Início » Aplicativos e Software » Como desativar atualizações automáticas do Windows 10

Como desativar atualizações automáticas do Windows 10

As atualizações automáticas são obrigatórias no Windows 10, mas é possível desativá-las.

Emerson Alecrim Por
TB Responde

As atualizações automáticas são obrigatórias no Windows 10, pelo menos para quem usa a versão Home do sistema operacional. Trata-se de uma decisão da Microsoft para reforçar a segurança: os updates contêm correções para falhas potencialmente graves. Mas, por uma série de razões, você pode precisar desativar atualizações automáticas do Windows 10. Como fazer isso? Mostramos o passo a passo a seguir.

Dica: Como desativar (ou ativar) o Windows Defender

Atualizações automáticas - Windows 10

Como impedir temporariamente a atualização de drivers no Windows Update

Às vezes, o que você precisa impedir é o update do driver de um componente de hardware. Isso geralmente acontece quando a atualização tem uma falha inesperada que faz o item parar de funcionar.

Para casos como esse, a própria Microsoft oferece uma ferramenta gratuita que impede temporariamente o update do driver. Assim você pode esperar que uma versão corrigida seja disponibilizada para então instalá-la.

Você deve baixar a ferramenta nesta página da Microsoft. O nome do software é wushowhide.diagcab. Assim que você executá-lo, a ferramenta exibirá a tela abaixo. Clique em Avançar.

wushowhide.diagcab

Note que a ferramenta irá fazer uma varredura em busca de drivers. Quando esse processo terminar, clique em Hide updates. Na tela seguinte, selecione o driver que você deseja que não seja atualizado e clique em Avançar. Aquele driver então será configurado para não sofrer updates. Na tela que surgir, você poderá clicar em Explorar opções adicionais para tentar encontrar uma solução para o problema que afeta aquele driver, mas esse passo é opcional.

Hide updates

Hide updates

O driver foi corrigido e já é possível atualizá-lo? Tudo bem. Execute a ferramenta novamente e clique em Show hidden updates. A tela seguinte mostrará o driver que você escolheu não atualizar. Selecione-o e clique em Avançar. A partir daí, o driver voltará a ser atualizado normalmente.

Como desativar o Windows Update do Windows 10

Por alguma razão, você precisa que nenhuma atualização automática seja realizada. Em outras palavras, você precisa desativar o Windows Update. Há um jeito relativamente fácil de fazer isso, mas você deve ter ciência de que a falta de updates aumenta as chances de o seu computador ser afetado por falhas de segurança graves. O faça, portanto, por sua conta e risco.

Na barra pesquisar no Windows ou no Menu Iniciar, digite executar. A ferramenta Executar será aberta (você também pode acessá-la pressionando os botões Windows e R ao mesmo tempo). Ali, digite services.msc e clique em Ok.

Serviços - Windows 10

Uma janela com o título Serviços surgirá. Nela, procure o item Windows Update, lá no final. Clique nesse item.

Agora, na janela seguinte, clique no botão Parar. Isso fará o Windows Update parar de funcionar. Mas ele voltará a ser ativado na próxima inicialização do sistema, por isso, em Tipo de Inicialização, escolha a opção Desativado. Clique em Ok para finalizar.

Serviços - Windows Update desabilitado

Desativar atualizações automáticas do Windows 10 com o regedit

Não funcionou? Há outra saída: o registro do Windows. Mas tome cuidado. O menor descuido pode danificar o sistema operacional. Novamente, siga o passo a passo por sua conta e risco.

Na barra de pesquisa do Windows 10, digite regedit. Se o Windows pedir permissão para realizar modificações, clique em Sim. O Editor do Registro abrirá. Nele, no lado direito, vá em HEY_LOCAL_MACHINE » SOFTWARE » Policies » Microsoft » Windows.

Regedit - Windows Update

Clique com o botão direito do mouse no lado direito do editor, escolha Novo e Chave. Nomeie essa chave como WindowsUpdate (assim, tudo junto). Agora, clique nela com o botão direito do mouse novamente, vá em Novo » Valor DWORD (32-bit). Nomeie esse valor como NoAutoUpdate. Por fim, dê dois cliques nele e informe o valor 1.

Regedit - Windows Update

Esse procedimento deve deixar o Windows Update desativado.

Para Windows 10 Pro: desativar o Windows Update usando gpedit.msc

Se você tem o Windows 10 Pro, pode desativar atualizações automáticas usando o Editor de Política de Grupo Local — essa ferramenta não está disponível na versão Home do sistema operacional.

Para tanto, digite executar na barra de pesquisa do Windows (ou, relembrando, pressione as teclas Windows e R ao mesmo tempo) e, em Executar, escreva gpedit.msc. Clique em Ok.

No passo seguinte, vá em Configuração do Computador » Modelos Administrativos » Componentes do Windows » Windows Update e clique no item Configurar Atualizações Automáticas. Na próxima tela, marque a opção Desabilitado e clique em Ok. Se quiser desfazer a configuração, basta voltar a esse passo e marcar a opção Habilitado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wilson Nantes Rodrigues
Muito legal mas, Não funciona! É melhor usar o freeware indicado neste artigo: https://forumktec.blogspot....Rápido, totalmente Gratuito e eficiente...
André Morelli
Passo pelo mesmo problema. Queria uma solução definitiva
André Morelli
Muito obrigado! Não aguentava mais esse monte de atualizações, quase uma por dia, que trava o computador e não deixa ele funcionar direito. Salvei a página nos favoritos, pq um amigo já tinha bloqueado as atualizações mas elas tinham voltado. Será que não existe um app não oficial que anulava o update só de clicar? Ia ser perfeito
Ataide Souza
Então usando esse Procedimento não terá certeza no momento que você escreve ( deve ) Cuidado GaleraEsse procedimento deve deixar o Windows Update desativado.
Mtheus
Pior que desativar pelos serviços o fdp depois de um tempo reativa sozinho... que odio dessa merda
Gabipri1
é seguro fazer isso?
Mauro Nascher
No meu Windows 10 Home, não tem esta opção Windows Update como manda encontrar!
cHucKy515
obg! o windows atualiza e meu pc começa a travar ¬_¬
Clayton Queiroz
Ninguém merece também, ficar mexendo no registro do Sistema.
Zenildo T. Viana Filho
Renato, já tentei de tudo, o Windows força a atualização. Vamos ver se agora com a sua dica resolve. Estou quase formatando e migrando para o Linux Ubuntu.
Zenildo T. Viana Filho
Estou quase formatando e migrando pro Ubuntu Linux.
Zenildo T. Viana Filho
Já tentei de tudo. Não funciona comigo. O Windows força a atualização. O meu Windows é o Home edition.
Aline
Desativar o Windows 10 Update Assistant https://www.youtube.com/wat...Essas atualizações do windows são uma desgraça, meu notebook liga e desliga sozinho, arquivos somem, a internet fica uma bosta, se aceito uma atualização na mesma semana ele manda outra, e isso fica infinitamente, toda semana te uma atualização nova, a cada atualização fica pior, e nunca se tem opção de não aceitar a atualização, só reiniciando a máquina, até que chega um dia que ele atualiza sem vc saber, pode ser até com notebook fechado. Fiz o que fala no vídeo faz uns 10 minutos, espero que nunca mais essa praga apareça.
Knight Comp. e Peças
Mestre Renato Pontes!!! Aqui resolveu também excluindo a pasta "UpdateAssistant"Muito obrigado por compartilhar essa informação amigo, de verdade!!!Tudo de bom pra ti e sucesso!
Jhonatan Oliveira
No desativar com o regedit ali, o valor é 1 ou 0? Diz pra por 1 mas na foto está 0, qual dos dois valores é o certo?
Jonas Honk
Renato, te agradeço DE CORAÇÃO pela sua dica, muito mais útil que o artigo.Funcionou perfeitamente. MUITO OBRIGADO!!!
Jonas Honk
Artigo INÚTIL.O que funcionou foi a dica do Renato Pontes:https://tecnoblog.net/19904...
Renato Pontes
Cara por incrível que pareça, eu consegui achar e excluir essa praga, estava quase enlouquecendo, vá para o seu disco rígido (C:), procure a pasta chamada Windows, dentro dessa pasta você achará outra pasta que se chama UpdateAssistant, exclua tudo dessa pasta, nunca mais ele apareceu para atualizar para mim!!
Marcos Guilherme
Segura meu like ai, sem strake! vlw!
Antonio Caser
Desativei o windows update no Windows 10, mas o Windows está ativando mesmo assim e instala um "assistente de atualização do Windows 10". Como remover essa PRAGA?
William Soares Paixão
Isso tá acontecendo direto comigo. desativei e agora de mês em mês eu atualizo e observo.
Achiles Rezende
Ótima postagem. Finalmente resolvi o problema desse Windows 10 infernal..toda atualização entrava em reparo automático e perdia tudo
Luiz Antonio Brandao
essa porcaria do windows 10 fica a todo momento baixando atualizaçoes e não deixa a gente usar a internet, por que fica extremamente lento, gostaria que tivesse uma opçao de agendar atualizaçoes pra nao atrapalhar quando eu tiver usando a net!
P i c h e u
Meu not n tem esse serviço do windows update ;-;
Léo
Perfeito!
Rafael Matias
Obrigado. Foi mto útil.
Antonio Gracivaldo
Muito agradecido, você foi de grande ajuda, parabéns.
VR5
E como faço para desabilitar isso no Windows Mobile 10?
Elinux
obrigado, ajudou mt
Breno Miller Vieira De Moura
cara voce salvou meu windows! haha parabens pelo otimo site
Breno Miller Vieira De Moura
cara voce salvou meu windows! haha parabens pelo otimo site