A versão móvel do Google Translate (no Brasil, Google Tradutor) está prestes a ganhar uma função extremamente útil, especialmente em viagens: a capacidade de realizar traduções em tempo real utilizando a câmera do seu smartphone.

A informação vem do Android Police, que afirma ter tido acesso a uma versão ainda não distribuída do aplicativo que mostra esta funcionalidade em ação.

Imagine, por exemplo, que você está visitando uma região da Alemanha. Você precisa chegar em determinado local utilizando o transporte público, mas não entende bulhufas do que as placas na rua dizem. Para se guiar, você tira o smartphone do bolso, abre o Google Translate e aponta para a placa. A tradução da informação existente ali será exibida na mesma imagem logo em seguida.

Se a atualização, de fato, for implementada, é assim que deverá funcionar o novo Google Translate. Um dos exemplos disponibilizados pelo Android Police mostra a tradução de um cardápio em espanhol para o inglês. O resultado não é perfeito, mas oferece o suficiente para que o usuário possa compreender o que está escrito ali.

Além dos idiomas mencionados, o aplicativo testado é compatível com alemão, francês, italiano, português e russo. No entanto, o Android Police ressaltou que só foi possível realizar traduções destas línguas para o inglês. Ainda não há suporte, por exemplo, para traduções do russo para o espanhol.

Seria este um indício de que a funcionalidade está em fase inicial de desenvolvimento? Como o Google ainda não se pronunciou sobre o assunto, é difícil dizer. Sequer dá para assegurar que o app vazado é oficial, na verdade.

Seja lá como for, é questão de tempo para esta função chegar aos serviços do Google. A companhia, certamente, não quer ficar para trás em relação às ferramentas rivais – a mais importante delas, o Bing Translator, possui uma funcionalidade semelhante há algum tempo.

Prova desta postura é que, em maio, o Google adquiriu a Quest Visual, a startup que criou o Word Lens Translator, até hoje, um dos apps para tradução em tempo real a partir de imagens mais populares do Android. O Google tem o hábito de incorporar empresas para absorver tecnologia para seus produtos e aqui, muito provavelmente, não será diferente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados