Nintendo encerra produção do Wii U no mundo inteiro

Console vendeu mais de 13 milhões de unidades

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Faltando pouco mais de um mês para o lançamento do Switch, a Nintendo confirmou nesta quarta-feira (1º) que encerrou a produção do Wii U em todo o mundo. O console de oitava geração, que ficou longe de ser um sucesso de vendas, já havia esgotado em boa parte das lojas estrangeiras — e, se você queria comprar o videogame por algum motivo que não nos cabe julgar, o momento parece ser agora.

A Nintendo já havia informado em novembro de 2015 que iria parar de fabricar o Wii U, mas sem data específica. A confirmação do fim da produção só veio agora, com a divulgação do relatório financeiro da empresa, que até revelou boas vendas do 3DS: foram 6,4 milhões de unidades entre abril e dezembro de 2016, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Isso contribuiu para que os japoneses fechassem o período com lucro de 102 bilhões de ienes (R$ 2,8 bilhões).

As vendas de Wii U, por outro lado, só despencaram. O plano era vender 800 mil unidades do console no período, uma meta humilde quando comparado aos resultados do PlayStation 4, por exemplo, que vendeu 6,2 milhões de unidades só no último final de ano. Ainda assim, a Nintendo conseguiu comercializar apenas 760 mil Wii U, uma redução de 75% em relação a 2015.

No total, as estimativas dão conta de que o Wii U vendeu 13,67 milhões de unidades no mundo inteiro, bem abaixo do PlayStation 4 (48,96 milhões) e Xbox One (25,46 milhões). Descanse em paz, Wii U (e que o Switch faça mais sucesso).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados