Início » Negócios » Samsung compra Viv, assistente virtual dos criadores da Siri

Samsung compra Viv, assistente virtual dos criadores da Siri

Emerson Alecrim Por

Viv

Assistentes de voz representam um dos grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, especialmente em plataformas móveis. Como esse segmento ainda tem muito o que oferecer, a Samsung decidiu não ficar de fora dessa: a companhia acaba de se tornar dona da Viv, assistente virtual desenvolvida pelos mesmos criadores da Siri.

Adam Cheyer, Chris Brigham e Dag Kittlaus fundaram a Siri em 2007. Depois, em 2010, venderam a empresa para a Apple. Em 2012, eles montaram a Viv com o objetivo de desenvolver uma assistente de voz com uma proposta mais abrangente, capaz de levar inteligência não só para celulares, mas também para casas, carros, eletrodomésticos, wearables, equipamentos de áudio e assim por diante, tudo de modo interconectado.

Essa integração, que só agora começa a ganhar força nas assistentes que já estão no mercado, permitirá que a Viv lide com um número grande de solicitações complexas, o que, em tese, fará seu sistema de inteligência artificial reconhecer comandos de voz e interpretar contextos com mais eficácia.

Para isso, os criadores da Viv apostam em uma abordagem bastante audaciosa: a Viv é baseada em um sistema de aprendizagem que, espera-se, fará a assistente melhorar o próprio software. É como se a assistente fosse capaz de se reprogramar.

Outra abordagem interessante: a Viv foi idealizada para se integrar com o máximo possível de serviços, o que fez Kittlaus prometer APIs que permitirão, por exemplo, que a assistente efetue um pagamento programado ou chame um Uber quando você disser "quero ir ao shopping".

Viv

Essa promessa de integração será mantida pela Samsung, embora não tenha ficado claro quando a companhia irá liberar as APIs. Na verdade, ainda não se sabe o que a empresa pretende fazer com a Viv. Pode ser que a Samsung use a tecnologia da assistente para melhorar o S-Voice ou para munir a plataforma Tizen de mais inteligência.

Mas é mais provável que a Samsung queira, pelo menos inicialmente, fazer da Viv um grande diferencial em seus dispositivos móveis e, mais para frente, em outros produtos. Essa também seria uma forma de diminuir a dependência da companhia do ecossistema do Google.

Até o momento, a Samsung informou apenas que a Viv, como empresa, terá uma relação bastante próxima com a sua divisão de dispositivos móveis, mas funcionará como um braço independente. Isso significa que a Viv poderá até chegar a plataformas como iOS e Windows.

Apesar das propostas inovadoras, é importante destacar que a Viv está em fase inicial de desenvolvimento. Por ora, a maior parte dos seus recursos não passa de promessa. De todo modo, a Samsung não teria apostado na ideia se não enxergasse potencial ali, certo?

Só não sabemos de quanto é essa aposta. O valor do negócio não foi revelado. Tampouco há previsão de quando a Viv estará entre nós.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

McFake
Se levar em consideração que a vivo é uma bomba, faria bastante sentido até!
Josiel Hen
Quero um assistente virtual de verdade, um que possa fazer tarefas simultâneas, como "Me lembre de pagar a conta da operadora amanhã, adicione uma nota no Keep, 'assistir o ultimo episodio de TBBT', chame o Uber daqui 20 minutos e coloque o celular em modo de economia de bateria, verifique também minha galeria a procura de fotos repetidas, me mostre daqui 4 horas o que encontrou", mas, o que posso fazer é "ligue o wi-fi", com o assistente da Google, e ele sequer possui uma configuração para auto-fechamento após mostrar o resultado ou algo assim, tirando toda a praticidade da situação, poxa, já que vou ter de tocar na tela de qualquer forma, faço o "trabalho" por mim mesmo.
@Sckillfer

Será se quando a Samsung integrar a Viv eles vão sair da Sammy e criar outra empresa com outra assistente? Quem será que vai comprar a próxima?

F. S.
Será se quando a Samsung integrar a Viv eles vão sair da Sammy e criar outra empresa com outra assistente? Quem será que vai comprar a próxima?
@Sckillfer

Ali deveria tá escrito grande/relevante, porque a Cortana, coitada... Nasceu muito boa e estagnou (como tudo que é bom da Microsoft, que acha que o mercado vai ficar parado esperando o ciclo dela).

F. S.
Ali deveria tá escrito grande/relevante, porque a Cortana, coitada... Nasceu muito boa e estagnou (como tudo que é bom da Microsoft, que acha que o mercado vai ficar parado esperando o ciclo dela).
Wilson Faustino
O MZ já disse que Facebook está investindo pesado em IA tbm.
Rodrigo Gommes
eu também li isso
Luciano Rocha
Sansung compra a Vivo
Rodrigo Sena
Todo mundo com sua IA... Muito assustador isso :)
Wendell Rocha
Agora temos uma granada com IA. Espero que ela consiga identificar quando o dono for assaltado e exploda na mão do meliante.
LekyChan
microsoft com a cortana
Weller Santibanez
Isso que é resposta rápida ao Google Assistant. Agora temos: Apple, Google, Samsung e Amazon, tem mais alguma grande?
Will

Isso que é resposta rápida ao Google Assistant.

Agora temos: Apple, Google, Samsung e Amazon, tem mais alguma grande?