Uber pede ajuda aos usuários para não ser proibido em São Paulo

Serviço pede que população pressione os vereadores para projeto de lei não ser aprovado

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
Uber app

Depois de um sufoco na justiça brasileira, o Uber percebeu que precisa do apoio dos usuários para não ser proibido na cidade de São Paulo. A empresa publicou nesta segunda-feira (29) uma nota pedindo ajuda para barrar o projeto de lei 349/2014 na Câmara dos Vereadores. O projeto vai de encontro às atividades do Uber, proibindo o “transporte remunerado de pessoas em veículos cadastrados através de aplicativos para locais pré-estabelecidos” — exatamente o que o serviço faz.

“Esse PL vai contra o inovador conceito de compartilhamento de veículos introduzido pelo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo”, diz o Uber. Na nota, a empresa lembra que a Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia (respira!) da Câmara Municipal de São Paulo deu um parecer contrário à aprovação do PL por “desestimular meios alternativos à melhoria da mobilidade urbana em SP”.

Como os cidadãos não podem votar diretamente em projetos de lei, o Uber pediu apenas que os usuários enviem um e-mail a uma série de vereadores, pressionando-os para que a pauta não entre em votação. Caso o projeto seja aprovado e sancionado pelo prefeito Fernando Haddad, os motoristas do Uber (e serviços similares) que forem pegos terão o veículo apreendido e pagarão multa de R$ 1,7 mil.

O projeto está em trâmite na Câmara Municipal de São Paulo, logo, cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos e Osasco, não seriam afetadas caso o PL seja sancionado.

Você pode ler a nota na íntegra e copiar o conteúdo do e-mail no blog do Uber.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados