Início » Brasil Software » Uber começa a pedir CPF de usuários que pagam corridas em dinheiro

Uber começa a pedir CPF de usuários que pagam corridas em dinheiro

Por
14/02/2017 às 09h23
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Uber informou nesta segunda-feira (13) que começou a exigir que os passageiros informem o número de CPF antes de solicitarem corridas com pagamento em dinheiro. A medida tem como objetivo melhorar a segurança do serviço de transporte particular, que vem sendo criticado pelo aumento do número de assaltos a motoristas depois que começou a aceitar a nova forma de pagamento.

Por enquanto, segundo o Estadão, a exigência vale somente para a cidade de São Paulo, mas deverá ser expandida para o restante do país. Além do número do documento, os usuários precisarão informar a data de aniversário do dono do CPF ao solicitar uma corrida com pagamento em dinheiro. Essas informações serão verificadas em um banco de dados antes do início da corrida para evitar fraudes.

O Uber também afirmou que está testando “uma ferramenta que permitiria aos motoristas parceiros ampliarem sua escolha sobre meios de pagamento”. Parte dos motoristas já recusa corridas com pagamento em dinheiro por medo de assaltos, especialmente quando percebem sinais de que o usuário é recém-cadastrado ou solicitou a corrida em um lugar de maior risco.

Inicialmente, o pagamento em dinheiro foi um teste do Uber para aumentar sua fatia de mercado em regiões onde os cartões de crédito eram menos comuns, mas a ideia logo foi expandida para outras cidades — e as notícias de assaltos se tornaram mais frequentes. No início do mês, uma passageira foi vítima de um sequestro-relâmpago ao solicitar uma corrida do Uber em São Paulo; criminosos escondidos no banco do passageiro e no porta-malas exigiram que ela sacasse dinheiro e fizesse compras.

Antes tarde do que mais tarde.

Mais sobre:
  • Wendel Schelhan

    Quando falam que “cartão de crédito é o dinheiro do futuro” não é a toa…

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Numa postagem antiga, há mais ou menos 7 meses (http://disq.us/p/1ackzz3), eu comentei que essa ideia de pagamento em dinheiro não era muito boa e ora vejam, acertei…

    • Marcos

      Tu e metade do mundo.

      • Ricardo – Vaz Lobo

        rararraraaaaaaaaaa

    • grande_dino_2

      Sim, pagamento com dinheiro tem lá seus problemas e não precisa ir muito longe pra conseguir enxergar isso.
      Mas ainda tem gente que não tem cartão de crédito ou prefere pagar em dinheiro por diversos motivos (não gosta de usar/depender do cartão de crédito, não acha seguro ficar colocando essas informações online, tem receio de golpe financeiro, etc).
      Além disso, eu acho que no Brasil tinha uma lei que dizia que o pagamento em dinheiro tem sempre que ser aceito em transações comerciais e, em tese, uma viagem no Uber é uma transação comercial, portanto…

  • thiagones80

    Conversando com alguns motoristas do cabify, a maioria comentou que saiu do Uber por causa do dinheiro.

    Ainda acho pouco o CPF + data de aniversário. Sabemos (com o exemplo do NuBank) que é possível realizar um cadastro mais eficiente.

    Alias o Uber vai de mal a pior. Primeiro foi disruptivo.. agora tem os mesmos problemas e vícios dos táxis: carros ruins, motoristas despreparados pra função, etc.

    • Fernando Rodrigues de Sousa

      O importante não é ter problema, importante mesmo é a concorrência está livre para concorrer e competir com quem presta serviço ruim

      • thiagones80

        Concordo. Embora tenho a sensação (em São Paulo) que estamos trocando um monopólio pelo outro.

        • Armando Augustus Freire

          Tenho andando com a mesma sensação, @thiagones80:disqus !

          Pra não mencionar a qualidade do App que caiu bastante também, além daquela tarifa fixa maluca que eles enfiaram! Qualquer dia vou fazer o teste com o Taxi novamente e ver se realmente ainda vale usar apenas o Uber.

          • Daniel Belini

            Eu nunca mais usei táxi depois do Uber, se bem que não usava antes mesmo.
            Toda vez o táxi era BEEEEM mais caro que a concorrência.
            Pena que o Cabify não tem aqui em SP.

          • Dica: Procure um app chamado Vah, ou outro chamado Taxi Fair. Eles comparam na hora o preço de Uber vs 99 Taxis vs Cabify vs Easy Taxi (e mais uns outros).

    • Daniel Belini

      Cara, até hoje só duas vezes que peguei um carro ruim no Uber, e olha que já andei bastante viu.

  • Na boa, a Uber poderia remover a opção de dinheiro de uma vez e deixar somente as modalidades crédito e paypal como era, ou vai perder motoristas, que não merece ficar a mercê dos vagabundos verde e amarelo. Infelizmente, o cidadão que não pode manter um cartão de crédito ou não teve chances com o NuBank, vai continuar no Táxi.

    • Ninguém é obrigado a trabalhar no Uber não! Não tem que retirar nada! É sim aumentar a segurança e as formas de classificação tanto do passageiro quanto do motorista! Só assim o serviço estará seguro e todos ultilizaram do mesmo!

      • Concordo. Mas e aí? O Uber melhora de um lado mas a insegurança em nossas ruas vai continuar na mesma.

        • Diego Mattos 

          Concordo em relação ao dinheiro em parte.
          Penso que o modo de classificação de usuário deveria ser melhor.
          O Uber entrou para melhorar o serviço de transporte.
          Acho que tirar a opção de pagamento em dinheiro é uma forma de discriminar o usuário. Então que substitua o dinheiro pelo pagamento em débito. Acredito que isso facilitaria a identificação e a segurança do motorista que não precisará andar com dinheiro físico.

          • Mas tem como o Uber fazer acordo com bancos que fornecem a função de débito direto do aplicativo? Uma vez li que eles não tinham por causa da burocracia.

        • A segurança na rua não vai depender de Uber não é sim das autoridades!

  • Thalles Ferreira

    Este mês pela primeira vez tive que fazer um pagamento por dinheiro no Uber. Meu cartão de crédito tinha atingido o limite. Estava no estacionamento de um shopping com esposa, filho e compras. Apesar de só ter conseguido embarcar com o segundo motorista (o primeiro tentou o golpe de me fazer cancelar pra receber os 7 reais dá corrida, mas quem cancelou foi ele rs), a experiência foi ruim, porque o valor deu 20,65 e o motorista não tinha os centavos do troco e acabou perdendo os centavos, me dando 30 de troco (pra uma nota de 50). No cartão, ninguém sairia perdendo, embora nesse caso eu provavelmente não tivesse como pegar o Uber e fosse gastar mais de táxi.

    Só relato isso pra mostrar que a empresa acaba tendo de pensar em muitas variáveis pra atender motoristas e clientes, nada é preto e branco apenas.

    • Armando Augustus Freire

      A experiência com troco é realmente péssima… Já perdi alguns reais pelo fato do motorista não ter troco e imagino que o mesmo deva ocorrer com eles também!

  • Bruno

    Ainda não entendo como não aceitam cartão de débito como forma de pagamento. Praticamente todo mundo tem conta em banco, resolveria todos os problemas de compras/transações online.

    • Burnerman_X

      A integração bancária usando cartão de débito não é nada simples. Imagine alguém roubando a numeração do seu cartão e fazendo débitos direto da sua conta corrente?
      A segurança maior do cartão de débito meio que impede que transações como essa funcionem.

      …A não ser que todo o motorista do Uber tenha uma maquineta para receber os pagamentos.

      • Diego Mattos 

        Se no taxi tem e funciona (já que eles também estão à mercê da insegurança) por que no Uber não tem?
        Outra opção seria inserir créditos no app, como existe no Netflix e serviços do tipo.
        Seria como uma recarga. Faz a transação direto do site, de forma segura e usa o aplicativo normalmente.
        Falta um pouco de vontade…

        • Já que a Uber adora fazer parcerias, poderia fazer uma com o PagSeguro e conseguir aquelas maquininhas amarelas de cartão, que não pagam aluguel. Ou usar essa parceria para que o motorista tivesse desconto na compra da maquininha. Problema resolvido.

          Tá que tem opção de PayPal e dá pra vincular sua conta corrente à conta do PayPal, mas nem todo mundo sabe/quer fazer isso.

        • Burnerman_X

          Sim, lógico que há inúmeras saídas, mas colocar o número do cartão + cvv e esperar que ele funcione no débito igual funciona no crédito, esqueça. É por conta da política de segurança do cartão de débito.

          • Não tem que ser igualzinho no crédito, até recarga de telefone tem débito em conta.

      • Bruno

        Ué, por isso existe CVV atrás do cartão, número, data de validade, nome igual no cartão, endereço de cobrança!! A diferença é que no cartão de crédito existe charge back e no débito não. Mas pagamento online com cartão de débito já existe em muitos países.

  • Ramon Gonzalez

    isso e o mínimo… na minha opiniao nao era nem pra aceitar dinheiro

  • Krosna Terrestre

    Gerador de cpf… Tem na própria playstore. Era melhor exigir que tire uma selfie.

    • John Smith

      Se você tivesse lido a matéria por inteiro:

      “Além do número do documento, os usuários precisarão informar a data de aniversário
      do dono do CPF ao solicitar uma corrida com pagamento em dinheiro. Essas informações serão verificadas em um banco de dados antes do início da corrida para evitar fraudes.”

      O aplicativo não vai simplesmente ver se o dígito verificador bate com a numeração e sim consultar em tempo real uma base de dados verdadeira.

      • abraaocaldas

        Achar CPF válido com nome, data de nascimento e muitos dados pessoais não é nenhuma dificuldade, é bem simples.

        • John Smith

          Concordo, mas aí vai além de um simples gerador de cpf…

  • O pagamento em dinheiro realmente é terrível para o Brasil… Bastava um e-mail e um número de celular e pá, vc tinha uma conta. Você e os ladrões também. A insegurança para quem dirige Uber é imensa por conta disso, o frio na barriga de não saber se o passageiro é ou não um assaltante… Antes tarde do que nunca mesmo.

  • José Lages

    O problema não é o pagamento em dinheiro, é a falta de segurança pública. Chegamos a esse ponto, tão anestesiados que estamos, de reclamar da consequência, não da causa.

    • Tá bom então, a Uber não tem culpa nenhuma em colocar em risco a vida de motoristas em risco, é tudo culpa do Brasil, só dele.

      • Ligeiro

        pela lógica do Uber (quem atende o Uber são “parceiros”) e dos fãs, não tem culpa não :p :

  • O texto poderia citar os motoristas MORTOS nesses assaltos… Que só fizeram se popularizar com o pagamento em dinheiro, pois o Uber não só obriga que aceite o meio de pagamento como que o motorista já tenha uma quantidade razoável de troco.

    Isso vem se arrastando faz tempo e só agora que o Uber resolveu fazer o mínimo.

  • Anakin

    Pela segurança do usuário e colaboradores eu retiraria o pagamento em dinheiro.

  • Ligeiro

    O dilema do nerd descoladão:

    – Não deveria ter usado dinheiro. Uber não é táxi.

    – Uber é melhor que táxi. E ainda bem que aceita dinheiro, pois as vezes esqueço o cartão em casa ou passou o limite. :p

    – Ow droga, mataram o meu motorista favorito! Que só aceite cartão então!

    – Ow droga, esqueci o cartão! Aceita dinheiro?

    – Ow droga, não tem mais Uber pois todo mundo saiu pois entraram com um processo e o Uber faliu para pagar as dívidas trabalhistas brasileiras e as indenizações por morte. Cabify também pulou fora.

    – Olha, um táxi! Ah, droga! Já saiu com medo de mim que tou com uma camiseta do Darth Vader e pensou que era a camiseta do “Face da Morte”. :p

    – Ainda bem que tem o madrugadão ainda!

    – Ow droga, o madrugadão foi parado na frente da favela e botaram fogo nele em represália a morte de um assaltante que foi baleado depois que a policia deu um tiro nele pois ele matava motoristas do Uber e depois matou taxistas por dinheiro…

    – Consegui uma bicicleta elétrica! Finalmente livre de todas as amarras!

    – Roubaram minha bicicleta na ciclovia perto do bairro nobre e não tinha nenhum policial perto. Ainda por cima filmaram eu sendo roubado ao invés de ligarem para a polícia…

    – Comprei um tênis para caminhadas. Baratinho e bom.

    – O moleque pensou que era um Nike e me roubou.

    – Vou de Havaianas.

    – Também me roubaram.

  • SNI Contabil

    Achar um CPF válido na internet é muito fácil com algumas pesquisas, Faz a identificação facial pra essas corridas e acaba logo com a festa desses bandidos.

  • Mauricélio Mesquita

    Tudo mentira desta empresa facista e de escravidão em pleno século 21, aqui no rj vários motoristas tem sido assaltados, por pagamento em dinheiro, já tem até um nome UBER DELIVERY dos bandidos, está precisando de um carro ou de dinheiro pra comprar drogas ou armas, chama um uber, quer um smartphone Novo chama um uber, isto é UBER DELIVERY, Aqui no Rio de Janeiro, ja ouvi vários relatos de motoristas, roubo, transporte de armas e drogas, isto quando o motorista não é morto, e a uber sabe de tudo isto, mas está facista so esta preocupada em receber os 25 por cento dela. UBER OFF.