Início » Internet » Twitter libera fotos com legendas para pessoas com deficiência visual

Twitter libera fotos com legendas para pessoas com deficiência visual

Você poderá descrever suas imagens sem consumir o limite de 140 caracteres

Por
3 anos e meio atrás

O Twitter lançou nesta terça-feira (29) um recurso para permitir que os usuários coloquem legendas de até 420 caracteres nas fotos publicadas na rede social. O objetivo é tornar as fotos acessíveis para todos os usuários, incluindo as pessoas com deficiência visual, que utilizam o Twitter com a ajuda de leitores de tela.

O que é o TalkBack? Saiba como funciona no Android

foto-legenda-twitter

Os usuários do Twitter já descreviam suas imagens para permitir que os cegos ou pessoas com baixa visão entendessem as fotos, mas de maneira informal, normalmente com alguma hashtag, como #pracegover ou #legenda. O recurso nativo de legendas do Twitter não consome o limite de 140 caracteres para tweets.

Para colocar legendas, é necessário ativar o recurso nos aplicativos oficiais do Twitter para Android e iOS. Em ambos os casos, entre nas configurações, abra o menu Acessibilidade e ative a opção “Escrever descrições de imagens”. Sempre que você escrever um tweet com imagem, um botão “Adicionar descrição” aparecerá na miniatura da sua foto.

twitter-descricao-ios

O recurso é voltado para deficientes visuais, e as descrições que você digitar só poderão ser lidas por leitores de tela, como o VoiceOver do iOS e TalkBack do Android. As legendas das fotos não aparecerão visualmente no aplicativo — elas funcionarão mais ou menos como o atributo “alt” do HTML.

No momento, a novidade está disponível apenas nos aplicativos do Twitter para Android e iOS. O Twitter abriu a funcionalidade na API para permitir que os aplicativos de terceiros também incluam descrições nas imagens.

Mais sobre: ,