Início » Telecomunicações » Vivo começa a utilizar frequência de 1.800 MHz para 4G e promete LTE Advanced

Vivo começa a utilizar frequência de 1.800 MHz para 4G e promete LTE Advanced

Lucas Braga Por

Depois de Claro e TIM, a Vivo anunciou que iniciou o processo de refarming de frequências e irá utilizar a faixa de 1.800 MHz para a tecnologia LTE. A frequência era utilizada exclusivamente em redes 2G e a operadora fez uma limpeza de blocos de 5 MHz para reaproveitá-los na tecnologia 4G.

Por ser uma frequência menor que a adotada atualmente pela operadora (2.600 MHz), a penetração de sinal será maior. Ao Teletime, a Vivo afirmou que investirá de forma agressiva no refarming (reaproveitamento de frequências) de 1.800 MHz, com a expectativa de fazer uma limpeza ainda maior na frequência da operadora. A ideia é fazer o mesmo com o 850 MHz, mas isso é um projeto a longo prazo, por se tratar da principal faixa da Vivo na oferta de 2G.

vivo-marca-logo-torre

A Vivo também anunciou que irá fazer agregação de portadora e, assim, oferecer LTE Advanced, que permite maior velocidade na transmissão de dados. Durante a Futurecom, a operadora fez testes agregando as frequências de 1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz — essa última frequência também será utilizada pela operadora após a liberação das faixas da TV analógica. A faixa será desocupada em todo o Brasil apenas em 2018.

Durante os testes no evento, feitos com modem Snapdragon X16, a Vivo agregou 35 MHz de espectro utilizando modulação 256 QAM e tecnologia MIMO 4x4, que dobra o fluxo de dados entre antena e dispositivo. Com toda essa comunicação, é possível atingir velocidades acima de 530 Mb/s — resta saber se a operadora vai aumentar as franquias de dados na mesma proporção.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mocci
Muito obrigado.
avinicius
Sim, essa frequência é a banda 3 que é suportada pelo X Play.
evefavretto
Precisava desenterrar? Anyway, provavelmente tá ruim por que a Vivo usa míseros 5Mhz na banda 3.
tchub27
caí nessa matéria justamente por que perecebi esse ícone do 4G+ aqui em BH ontem no meu S7, ironicamente também estava péssimo
Thiago Mocci
Como saber se meu aparelho sera beneficiado? Uso um Moto X Play brasileiro. A nova frequência será pego por ele?
Lobo Solitário
Ah sim, realmente é lamentável isso que a Vivo quer impor. Não entendo essa atitude do Amos, quando ele era o presidente da GVT era uma pessoa, depois que assumiu a Vivo, parece que viraram ele do avesso, surtou total.
Ricardo Cubas
Amigo, estou me referindo aa banda larga fixa da Vivo. O plano mais caro tem franquia de 300 gigas. Lamentável.
Lobo Solitário
E pra que diabos vc quer assistir filmes em Ultra HD no celular? Aí já tá forçando a barra só para ter motivo para reclamar.
Hemerson Silva
Mas aí é banda larga fixa.
Julio Dessoy
Base da 2g da vivo pequena ?? "A Vivo é que tem a maior base 2G ainda no país (dados do final de 2015), com 31% do mercado, de pouco mais de 70 milhões de acessos, revela o estudo." http://www.telesintese.com.br/vivo-tem-mais-clientes-em-4g-e-2g-claro-em-3g/
Michel Vieira Pinto
O Tim BETA manda lembranças e bla bla bla...
Andre Guilhon
Baita celular. A tarde pretendo instalar o Cyanogen 14 (android 7), para corrigir o único e grande problema dele: A falta de atualização.
Andre Guilhon
E depois LTE-Advanced Pro Plus Max Ultra...
Andre Guilhon
Pô, minah franquia de celular aumento de míseros 400MB (mais 400 de bônus) para 1,5GB. Mantendo o mesmo preço, no controle. Veja bem, é pouco, mas me resolve já que passo 90% do tempo coberto por wi-fi. E aumentou. Sem aumentar o preço. E a velocidade costuma ser bem boa. Tudo bem que eles me ligaram 32 vezes tentando me fazer mudar de plano, para um plano que custava 50% mais, tinha menos franquia de dados, mas aumentava meus minutos (acho que tenho 50 minutos no momento, dos quais uso 0). Mas foi só dizer não 87 vezes em cada ligação e pronto! Podiam mesmo era entrar com planos fartos em internet, e sem nenhum minuto de ligação. Eu certamente migraria.
Fábio Moser
KKKK...
Ricardo Cubas
A maior franquia hoje da Vivo é 300 Gbytes na velocidade de 300 megas. Ou seja, se vc assistir três filmes em UHD de duas horas, acaba a sua franquia... É ridículo! Por essas e outras, vou manter minha assinatura antiga da GVT de 35 megas por toda a minha vida!!! Kkkkk
Eduardo Papa
Piora, depois vai ser LTE-Advanced Pro Plus Max...
Rafael Rodrigues
Realmente precisa ser ótima em toda a cidade. A única que consigo usar internet móvel de forma satisfatória aqui no Rio é a Vivo mas no meu bairro, usando de forma estática todas são razoáveis. Fora a Vivo, as outras tem redes muito inferiores de modo que meu telefone fica 4G > H+ > H > E > G> E > G > H. Usei a Claro por uns meses e quando caía pra G só usando os códigos do Android pra forçar subir pra H+ ou 4G. A pior operadora.
SiouxBR
Se como essa nova tecnologia eles conseguirem atender a velocidade atualmente PROMETIDA nos anúncios já está mais do que bom.
Silvio Ney
Ue, mas é exatamente o contrário que ela tem feito... :(
Wellington Gabriel de Borba
Finalmente a Vivo está dando um uso nobre aos seus 1800 Mhz. Ela adquiriu a frequência para que os clientes das outras operadoras brasileiras, que adotam frequências de padrão europeu, que possuíam aparelhos mais antigos e simples pudessem utilizar a sua rede GSM, a única baseada em padrão de frequência americano. No entanto toda esta manobra técnica da Vivo ocorreu quando o 2G já iniciava o seu declínio. Tanto é que a rede GSM da Vivo, por ser tão jovem, era 100% escalonável ao WCDMA, fazendo a operada alcançar a liderança em cobertura 3G com uma rapidez muito superior a das concorrentes. Sendo assim, por ter uma base 2G tão pequena em vista de outras operadoras, o refarming dos 1800 Mhz da Vivo é o mais fácil, com exceção de suas operações em Minas Gerais, antigo ativo adquirido da extinta Telemig Celular. O X da questão agora é quando todas as operadoras vão desativar de fato o 2G, principalmente em 1800 Mhz, tendo em vista muitos clientes, principalmente as operadoras de cartão crédito utilizam o GSM em suas máquinas. A menos que os operadoras dessas máquinas já estejam pensando em substituir milhões de terminais para a nova e mais cara tecnologia 4G.
Fábio Moser
Nossa... depois vai ser LTE-Advanced Pro Plus?
Franklin Tinoco
http://www.shoptime.com.br/produto/125995347/smartphone-lenovo-vibe-k5-dual-chip-android-tela-5-16gb-4g-camera-13mp-grafite?franq=AFL-03-460&opn=AFLSHOP&nm_ranking_rec=3&nm_origem=rec_home_page.rr1-TopSellers&DCSext.recom=RR_home_page.rr1_TopSellers
Marcus Araújo
Opa, obrigado! Vou ficar de olho então
Fantasma do Espaço
Ontem estava olhando..e nos pacotes fixos..tem as tais franquias...da uma olhada lá Esses fdp´s.....estamos ferrados. É bem capaz de já esta rolando e não estamos sabendo.
evefavretto
RJ capital tinha, se ainda não tem, algumas ERBs com banda 3 da Vivo. Provavelmente parte desse teste, e de quebra pra ajudar em roaming de turista.
evefavretto
É o nome oficial pra tecnologia. Piora: a partir do release 13, chamam de LTE-Advanced Pro http://www.3gpp.org/news-events/3gpp-news/1745-lte-advanced_pro
evefavretto
1800Mhz como se usa aqui, na Europa, e na maioria do mundo, é Banda 3. É a banda mais usada no mundo pra LTE.
evefavretto
Já vi uma screenshot de um Galaxy do Higa indicando "4G+" pra indicar LTE-A, ele estava no RJ na época das Olimpíadas. Tava em agregação de portadoras com 20Mhz em B7 e 5Mhz em B3. Ironicamente, o 4G estava uma porcaria.
Jefferson Rodrigues
Infelizmente não tenho WiFi ainda.
FABIO NEVES
Já inventaram um lindo nome para poderem aumentar o preço: - LTE Advanced! Bonito, não? Imaginem: Combo mega plus Vivo Advanced. Vai fazer o maior sucesso!
Marcus Araújo
Lucas, qual a banda utilizada no 4G pela Claro, TIM e Vivo nessa frequência de 1.800 MHz? Já sabemos que a faixa de 700 MHz utiliza a banda 28 e a de 2.600 MHz a banda 7, mas não consigo encontrar esta informação da faixa de 1.800 MHz, e tendo em vista que existem umas 40 bandas no 4G... Pretendo comprar um aparelho fora e gostaria de saber qual é.
Muriel
Nesse valor é difícil oficialmente.
Higo
Vivo? Não, obrigado. Ainda não esquecemos a história das franquias... Rs...
Chicão ?????????
Então podes até tirar o chip. Tendo wifi já tá bom pra vc.
Jefferson Rodrigues
Eu não saio muito. Então, não sei como ela é pela cidade toda.
Chicão ?????????
Então não adianta mt serem ótima em seu bairro. Elas precisam ser ótimas em toda a sua cidade.
Yago G.
“4G+” não =s Espero que a nomenclatura seja a mesma do Japão, ou chegaremos à barbaridade do 4G americano, que nada mais é que o HSPA+
Jefferson Rodrigues
Se for isso, tá enganado!
Yago G.
24 horas por 7 dias da semana, eu acho.
Yago G.
Por volta dos 600Mhz
Yago G.
Recentemente o Amos falou à Telefone que é compreensível a quantidade maior de dados móveis. Vamos ver, não é?
Jefferson Rodrigues
24/7? Que isso?
Chicão ?????????
Desde que vc fiquei 24/7 no seu bairro, então tudo bem.
Yago G.
Difícil, só mesmo quando ela datar nos sistemas da Anatel.
Jefferson Rodrigues
Pra mim faz, sim! Todas as três são ótimas no meu bairro.
Chicão ?????????
Depende da oi, tim, claro? Não faz diferença.
João
Qual o melhor smartphone até R$ 700? Atualmente estou com um Zenfone 5 que já está todo zoado, só carrega quando está desligado, o fonte não fica no celular (a entrada do fonte quebrou magicamente) e já queria fazer um upgrade mesmo.
Jefferson Rodrigues
Sou muito sortudo por não depender dessa operadora!!
Vítor Nascimento
Eu consigo utilizar o LTE-A (4G+) aqui em minha cidade pela Vivo. O resultado é mesmo ótimo!
Anderson Antonio Santos Costa
A Vivo vai diminuir as franquias, do jeito q a operadora está atualmente, e tornar o acesso à internet mais caro.
Anderson Antonio Santos Costa
Falou tudo. A Vivo vai diminuir a franquia e elevar ainda mais o preço...
Chicão ?????????
"resta saber se a operadora vai aumentar as franquias de dados na mesma proporção." Conhecendo a vivo, ela vai diminuir a franquia e aumentar o preço.
David Diniz
Faltou dizer quais cidades será colocado o LTE em 1800MHz junto com o 2600MHz.
Romulo Oliveira
"Com toda essa comunicação, é possível atingir velocidades acima de 530 Mb/s, resta saber se a operadora vai aumentar as franquias de dados na mesma proporção."
Cristiano Viana Alves
Alguém falando que o Tim beta manda lembranças e bla bla bla em 3, 2, 1...
Felipe Marinho
Manda eles botar franquia lá na casa de carvalho
Deilan Nunes
e qual a faixa que a tv digital esta usando?
Felipe Marinho
Pau no c* da Vivo