Início » Celular » O Photoshop de áudio da Adobe permite editar e simular a fala de qualquer pessoa

O Photoshop de áudio da Adobe permite editar e simular a fala de qualquer pessoa

E acrescentar palavras que alguém nunca disse

Paulo Higa Por

A Adobe fez um evento na quarta-feira (2) para apresentar as novidades para a Creative Cloud, mas o que mais chamou a atenção não foi nenhum recurso novo do Photoshop. Uma das demonstrações da empresa foi o Project VoCo, uma ferramenta que permite editar a fala de qualquer pessoa, trocando palavras ou até mesmo acrescentando algo que nunca foi dito.

black-mirror-ash

O Project VoCo foi demonstrado pelo desenvolvedor Zeyu Jin, da Adobe. Segundo o Creative Bloq, para simular a fala de uma pessoa, a ferramenta precisa de cerca de 20 minutos de áudio já gravado para funcionar bem. Com essa amostra, o Project VoCo faz uma “representação notavelmente precisa da voz gravada do locutor”, nas palavras da publicação.

E o processo de editar uma fala é tão simples quanto abrir uma caixa de texto, apagar o que foi pronunciado e digitar o que você quer que a voz da pessoa diga, imitando o timbre e o sotaque dela. O algoritmo reconhece as nuances da fala da pessoa e faz a mágica:

adobe-project-voco

A Adobe confirmou a existência do Project VoCo ao The Verge, mas não informou quando pretende lançá-lo comercialmente. “Ao gravar vozes, diálogos e narrações, as pessoas muitas vezes gostariam de mudar ou inserir uma palavra ou algumas palavras devido a um erro cometido ou simplesmente porque elas gostariam de mudar parte da narrativa”, diz a empresa.

Essa “edição da realidade” nos leva a algumas implicações éticas e deve causar muita discussão quando o Project VoCo for liberado ao público. Especialmente porque, como a gente sabe, a raça humana sempre encontra um jeito de utilizar uma ferramenta para fins a que ela não foi designada — às vezes não muito nobres. Ao mesmo tempo, essa tecnologia pode mudar a forma como o mundo trabalha com áudio e fala.

Será que eu não vou mais precisar falar para gravar o Tecnocast?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

José Frajtag

Gravaçoes de áudio perdem o valor como provas!

RevolucaoDigitalAntiOpressao

Deixa de ser negativo, eu por exemplo preciso desse sistema pra criar audios auto-sugestivos subliminares para reprogramação mental de pessoas com os mais diversos problemas, a ideia é usar a voz de pessoas com alta credibilidade, fama ou que elas tenham apego emocional, estas últimas que são geralmente as pessoas que mais condiconam negativamente seus filhos, parentes, amigos, ou seja meu desejo é curar pessoas por engenharia reversa, associação e persuasão e essa ferramente tornaria isso mais fácil!

Cristina Nascimento

Isso vai dar merda!

Cristina Nascimento
Isso vai dar merda!
Matheus Alexandre
http://i.imgur.com/GOphLs9.gifv
Fabio

Isso é muito black mirror

Fabio
Isso é muito black mirror
D' Carvalho

imagine gravou um vídeo com um erro bem grave... Vai ter que regravá-lo?
edita só o áudio e acabou.

D' Carvalho
imagine gravou um vídeo com um erro bem grave... Vai ter que regravá-lo? edita só o áudio e acabou.
D' Carvalho

não ficou natural. mas já é bem divertido.

D' Carvalho
não ficou natural. mas já é bem divertido.
Iago Berndt
Se foi as escutas.
shinodaluk

Rapaz era pra ter ido no tecnocast, devo ter clicado errado no feed, agora fica ai huieosahueoisahuiesa

shinodaluk
Rapaz era pra ter ido no tecnocast, devo ter clicado errado no feed, agora fica ai huieosahueoisahuiesa
Tales Cembraneli Dantas

putz, vai dar pra conversar com gente morta =/

Exibir mais comentários