Início » Aplicativos e Software » Tablets baseados no Windows RT não ganharão atualização para o Windows 10

Tablets baseados no Windows RT não ganharão atualização para o Windows 10

Por
4 anos atrás

Na conferência que promoveu ontem (21), a Microsoft confirmou que o upgrade para o Windows 10 será gratuito para os usuários dos seguintes sistemas: Windows 7, Windows 8.x e Windows Phone 8.x. Mas, e os (poucos) usuários do Windows RT? Pois é, eles ficarão de fora.

É o que afirma o CNET. Depois do evento, a Microsoft explicou ao veículo que os tablets Surface Pro também receberão o Windows 10, mas, na sequência, afirmou que o mesmo não acontecerá com os dispositivos baseados no Windows RT, incluindo a linha Surface RT.

A versão surgiu na mesma época do lançamento do Windows 8 para rodar em tablets equipados com chips ARM. Mas a falta de compatibilidade com boa parte dos aplicativos do Windows “normal” (x86) prejudicou consideravelmente a aceitação da plataforma.

Surface RT

Para piorar, em uma tentativa de fazer com que só tablets de boa qualidade ostentassem o símbolo do Windows, a Microsoft impôs rígidas condições para o desenvolvimento de dispositivos baseados no RT. Porém, as medidas acabaram ajudando a reduzir ainda mais o interesse dos fabricantes pelo sistema.

Esta situação e limitações técnicas é que, possivelmente, pesaram na decisão da Microsoft. De qualquer forma, os usuários do Windows RT não ficarão totalmente “abandonados”: a companhia pretende disponibilizar uma atualização que fará a versão ter alguns dos recursos do Windows 10 – será algo com um Windows 10 “light”, aparentemente. Quais são estes recursos? Talvez alguns dos chamados aplicativos universais, mas ninguém sabe ao certo.

A Microsoft prometeu dar mais detalhes sobre o assunto, mas não disse quando. Provavelmente, teremos novidade somente depois do lançamento do Windows 10.