O WhatsApp reina soberano entre os serviços móveis de mensagens instantâneas, mas isso não é motivo para não haver um trato no visual de vez em quando, certo? Pois bem, a versão para Android do serviço acaba de ganhar uma muito bem feita interface inspirada no Material Design.

Na prática, isso significa que o visual do WhatsApp ficou mais limpo e organizado. Assim como aconteceu com outros aplicativos que receberam interface baseada no Material Design (Gmail, Google Play e Hangouts, por exemplo), agora a barra no topo ganhou uma cor de destaque (verde) e padroniza o acesso aos principais recursos da ferramenta, como as guias Ligações, Conversas e Contatos.

WhatsApp com Material Design

Ícones também foram trocados, há novos botões e alguns elementos foram redesenhados – o campo para inserção de mensagens, por exemplo, agora “flutua” na parte inferior do aplicativo.

Mudanças em interfaces muitas vezes geram alguma resistência por parte dos usuários, mas não deve ser o caso aqui. Com o Material Design (saiba mais sobre o assunto no Tecnocast 012), o WhatsApp ficou com uma aparência mais moderna e menos confusa, portanto, a experiência de uso deve melhorar (a interface clean, aliás, é um dos fatores que me fizeram preferir o Telegram ao WhatsApp).

WhatsApp com Material Design

A nova interface está disponível a partir da versão 2.12.38 do aplicativo. A atualização deve aparecer no Google Play nas próximas horas, assim, basta esperar pelo update automático.

Se não quiser aguardar, você pode acessar o endereço whatsapp.com/android e baixar o arquivo de instalação (whasapp.apk) dali. Vale frisar que, antes de executá-lo, você deve habilitar a opção “Fontes desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança do Android.

Quando a instalação for concluída (não demora muito), basta reabrir o app e a interface estará lá, pronta para uso.

Já estava mesmo passando da hora de uma repaginada, não?

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Getúlio Lima
O site de vocês tem tanta trolha que parece um campo minado, e as imagens do whats mesmo, vc não vê. Por favor, adote um design atual.
Maurício
haha fato ja fiz muito isso, mas estou conseguindo converter meus amigos por conta do compartilhamento de outros arquivos além de fotos e videos e o limite de 16MB.
Diogo Silva
Dica, o Soak Test 5.0.2 já está disponível e completamente estável, já estou utilizando tem uns dois meses.
Renan Fischer
hahaha tmb havia feito o mesmo, entretanto ainda quando o whats começou a banir quem usava apk alternativo com MD
Comentarista
Instalei esta nova versao no meu android kitkat , ao abrir o whatsapp agora os tres pontinhos que permitia acessar as configrações nao estão mais aparecendo . Alguem ja teve este problema ?
@Sckillfer

No Kitkat já seria possivel a statusbar ser transparente, eu tenho um mod no G2 que fazia isso, mas esse update quebrou o mod.

F. S.
No Kitkat já seria possivel a statusbar ser transparente, eu tenho um mod no G2 que fazia isso, mas esse update quebrou o mod.
@Sckillfer

Éhhh.... Não!

F. S.
Éhhh.... Não!
@Sckillfer

Antes tarde do que mais tarde... Mas parece a Mozilla com a Australis, demorou tudo isso pra entregar um design inferior ao do Telegram, com erros de espaçamento na actionbar, erro de medidas com a internacionalização e falta do sliding menu na tela inicial.

F. S.
Antes tarde do que mais tarde... Mas parece a Mozilla com a Australis, demorou tudo isso pra entregar um design inferior ao do Telegram, com erros de espaçamento na actionbar, erro de medidas com a internacionalização e falta do sliding menu na tela inicial.
Theus
Engraçado que ontem um amigo falou comigo que a interface do Whatsapp tinha uma resolução baixa no Nexus 5 dele e que a do Telegram ficava perfeita. Bem. :/
Breno
Toca aqui o/ Se vc tb verifica diariamente se o 5.0 já chegou pro MX2013.
Theus
Nem se compara àquela interface datada de antes, mas o Telegram no quesito Material (e em todos os outros) ainda continua melhor. Saindo um pouco da interface, mas foi a partir dela que me veio a pensar, foi um padrão que se repete comigo. Eu usava o Facebook Messenger muito para conversar com familiares. Hoje, todos eles usam Whatsapp. Por causa do Telegram (que virou meu padrão), converso com todos os amigos lá (evidentemente os que não o possui — equivocados — continuo pelo Whatsapp) e o Whatsapp virou basicamente familiar, com aqueles grupos esquisitos e, bem... o Facebook Messenger virou apenas para assuntos da faculdade. Essa divisão é bastante clara e aconteceu de forma natural. :o
Breno
Tem algum funcionário do whatsapp infiltrado como seu amigo, ele ouviu seu feedback e já lançou um update pro app. :D
Exibir mais comentários