As TVs do futuro serão transparentes? Não sei. Mas tecnologias que tornam essa ideia possível já existem. Em um evento realizado em Hong Kong, a Samsung apresentou uma tela OLED de 55 polegadas que possui a referida característica, além de um display (também OLED) do mesmo tamanho que é espelhado.

O painel transparente não é exatamente uma tecnologia nova. A própria Samsung já havia apresentado uma tela do tipo em 2012. Antes disso, em 2010, a companhia exibiu um laptop com display AMOLED que também tinha transparência.

Mesmo assim, a TV recém-revelada consegue chamar atenção. O dispositivo é bem maior que os protótipos anteriores da Samsung e aparenta exibir imagens com mais definição.

TV transparente - Samsung

A TV com tela espelhada também não é uma ideia recente, mas é igualmente curiosa. Segundo a Samsung, o painel oferece nível de refletância superior a 75%, contraste elevado, mais nitidez na exibição de imagens e suporte a uma gama maior de cores em relação a painéis LCD com tecnologia parecida.

Tudo muito legal, mas a inevitável pergunta não demora a aparecer: qual a necessidade disso? A Samsung acredita que ambas as telas encontrarão espaço em aplicações comerciais, citando como exemplo um “provador virtual”.

Imagine que você quer conferir se uma camiseta combina com o seu estilo, mas você não está disposto a ir a um provador de verdade. Ao ficar em frente à TV espelhada, você verá o seu reflexo nela com a roupa logo ao lado para facilitar a comparação. Em um contexto mais futurista, a tela poderá exibir o seu reflexo, mas com você vestindo a camiseta virtualmente.

TV espelhada - Samsung

O visor transparente pode seguir pelo mesmo caminho. Coloque o seu braço por trás da tela e você poderá experimentar, via realidade virtual, um relógio de pulso ou uma joia, por exemplo.

Se você começar a “viajar nas ideias”, encontrará outras (in)utilidades. Eu, por exemplo, me imaginei indo ao banheiro após acordar e, ao olhar para o espelho acima da pia, encontrar ali a previsão do tempo ou notificações da minha agenda.

Os protótipos mostrados pela Samsung são bastante funcionais. A companhia fez inclusive demonstrações em conjunto com o sistema de câmeras Intel RealSense para dar noções mais claras das aplicações possíveis. Apesar disso, é bom não ter expectativas: deve demorar bastante para encontrarmos ambas as tecnologias no mercado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arley Martins
No quesito TV a samsung arrebenta com os concorrentes. Eu tenho 2 TV samsung e não troco por outra marca. Imagem e som é mto superior.
Ademir Cavalcanti
Essa tecnologia servirá para que as janelas atuais sejam substituídas, permitindo inúmeras aplicações e ganhando inclusive espaço interno livre... As janelas dos aviões poderão mostrar a visão do mundo exterior de forma natural ou digital, além de informações e vídeos... facilitará o uso de câmeras para fotografar ou filmar, pois permitirá visualizar tudo que estiver à frente... enfim, mentes mais criativas irão encontrar usos que ainda não foram pensados ainda, além dos que os criadores dessasemana tecnologias já pensaram e ainda não divulgaram... A Internet quando foi criada, não havia qualquer idéia do que seria hoje, assim como o computador...
Rodrigo
Neste segmento, Samsung mata a pau.
mhenriquecd
Seria uma das grandes funções desta tecnologia
GBRLL
O mini cooper já tem algo parecido.
Louis
Lendo essa matéria parece que as pessoas ficam com raiva com esse tipo de produto.
Emerson Alecrim
Colocando uma tela flexível sobre o para-brisa, dá mesmo para apostar em uma ideia como essa.
Emerson Alecrim
Que interessante! Não conhecia esse conceito.
Daniel Ribeiro
Eu só consigo pensar nisso no carro... Seria FODA ter uma tela dessas no para-brisa do carro, mostrando navegação de GPS, dados do carro (velocidade, consumo, etc), e do rádio.
Antonio Lima
Imagina isso funcionando como GPS no para-brisa de um carro.
Jr. Hames
Pra quem não quer esperar, http://michaelteeuw.nl/tagged/magicmirror :)