Aplicativos e Software » Google Translate pode estar prestes a oferecer tradução em tempo real com ajuda da câmera

Google Translate pode estar prestes a oferecer tradução em tempo real com ajuda da câmera

Emerson Alecrim Por

A versão móvel do Google Translate (no Brasil, Google Tradutor) está prestes a ganhar uma função extremamente útil, especialmente em viagens: a capacidade de realizar traduções em tempo real utilizando a câmera do seu smartphone.

A informação vem do Android Police, que afirma ter tido acesso a uma versão ainda não distribuída do aplicativo que mostra esta funcionalidade em ação.

Imagine, por exemplo, que você está visitando uma região da Alemanha. Você precisa chegar em determinado local utilizando o transporte público, mas não entende bulhufas do que as placas na rua dizem. Para se guiar, você tira o smartphone do bolso, abre o Google Translate e aponta para a placa. A tradução da informação existente ali será exibida na mesma imagem logo em seguida.

Se a atualização, de fato, for implementada, é assim que deverá funcionar o novo Google Translate. Um dos exemplos disponibilizados pelo Android Police mostra a tradução de um cardápio em espanhol para o inglês. O resultado não é perfeito, mas oferece o suficiente para que o usuário possa compreender o que está escrito ali.

Tradução em tempo real do Google Translator

Além dos idiomas mencionados, o aplicativo testado é compatível com alemão, francês, italiano, português e russo. No entanto, o Android Police ressaltou que só foi possível realizar traduções destas línguas para o inglês. Ainda não há suporte, por exemplo, para traduções do russo para o espanhol.

Seria este um indício de que a funcionalidade está em fase inicial de desenvolvimento? Como o Google ainda não se pronunciou sobre o assunto, é difícil dizer. Sequer dá para assegurar que o app vazado é oficial, na verdade.

Seja lá como for, é questão de tempo para esta função chegar aos serviços do Google. A companhia, certamente, não quer ficar para trás em relação às ferramentas rivais – a mais importante delas, o Bing Translator, possui uma funcionalidade semelhante há algum tempo.

Prova desta postura é que, em maio, o Google adquiriu a Quest Visual, a startup que criou o Word Lens Translator, até hoje, um dos apps para tradução em tempo real a partir de imagens mais populares do Android. O Google tem o hábito de incorporar empresas para absorver tecnologia para seus produtos e aqui, muito provavelmente, não será diferente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Caldas
Mas pela matéria, parece ser dele mesmo, até porque a empresa foi comprada pelo Google há algum tempo.
Rodrigo Caldas
Eu ia responder exatamente isso. As imagens do post só me lembraram o WordLens.
Frink, o cientista

Isso já existe no meu lumia 710 desde 2011, 3 anos atrás.

karllos
Isso já existe no meu lumia 710 desde 2011, 3 anos atrás.
João Silverado
A única vantagem desse recurso no Google sobre o App do Bing Translator do WP (que já faz tradução em tempo real faz tempo, como vários já disseram) é que o do Google apaga a escrita original substituindo pela tradução. O do Bing escreve por cima com letras em outra cor. No mais, o recurso não é novidade.
Alvaro
WorldLens manda um abraço lá de 2011!!!
Thiago Rodrigo
Cara ia mencionar isto agora, e o wp vinte muito bem o dever. Sem falar que ainda além de traduzir, faz a pronúncia de palavras e frases, facilitando a comunicação. Quem não conhece, recomendo...
Vitor Mikaelson
Desde o WP7 acho.
Vitor Aleksandr
O bing tradutor do WP já faz isso, inclusive ha muuuito tempo
Fernanda Guimarães
nossa que fantastico, vou contar para os meus alunos.
Ronaldo
Parabéns Google. Voces acabam de anunciar mais um recurso que existe nativo no WP desde 2012...
Emerson Alecrim
Só destacando que o meu comentário se refere ao app do Google Translate, não ao app existente no Lumia.
Rodolpho Freire
bom.. fiz alguns testes e não pareceu limitado na parte da tradução em si, mas realmente leva um tempo (de 1 a 5 seg.) para a camera focalizar (lumia 520) para então traduzir o texto que fica de forma semelhante a postada (tradução sobreposta a original)... sobre o fato de ser em tempo real nada mais é do que minimizar o tempo que o app leva para "tira a foto e só depois "escaneia" a imagem à procura de um termo a ser traduzido"
Rodolpho Freire
isso que eu ia comentar.. é tão simples no wp 8 que pensei que fosse padrão nas outras plataformas
Paulo
Ahh sim...
Exibir mais comentários