Início » Gadgets » Atletas poderão fazer pagamentos com anel nas Olimpíadas

Atletas poderão fazer pagamentos com anel nas Olimpíadas

Jean Prado Por

Os Jogos Olímpicos também dão espaço para as empresas testarem suas últimas novidades tecnológicas. A Visa vai aproveitar o patrocínio e oferecer a 45 atletas um anel que faz pagamentos nas máquinas convencionais de cartão.

visa-olympics-2016-ring-03

A mágica acontece graças ao NFC, com o mesmo método que nossos smartphones utilizam para fazer pagamentos em ferramentas como Android Pay, Samsung Pay e Apple Pay, por exemplo. No Brasil, a maioria das máquinas de cartão já está pronta para funcionar com NFC.

Ainda que sem disponibilidade certa, o anel é interessante para os atletas da competição por causa da praticidade. Resistente à água, o Visa Payment Ring (nome provisório) pode ser usado por nadadores ou ciclistas que usam roupas muito apertadas e estão muito ocupados treinando para se preocupar com uma carteira. Ele é feito de uma cerâmica resistente.

Leia também: O futuro dos cartões: crédito, débito, celular ou carro?

O anel funciona com um microchip bem seguro feito pela Gemalto, empresa de segurança digital, e não precisa ser recarregado em nenhum momento. A conexão é feita diretamente com uma conta da Visa pré-paga, que pode ser recarregada on-line. Caso o anel seja perdido, dá para desativá-lo como se fosse um cartão.

XXXX on Thursday, June 2, 2016, in New York. (Charles Sykes/AP Images for VISA)

Foto: Charles Sykes/AP

Um ponto interessante é que a autenticação do anel é feita pelo Visa Token Service, uma tecnologia da empresa que autentica os pagamentos por token. As informações usuais (como o número de 16 dígitos do cartão, data de vencimento e código de segurança) são substituídas por um código digital único, que consegue processar pagamentos sem expor o detalhe das contas.

Segundo o BusinessWire, a Visa pretende implementar 4 mil terminais e pontos de venda até os Jogos Rio 2016, para aceitar pagamentos por NFC. Eles devem ficar localizados em estádios e centros de imprensa.

Como é um protótipo, o anel não tem preço definido, nem sabemos se um dia ele será comercializado em massa. Apesar do grande marketing envolvido na ação, é interessante que as empresas desenvolvam novos meios de pagamento — que podem ser seu smartphone, seu carro ou até mesmo a manga da camisa. Quem precisa de carteira para pagar alguma coisa?

Com informações: B9, CNET.

O futuro do dinheiro

Esse anel faz parte da substituição do dinheiro em papel pela... tecnologia. O fato das cédulas em papel representarem apenas 5% da atividade econômica ao redor do mundo motivou a gravação do Tecnocast 037, sobre o futuro do dinheiro. Quais são as melhores soluções existentes? E o impacto que isso causa? O play fica logo abaixo! 🙂

037

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Eduardo
Nem todo mundo pode pagar com o anel, o Eno perdeu o anel dele.. tem alguém ae com o Anel do Eno ?
Anthony Fernando
Quando falou em anel pensei outras coisas (° ?? ?°)
Weller Santibanez
É esse mesmo, obrigado por lembrar certinho.
Mike Allan
Bem colocado Weller hehe Quem quiser saber mais, acessa www.wearATAR.com
Mike Allan
Oi Keaton, tudo bem? Você já pode garantir o primeiro wearable que faz pagamentos do Brasil! Que é a ATAR band :) Ela é uma pulseira que paga por NFC também!! Sem bateria e à prova d'água hehe confere lá em www.wearATAR.com
Mike Allan
Muito bem colocado Luana :D www.wearATAR.com
Gabriel Evangelista
O cara era eu, e já fazem duas semanas desde o ocorrido e nada mudou. "risos amarelos"
Luana Tech
Muito bom. Pra quem gostou dessa tecnologia fica a dica do Atar Band... É um wearable de pagamentos desenvolvido por uma startup brasileira.
Yago G.
Lembrei da postagem de um cara lá no grupo que tentou pagar pelo nfc e o supermercado não aceitou porque "ainda não estava adaptado ao sistema". Na verdade quem não estava adaptado eram os funcionários, no caso, até a gerente que foi chamada pra resolver o problema.
Yago G.
Isso é um fato no Brasil,o sistema de pagamentos em cartão de crédito e por outros meios "mais tecnológicos " está bem mais presente em nosso país que em qualquer outro. Uma amiga alemã disse-me uma vez que nunca vira uma pessoa comprando um sorvete pelo cartão de crédito e isso é comum aqui. É até um paradoxo, porque somos sempre os últimos a receber esses meios de pagamentos fora dos padrões, como air pay e Samsung pay, por exemplo.
NoobIsrael
( ?° ?? ?°)
MalcriadoRJ ????????
Tem gente que dá o anel sem cobrar nada também. Ganha crédito pra compensar com dívidas futuras?
MalcriadoRJ ????????
Esse é empreendedor. Eu fico com a delegação holandesa! o/
Heitor89
O diego hipolito sempre faz o pagamento com o anel kkkkkk
Alessio Esteves
Falhei no Teste de Maturidade aqui.
Baidu Instalado Com Sucesso!
( ?° ?? ?°)
Keaton
Como é um protótipo, o anel não tem preço definido, nem sabemos se um dia ele será comercializado em massa.
Seria interessante demais se isso fosse disponibilizado para o pessoal. Eu, como homem, preferia um implante sub-cutaneo... mas esse anel também é interessante.
Ricardo - Vaz Lobo
Os gadgets subcutâneos se aproximam?
Weller Santibanez
Isso é bem parecido com o que vi no Tecnogrupo outro dia, uma empresa BR lançando uma pulseira que faz pagamento por NFC, é muito interessante!!
Antony
Pretendo abrir uma barraquinha de churros ao lado de onde a delegação sueca se hospedar ( ?° ?? ?°)
Igor
Hahahahaha
R Severo
hahahaahahahahahahhah morri!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kafeh
Pois é, vim aqui pra comentar pois me lembrou o ditado estadunidense: "gas, ass or grass".
Arlys Souza
Não tenho maturidade para esta manchete.
Rodrigo Lameira
Isso não é novidade. já tem muita gente no Brasil que paga dívidas com o seu anel...
Bruno Bastos
( ?° ?? ?°)