Na última semana, Apple e Microsoft apresentaram novos produtos – um focado em um mercado bem específico e outro nem tanto. As duas novidades levantaram comparações, sobre qual empresa estaria inovando mais. Essas discussões não são novas, mas agora tem um motivo maior – estamos carentes de grandes inovações.

052-tecnocast

Talvez esse hiato criativo seja justificável. E não, não é pela morte de Steve Jobs. A inovação que antes era física e visível (telas multitouch, dispositivos poderosos e pequenos, etc) foi comoditizada. Está acessível, barata e nas mãos de todos os fabricantes.

A partir de agora, a verdadeira inovação só será perceptível aos olhos dos geeks. Ela será responsável por deixar os dispositivos cada vez mais inteligentes e funcionais, sem que as pessoas necessariamente saibam o que está acontecendo embaixo do capô.

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoaoRicardo_RM
Eu me acostumei a usar o touchpad do notebook Asus que é razoavelmente bom. Aí sobre essa questão de arrastar alguma coisa e chegar no canto do touchpad, basta manter o dedo no touchpad e colocar outro dedo no outro canto, assim ele continua com o objeto selecionado e é possível continuar movendo-o. =) Mas existem touchpads que esse movimento não funciona.
Renato

essas inovaçoes de hoje e nada é mesma coisa tem que ser algo que chega e implaca! novo não copiado com algumas alteraçoes!
http://moveisplanejadosembh...

Ronaldo
Essa nova fase da Microsoft esta servindo para uma coisa muito chata: Criar uma geração de MicroFags (sim, como os MacFags), chatos demais. Pessoas, por favor, o Surface Dial não tem nada de revolucionario, é tão sensacional quanto o Hololens ( só isso, não tem futuro) , e vai ter a mesma vida futil do Kinectic. E vai acabar como esse, no ostracismo, saindo de linha sem ninguem perceber.
Deilan Nunes
Como foi falado.. o iphone foi inovador pq revolucionou o mercado inteiro...câmeras..celulares e ate mesmo diminuiu o consumo por pcs... O Dial foi feito para um publico de nicho, ja A touch bar na minha opinião vai foi mais "inovadora" pq vai realmente mudar o mercado...tanto de notebooks quanto de teclados. ( imagine vc comprando um teclado com touch bar para seu PC mais antigo e tendo uma experiência touch screen alem de ter um leitor de digitais sem precisar compra um pc novo, com bancos, carteira virtuais e pagamentos tipo applepay...samsungpay precisão de mais segurança)
Deilan Nunes
A touch bar não é um "concorrente" do Dial, na minha opinião, ela é a verdadeira concorrente das telas touch nos notebooks que a apple não quiz implementar.O notebook com tela touch da apple foi o Ipad pro, que logo logo eles devem ta lançando um Dial para o ipad pro e talvez lançar tbm um Apple Studio ou imac Studio. ja as outras fabricantes vão concorrer nesses dois meios.. tipo; um notebook dois em um com tela touch e um outro modelo sem tela touch e com touch bar. Alem de teclados com touch bar, imagine vc comprando um teclado com touch bar para seu PC mais antigo e tendo uma experiência touch screen alem de ter um leitor de digitais sem precisar compra um pc novo, com bancos, carteira virtuais e pagamentos tipo applepay...samsungpay precisão de mais segurança, samsung logo logo deve ta lançado um teclado uma touch bar e suporte a samsung pay.
Bruno R da Silva
Cuidado apple colocar tela(s) no corpo do teclado. Alguém lembra dos laptops Acer Iconia? Onde foram parar os velhos notebooks com 2 lcd's...?
Eduardo Lopes Pereira
mas possuem aplicação prática real, o que você define como resultados para avaliar isso?
shinodaluk
Tudo bem que o dial está basicamente vinculado ao surface studio, mas eu acho que ele seria um equipamento incrível para trocentos outros aplicativos, mas, além de tudo, perfeito para games.
Marcelo
Campo da Distorção da Realidade pegou forte nesse cast...
Lucas Fogolin
Fui eu quem mandou a mensagem, não era nenhum serviço de operadora, é de uma outra empresa qualquer. O estranho foi realmente abrir o navegador e receber o sms de confirmação em seguida. Como o Higa disse, tem alguns formulários que são capazes de armazenar os dados sem ter que fazer um submit, ele fica rodando no background e imagino que seja algo assim.
Lucas Fogolin
Opa, estou ouvindo agora a
Frink, o cientista
O surface book até pode ser um "frankestein", mas acredito que tenha sim aplicação prática real: você não precisa ter um tablet e um notebook em 2 dispositivo separados, precisa apenas de 1. O que você chama de "não teve resultado até agora" ? Vendas ? Só porque não está vendo milhões de unidades, não quer dizer que não seja bom. Sobre ser um "frankestein", sinto muito, mas vocês está equivocado. Você acha que um computador com uma tela ultra-fina, uma cpu minúscula, discreta, praticamente sem fios, e acima de tudo, (no caso do Studio), tela 4k, touch que se adapta ao modo de uso, não é uma inovação ? São devices caros (nisso eu concordo ) mas talvez isso seja uma estratégia da MS: investir no seu próprio hardware pra ter presença no mercado sem atrapalhar as vendas das OEM's parceiras. Imagina um Surface Studio com o preço de um positivo ?
André Maia S. Costa
Zoom em trilhas, avançar e retroceder em videos, o proprio exemplo da paleta de cores, da para usar em um computador comum, botão direito, abrir menu dial, decupagem de audio, o click do dial é o apagar, o giro o seeking, e o mouse, é o mouse hehehe usei o bettertouch uma época para programar o trackpad da apple mas aquilo para mim é o magicLERtrackpad. Para o usuario comum, realmente ele não tem vantagens que uma interface touch bem feita não resolva. Sou usuário mac, e tenho um Surface Pro, no final das contas o diferencial será apenas um. DEVELOPERS!
Rafael Pereira
Boa noite. Sem precisar de nenhuma modificação extra nos softwares: Usar o Dial para substituir o 'botão de Giro do Mouse'. Só nessa já temos um monte de coisa pronta.
Paulo Hortêncio
Esse Dial eu achei incrível, mas eu só consigo visualizar funções para trabalhos específicos. Já a Barra (que no começo achei inútil em comparação com o Dial) estou enxergando mais funcionalidades já que ela vai se adaptar conforme o programa. Tudo bem que falo isso levando em conta o minha maneira de usar o pc (sem contar que eu ñ gosto de híbridos por conta da maldita manja de dedo haha)
Exibir mais comentários