Na conferência que promoveu ontem (21), a Microsoft confirmou que o upgrade para o Windows 10 será gratuito para os usuários dos seguintes sistemas: Windows 7, Windows 8.x e Windows Phone 8.x. Mas, e os (poucos) usuários do Windows RT? Pois é, eles ficarão de fora.

É o que afirma o CNET. Depois do evento, a Microsoft explicou ao veículo que os tablets Surface Pro também receberão o Windows 10, mas, na sequência, afirmou que o mesmo não acontecerá com os dispositivos baseados no Windows RT, incluindo a linha Surface RT.

A versão surgiu na mesma época do lançamento do Windows 8 para rodar em tablets equipados com chips ARM. Mas a falta de compatibilidade com boa parte dos aplicativos do Windows “normal” (x86) prejudicou consideravelmente a aceitação da plataforma.

Surface RT

Para piorar, em uma tentativa de fazer com que só tablets de boa qualidade ostentassem o símbolo do Windows, a Microsoft impôs rígidas condições para o desenvolvimento de dispositivos baseados no RT. Porém, as medidas acabaram ajudando a reduzir ainda mais o interesse dos fabricantes pelo sistema.

Esta situação e limitações técnicas é que, possivelmente, pesaram na decisão da Microsoft. De qualquer forma, os usuários do Windows RT não ficarão totalmente “abandonados”: a companhia pretende disponibilizar uma atualização que fará a versão ter alguns dos recursos do Windows 10 – será algo com um Windows 10 “light”, aparentemente. Quais são estes recursos? Talvez alguns dos chamados aplicativos universais, mas ninguém sabe ao certo.

A Microsoft prometeu dar mais detalhes sobre o assunto, mas não disse quando. Provavelmente, teremos novidade somente depois do lançamento do Windows 10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Christian Hartung
Acho que os tablets que ele vai funcionar são os Dell, Lenovo, Surface que usam processadores Intel. Mas como vai rodar o "mesmo Windows" no smartphone, lá sim é processador ARM, então adaptado para isso ele está
Christian Hartung
Sinceramente, o grande problema do Windows RT (pra mim) é ele querer ser o Windows completo. Se tivessem "matado" o desktop desde o começo, ele seria menos confuso e faria mais sucesso. Mas deixaram esse desktop lá por causa do Office. Agora que vai sair Office "Windows Store", o que o Windows RT seria? Um Windows 10 (Phone) grande? Só a start screen e os aplicativos? Não sei, mas talvez as partes do Windows 10 seja exatamente isso: Windows 10 sem desktop. Pelo menos, espero que seja.
Sérgio Camargo
Vi esse preço no Submarino e quase comprei. Ainda bem que desisti. Pior pra quem pagou o preço cheio, acho que uns 2.500 ou mais.
Vitor Mikaelson
Q: Will Windows RT be part of the Windows 10 upgrade? A: We're working on an update, but haven't worked out all the details yet. ~Vai receber a versão for Phones. Acontece que a versão for phones é realmente Light. Atualmente o Windows 8.1 RT tem até desktop (e gerenciador de tarefas, office completo, etc). O unico impedimento é não poder instalar programas x86 por causa do processador (e se recompilar o programa, é possível rodar). A MS já falou que vai remover o desktop do RT. Mas o título do Tecnoblog tá meio estranho. Enquanto no Cnet tá: "Microsoft's Windows RT isn't dead...yet" no Tecnoblog tá "Tablets baseados no Windows RT não ganharão atualização para o Windows 10"....
RickRatinho
Também vi a mesma coisa, pode até ser que abandonem, mas não foi falado isto.
Vader
não me choca. o que me deixa entediado mesmo é o tempo que as coisas chegam pros usuários Windows. a Microsoft passa anos desenvolvendo uma parada, leva outros vários pra anunciar em beta e outros muitos pra distribuir. pelo menos os usuários do RT já sabem que compraram gato por lebre.
R0gério
O Windows RT sequer deveria ter sido lançado. Bastava terem jogado o WP na gama de tablets mais baratos e pronto. Evitaria toda essa lambança. Infelizmente são dispositivos que já nasceram mortos, independente de serem bons ou não.
José Vieira
É a nova Microsoft? Ok...
Paulo Carinhena
O sistema ja funciona em ARM também (afinal, vai funcionar em tablets, certo?). A plicativos, também... logo, qual empecilho?
tuneman

já tinha visto por menos de 1k a algumas semanas no gatry
conferi no Econovia,
chegou a 969 no submarino no final novembro.

Rafael Machado de Souza
já tinha visto por menos de 1k a algumas semanas no gatry conferi no Econovia, chegou a 969 no submarino no final novembro.
Trovalds
A tão esperada unificação das plataformas aparentemente não chegou "de fato". Então o x86 dos desktops e surfaces PRO ainda tem diferença do WP e da plataforma RT que usa ARM.
Louis
Pelo menos os tablets Windows venderam menos que os smartphones.
Petter
Notem que Windows Phone é diferente de Windows RT. Embora ambos tenham processadores da arquitetura ARM, o Windows RT deve suportar alguma característica de hardware muito específica que pela falta de público não é rentável para a Microsoft incorporar no Windows 10. É quase certo que não é questão técnica, afinal quem nunca fez um POG que jogue o primeiro mouse!
Sérgio Camargo
Depois dessa o Lumia 2520 tem de cair para menos de 800.
Exibir mais comentários