Um dos problemas da diversidade de dispositivos que temos à disposição atualmente é a falta de praticidade para transferir informações de um aparelho para outro – o trecho de um texto, por exemplo. A boa notícia é que a Microsoft está trabalhando em uma solução: um app multiplataforma chamado OneClip.

Ferramentas que facilitam o intercâmbio de informações entre dispositivos não são novidade. Pushbullet e Kopy são exemplos de apps que oferecem essa possibilidade. Mas o OneClip parece ter uma proposta mais abrangente.

O funcionamento é simples: uma vez instalado no PC ou dispositivo móvel, o OneClip passa a guardar todos os dados que você copia para o clipboard (área de transferência). Pode ser texto puro, links, fotos, capturas de telas, entre outros.

Essas informações são organizadas em categorias como tipo de conteúdo e data de registro, assim como são sincronizadas automaticamente entre todos os dispositivos em que o OneClip está instalado.

Desse modo, você pode copiar qualquer informação registrada no OneClip e colá-la no dispositivo que quiser. É uma mão na roda para quem quer passar um link do PC para o smartphone, por exemplo, ou trabalha com dois computadores ao mesmo tempo – certa vez, eu dei Ctrl+C em um laptop e Ctrl+V no outro; só percebi a esperteza na terceira tentativa 🙁

O OneClip também se mostra útil para mantermos um histórico de informações temporárias que podem ser úteis em outra ocasião.

OneClip

Para quem está preocupado com a segurança, é possível configurar o aplicativo para não copiar informações de determinadas fontes. Você também pode apagar registros a qualquer momento, é claro.

Se você curtiu a ideia e quer testar o OneClip, vai precisar de paciência. A ferramenta vem sendo desenvolvida para Windows, Windows Phone, Android e iOS desde 2014, mas, por enquanto, é um projeto interno da Microsoft. Somente a versão beta para Windows Phone está disponível (para outras plataformas, há links de download não oficiais circulando por aí, então é bom ter cuidado).

A Microsoft não forneceu previsão de lançamento. Na verdade, a companhia sequer deu declarações a respeito. O assunto só veio à tona porque um desenvolvedor “descobriu” o OneClip e divulgou no Twitter.

Com informações: Neowin, The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados