Início » Gadgets » Atletas poderão fazer pagamentos com anel nas Olimpíadas

Atletas poderão fazer pagamentos com anel nas Olimpíadas

Jean Prado Por

Os Jogos Olímpicos também dão espaço para as empresas testarem suas últimas novidades tecnológicas. A Visa vai aproveitar o patrocínio e oferecer a 45 atletas um anel que faz pagamentos nas máquinas convencionais de cartão.

visa-olympics-2016-ring-03

A mágica acontece graças ao NFC, com o mesmo método que nossos smartphones utilizam para fazer pagamentos em ferramentas como Android Pay, Samsung Pay e Apple Pay, por exemplo. No Brasil, a maioria das máquinas de cartão já está pronta para funcionar com NFC.

Ainda que sem disponibilidade certa, o anel é interessante para os atletas da competição por causa da praticidade. Resistente à água, o Visa Payment Ring (nome provisório) pode ser usado por nadadores ou ciclistas que usam roupas muito apertadas e estão muito ocupados treinando para se preocupar com uma carteira. Ele é feito de uma cerâmica resistente.

Leia também: O futuro dos cartões: crédito, débito, celular ou carro?

O anel funciona com um microchip bem seguro feito pela Gemalto, empresa de segurança digital, e não precisa ser recarregado em nenhum momento. A conexão é feita diretamente com uma conta da Visa pré-paga, que pode ser recarregada on-line. Caso o anel seja perdido, dá para desativá-lo como se fosse um cartão.

XXXX on Thursday, June 2, 2016, in New York. (Charles Sykes/AP Images for VISA)

Foto: Charles Sykes/AP

Um ponto interessante é que a autenticação do anel é feita pelo Visa Token Service, uma tecnologia da empresa que autentica os pagamentos por token. As informações usuais (como o número de 16 dígitos do cartão, data de vencimento e código de segurança) são substituídas por um código digital único, que consegue processar pagamentos sem expor o detalhe das contas.

Segundo o BusinessWire, a Visa pretende implementar 4 mil terminais e pontos de venda até os Jogos Rio 2016, para aceitar pagamentos por NFC. Eles devem ficar localizados em estádios e centros de imprensa.

Como é um protótipo, o anel não tem preço definido, nem sabemos se um dia ele será comercializado em massa. Apesar do grande marketing envolvido na ação, é interessante que as empresas desenvolvam novos meios de pagamento — que podem ser seu smartphone, seu carro ou até mesmo a manga da camisa. Quem precisa de carteira para pagar alguma coisa?

Com informações: B9, CNET.

O futuro do dinheiro

Esse anel faz parte da substituição do dinheiro em papel pela... tecnologia. O fato das cédulas em papel representarem apenas 5% da atividade econômica ao redor do mundo motivou a gravação do Tecnocast 037, sobre o futuro do dinheiro. Quais são as melhores soluções existentes? E o impacto que isso causa? O play fica logo abaixo! 🙂

037

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
R Severo
Engenheiro Web
Carlos Eduardo
Nem todo mundo pode pagar com o anel, o Eno perdeu o anel dele.. tem alguém ae com o Anel do Eno ?
Exibir mais comentários