MacBook

Desde o ano passado, a Apple vem trabalhando no desenvolvimento de um processador com arquitetura ARM para equipar os seus futuros MacBooks, segundo a Bloomberg. A informação ainda não é oficial, mas, se for confirmada, a companhia se tornará um pouco menos dependente da Intel.

O novo processador é chamado internamente de T310, de acordo com as fontes ouvidas pelo veículo, e tem lá suas semelhanças com o T1, chip que controla a Touch Bar e alguns recursos de segurança do MacBook Pro mais recente.

Esse chip, o T1, trabalha em conjunto com o processador Intel do MacBook, portanto. A ideia é fazer o mesmo com o T310, com a diferença de que o chip deverá atuar em mais funções: basicamente, ele deverá responder por determinadas tarefas que exigem pouco consumo de energia.

Para tanto, o novo chip trabalhará com o Power Nap, modo de funcionamento que permite que o computador receba emails, baixe atualizações de software e sincronize a agenda, por exemplo, quando está ocioso e com a tela desligada. É claro que os MacBooks atuais têm funções para economia de energia, mas o T310 poderá ser ainda mais eficiente nesse aspecto.

Touch Bar

Por ter que lidar com mais funções, o T310 terá que ser mais integrado aos recursos do MacBook do que o T1. Será necessário, por exemplo, conectá-lo com os dispositivos de armazenamento e com o módulo de Wi-Fi. O efeito indireto disso é que, desenvolvendo uma integração mais profunda, a Apple poderá fazer hardware e software ficarem ainda mais otimizados.

Esse detalhe nos faz olhar de novo para a Intel. Como já dito, o T310 irá trabalhar em conjunto com os processadores da fabricante, mas, com a entrega de tarefas simples ao novo chip, é de se presumir que a Apple esteja dando os primeiros passos em direção a um processador capaz de suprimir de vez os chips Intel na linha MacBook.

Mas essa é uma especulação para um futuro longínquo. Por ora, o que importa é o T310. As fontes ouvidas pela Bloomberg acreditam o chip estará presente na atualização do MacBook Pro a ser lançada ainda neste ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cesar Osvaldo Müller
É mais pra se blindar dos mimizeiros da internet....
Igor Silva
se for pra transformar o sistema em algo hibrido seria um puta tapa na cara da concorrência... mas o windows ja tem o mesmo principio desde que se tornou possivel rodar o sistema em arm.
SiouxBR
também imagino que seja mais voltado para isso que para substituição dos chips da Intel.
SiouxBR
Na realidade, quando ela passou a usar chips Intel já abriu para o Windows. Eu tinha um MacBook e uma das primeiras coisas que fiz nele foi instalar o Windows (sou desenvolvedor C# e um dos motivos que me fizeram comprar o Mac foi pelo custo/benefício do Hardware - um Dell equivalente era mais caro na época)
Igor Silva
ter um chip em arm para rodar apps proprios e um da intel para rodar outros de tarefas mais exigentes? interessante a ideia de hibridismo na mesma maquina se for essa....
Luandersonn Airton
"Acredite se quiser"? Acho que isso é meio óbvio rsrs
tuneman
não se preocupa, pois vai ficar sem bateria em poucas horas.
ochateador
Só abandonar a intel e usar apenas chips AMD :)
Junior Santos ?
O problema é que o Windows roda em ARM (como já vimos em dezembro/2016 no chip da Qualcomm) e processadores como Intel por exemplo. A Apple está estudando ainda essa "transição" sem de fato apresentar nada regular até o momento. Se a moda do 2-in-1 pegar, a Apple vai passar um pouco de aperto com o iPad dela, sendo que a maioria das outras empresas, estará rodando de forma hibrida.
Luis Henrique
Provavelmente seria melhor que o famigerado Intel Core M que equipa os Macbooks atuais.
Trovalds
É, confundi as bolas... eram AIM. Mas usavam conjuntos de instruções RISC.
Bruno Martins Santana

https://uploads.disquscdn.c...
Apple lançando o inicialmente T310 nos seus MacBook's ....
Bom, já sabem o que fazer quando anunciarem o Modelo T800 ...

Bruno Martins Santana
https://uploads.disquscdn.com/images/37a92d197e055df00a908fb90ef1cf886831d8bd1ab64c9811aa20f4d310a1fe.jpg Apple lançando o inicialmente T310 nos seus MacBook's .... Bom, já sabem o que fazer quando anunciarem o Modelo T800 ...
Sckillfer
Como assim "voltar" pro ARM? Os Macs nunca foram ARM
Cesar Osvaldo Müller
Acredite se quiser, isso era um grande empecilho para a Apple usar processador arm
Exibir mais comentários