Bluetooth 5

O consórcio Bluetooth SIG anunciou nesta semana uma nova versão para a tecnologia que leva o seu nome. O Bluetooth 5, como está sendo chamado, vem para oferecer área de cobertura quatro vezes maior, o dobro da velocidade e melhorias que elevam a capacidade de tráfego de dados em até 800% na comparação com o padrão atual, o Bluetooth 4.2.

Desde a versão 4 que o Bluetooth SIG vem ajustando a tecnologia para se adequar ao universo da internet das coisas (saiba mais sobre o conceito no Tecnocast 009). Mesmo assim, hoje precisamos de apenas alguns poucos metros de distância para que dispositivos conectados via Bluetooth deixem de se comunicar. É por isso que, desta vez, o consórcio se focou tanto no alcance: a tecnologia poderá fazer com que cada equipamento atinja distâncias de até 40 metros.

É claro que o alcance dependerá do hardware do dispositivo e estará suscetível a fatores ambientais, como paredes. Apesar disso, espera-se que o Bluetooth 5 possa cobrir todo um apartamento médio, por exemplo, o suficiente para permitir que os dispositivos do local troquem informações. Essa é uma característica essencial para a internet das coisas.

Se a conectividade será maior, convém que a velocidade também o seja. O Bluetooth 5 poderá trabalhar com taxa de 50 Mb/s (megabits por segundo), aproximadamente. Nas versões atuais da tecnologia, a velocidade máxima é de 24 Mb/s. Para completar, a capacidade de tráfego de dados do Bluetooth 5 será oito vezes maior.

A expectativa é a de que todos os novos atributos façam o Bluetooth ser mais presente no dia a dia dos usuários. O Bluetooth SIG espera, por exemplo, que o uso da tecnologia para conectar o smartphone que está na cozinha às caixas de som que estão na sala seja um hábito mais comum do que é hoje.

Bluetooth - imagem por Mashable

Mas, se há mais velocidade e alcance, o Bluetooth 5 poderá não apenas ser usado em mais dispositivos como também elevar o tempo de permanência de cada conexão. Só que há um fator potencialmente limitador aqui: o consumo de energia.

Esse é um ponto que ainda não foi detalhado, mas o Bluetooth SIG dá entender que o consumo de energia não será problema — ou, ao menos, não será um problema tão grande. O Bluetooth 4 foi lançado com atenção especial na economia de energia. Isso foi possível graças à otimização das transmissões, principalmente. No Bluetooth 5, técnicas de otimização também estarão presentes, mas somente com testes é que será possível estimar com alguma precisão como ficará a questão do consumo.

Uma novidade que soa menos importante, mas que merece menção é o suporte melhorado a beacons, pequenos dispositivos que podem, por exemplo, enviar uma mensagem para o seu smartphone quando você se aproxima deles.

Nesse sentido, se você estiver passando em frente a uma loja e o beacon reconhecer o seu dispositivo móvel, você poderá receber uma promoção no mesmo instante. Para isso, sequer é necessário que o seu aparelho esteja conectado à internet.

De igual forma, se você estiver em um museu, poderá receber na tela do celular a descrição de uma peça em exposição. Funcionalidades como essa já existem em alguns lugares, mas, como o alcance do Bluetooth 5 será maior, o número de aplicações do tipo poderá aumentar.

Será? Demorará um pouquinho para descobrirmos. A previsão é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com o Bluetooth 5 cheguem ao mercado entre o final de 2016 e o início de 2017.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados