Rumor do dia: novos iPhones poderão ter USB-C no lugar do Lightning

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Preparado para gastar mais dinheiro com novos cabos, acessórios e adaptadores? O Wall Street Journal informou nesta terça-feira (28) que a Apple planeja adotar a conexão USB-C nos próximos iPhones.

Nas palavras do jornal, a Apple pretende colocar “uma porta USB-C para o cabo de energia e outros dispositivos periféricos em vez do conector Lightning da própria empresa”. Como destaca o The Verge, é possível forçar duas interpretações:

  • O carregador de tomada pode vir com USB-C (em vez do USB-A), o que tornaria uma ponta do cabo Lightning do iPhone compatível com as portas USB-C dos novos MacBooks;
  • O próprio iPhone pode vir com USB-C, eliminando o conector proprietário da Apple.

A Apple não costuma adotar padrões de mercado em seus produtos, mas faz sentido que o Lightning seja trocado pelo USB-C nos iPhones porque eles são semelhantes em muitos aspectos, como a reversibilidade e o suporte a diversas aplicações, incluindo transmissão de áudio e vídeo. Ainda assim, não é uma boa notícia para quem comprou fones de ouvido Lightning para o iPhone 7 ou tem muitos acessórios, por exemplo.

A publicação também reforça informações já divulgadas anteriormente por outras fontes. Segundo os rumores, os iPhones poderão vir com telas OLED fornecidas pela Samsung, já que LG e Japan Display ainda não estariam prontas para atender à demanda; o botão Home físico pode ser removido; e haveria uma versão comemorativa de 10 anos do iPhone, com tela curvada e preço em torno de US$ 1.000.

A Apple, obviamente, preferiu não comentar os rumores. Se o cronograma de sempre for seguido, os novos iPhones deverão ser apresentados oficialmente em setembro.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados