Início » Jogos » Nintendo encerra produção do Wii U no mundo inteiro

Nintendo encerra produção do Wii U no mundo inteiro

Console vendeu mais de 13 milhões de unidades

Paulo Higa Por

Faltando pouco mais de um mês para o lançamento do Switch, a Nintendo confirmou nesta quarta-feira (1º) que encerrou a produção do Wii U em todo o mundo. O console de oitava geração, que ficou longe de ser um sucesso de vendas, já havia esgotado em boa parte das lojas estrangeiras — e, se você queria comprar o videogame por algum motivo que não nos cabe julgar, o momento parece ser agora.

A Nintendo já havia informado em novembro de 2015 que iria parar de fabricar o Wii U, mas sem data específica. A confirmação do fim da produção só veio agora, com a divulgação do relatório financeiro da empresa, que até revelou boas vendas do 3DS: foram 6,4 milhões de unidades entre abril e dezembro de 2016, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Isso contribuiu para que os japoneses fechassem o período com lucro de 102 bilhões de ienes (R$ 2,8 bilhões).

As vendas de Wii U, por outro lado, só despencaram. O plano era vender 800 mil unidades do console no período, uma meta humilde quando comparado aos resultados do PlayStation 4, por exemplo, que vendeu 6,2 milhões de unidades só no último final de ano. Ainda assim, a Nintendo conseguiu comercializar apenas 760 mil Wii U, uma redução de 75% em relação a 2015.

No total, as estimativas dão conta de que o Wii U vendeu 13,67 milhões de unidades no mundo inteiro, bem abaixo do PlayStation 4 (48,96 milhões) e Xbox One (25,46 milhões). Descanse em paz, Wii U (e que o Switch faça mais sucesso).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

noname

Inclusive para os próprios haters, que têm concorrência de custo x benefício mais saudável de seus consoles favoritos!

Acácio Da Rosa Florentino
Inclusive para os próprios haters, que têm concorrência de custo x benefício mais saudável de seus consoles favoritos!
doorspaulo

Sim, é um problema e, pelo visto, irá se repetir.

Estou coçando para pegar o Switch, pois sou fã dos games da Nintendo.

Porém, isso só por eu já ter um PC parrudo, se não, não compraria o Switch nem fodendo.

doorspaulo
Sim, é um problema e, pelo visto, irá se repetir. Estou coçando para pegar o Switch, pois sou fã dos games da Nintendo. Porém, isso só por eu já ter um PC parrudo, se não, não compraria o Switch nem fodendo.
Douglas

Vale lembrar que, quem comprou, assim como eu, já tinha um PC gamer ou outro console, deixando o Wii U como "segunda plataforma".

Este é o problema que a maioria dos consoles de mesa da Nintendo tiveram. Quem é gamemaníaco, mas só pode arcar com um console (por motivos financeiros ou de espaço na casa), vai escolher um que tenha uma biblioteca vasta, com mais apoio de third-parties, como Playstation e Xbox (ou ficar no PC), para onde vão a maioria dos títulos multiplataforma e não apenas um console melhor de "jogar com a galera em casa". O primeiro Wii foi uma exceção, conseguiu ter ótimas vendas mesmo não sendo o destino preferencial para as third-parties. Vamos ver se o Switch se sai melhor.

Douglas
Vale lembrar que, quem comprou, assim como eu, já tinha um PC gamer ou outro console, deixando o Wii U como "segunda plataforma". Este é o problema que a maioria dos consoles de mesa da Nintendo tiveram. Quem é gamemaníaco, mas só pode arcar com um console (por motivos financeiros ou de espaço na casa), vai escolher um que tenha uma biblioteca vasta, com mais apoio de third-parties, como Playstation e Xbox (ou ficar no PC), para onde vão a maioria dos títulos multiplataforma e não apenas um console melhor de "jogar com a galera em casa". O primeiro Wii foi uma exceção, conseguiu ter ótimas vendas mesmo não sendo o destino preferencial para as third-parties. Vamos ver se o Switch se sai melhor.
Birovisky

Nossa! Lembro que o único game que joguei da Dreamscast foi um de terror estilo Resident Evil (Mas nao era!) muito chigue! Os batimentos cardiacos batiam no controle!

Caleb Enyawbruce

"Isso contribuiu para que os japoneses fechassem o período com lucro de 102 bilhões de ienes"
Isso é o mais importante. Uma Nintendo saudável é ótimo para todos.

Ramon Gonzalez
"Isso contribuiu para que os japoneses fechassem o período com lucro de 102 bilhões de ienes" Isso é o mais importante. Uma Nintendo saudável é ótimo para todos.
Fausto Almeida

Obrigado 👏🏻👏🏻

Fausto Almeida
Obrigado ????
doorspaulo

O Dreamcast teve uma sofrência parecida, com poucas unidades vendidas, poucos jogos lançados, até que caiu no limbo.

Só que, alguns anos depois, a comunidade "redescobriu" o console e sua biblioteca formidável, e foi colocado no hall de consoles cult.

Digo que o Wii U é um forte candidato a isso pela sua biblioteca de exclusivos, que são excelentes.
É algo engraçado, sempre ouvi palavras duras sobre o Wii U mas, no final de 2014, resolvi comprar um, por causa do Mario Kart 8.

O pessoal ia em casa, jogava e ficava "nossa, ele tem uns jogos muito divertidos!" e, no final das contas, acabava comprando o console também.

Só de jogar em casa, conheço umas 6 ou 7 pessoas que acabaram comprando o Wii U, e não compraram antes por não conhecer o console.

Vale lembrar que, quem comprou, assim como eu, já tinha um PC gamer ou outro console, deixando o Wii U como "segunda plataforma".

Hoje, nem me passa pela cabeça vender ele, pois os jogos são os mais divertidos para jogar com a galera em casa, e vejo esse sentimento com a maioria dos donos do console.

doorspaulo
O Dreamcast teve uma sofrência parecida, com poucas unidades vendidas, poucos jogos lançados, até que caiu no limbo. Só que, alguns anos depois, a comunidade "redescobriu" o console e sua biblioteca formidável, e foi colocado no hall de consoles cult. Digo que o Wii U é um forte candidato a isso pela sua biblioteca de exclusivos, que são excelentes. É algo engraçado, sempre ouvi palavras duras sobre o Wii U mas, no final de 2014, resolvi comprar um, por causa do Mario Kart 8. O pessoal ia em casa, jogava e ficava "nossa, ele tem uns jogos muito divertidos!" e, no final das contas, acabava comprando o console também. Só de jogar em casa, conheço umas 6 ou 7 pessoas que acabaram comprando o Wii U, e não compraram antes por não conhecer o console. Vale lembrar que, quem comprou, assim como eu, já tinha um PC gamer ou outro console, deixando o Wii U como "segunda plataforma". Hoje, nem me passa pela cabeça vender ele, pois os jogos são os mais divertidos para jogar com a galera em casa, e vejo esse sentimento com a maioria dos donos do console.
Theo Queiroz

O Dreamcast era o Opera dos videogames, huaaauhaua

Theo Queiroz
O Dreamcast era o Opera dos videogames, huaaauhaua
Exibir mais comentários