Início » Computador » O novo SSD da Intel tenta resolver dois problemas dos modelos atuais

O novo SSD da Intel tenta resolver dois problemas dos modelos atuais

Optane SSD DC P4800X é o primeiro SSD da Intel com memória 3D XPoint — que promete ser bem melhor que a flash NAND

Paulo Higa Por

A Intel lançou neste domingo (19) o Optane SSD DC P4800X, o primeiro SSD da empresa com memória 3D XPoint. Já comentamos sobre a nova tecnologia: ela traz algumas novidades que tentam resolver os pontos fracos dos SSDs convencionais, como o desempenho em tarefas mais pesadas e a vida útil limitada por ciclos de escrita.

Seu SSD vai perdendo desempenho quando múltiplos arquivos são acessados ao mesmo tempo — talvez você não perceba o aumento de latência, já que ele ainda é absurdamente melhor que um HD, mas isso faz diferença em grandes servidores. Este gráfico mostra como o Optane mantém a performance com o tempo, enquanto o antigo SSD P3700 chega a ficar 40 vezes mais lento em cargas pesadas:

A Intel diz ao Ars Technica que 99,999% das operações simples têm latência entre 60 e 100 microssegundos no Optane, enquanto o SSD P3700, que também era voltado para servidores, mas tinha memória flash NAND, como o SSD que você possui no seu computador, só garante 99% das operações abaixo de 2.800 microssegundos.

Essa rapidez do Optane também permite que o SSD seja utilizado como uma extensão da RAM da máquina. O 3D XPoint ainda é mais lento que a RAM, mas é bem mais barato e tem uma densidade muito maior — um servidor com dois processadores Xeon suporta até 3 TB de RAM, mas 24 TB de Optane, o que pode ser uma solução menos cara para tarefas que exijam grandes quantidades de memória.

Outro detalhe é que as operações de escrita no 3D XPoint funcionam de maneira diferente da memória flash NAND e permitem uma durabilidade maior. Como você deve saber, a vida útil do seu SSD é limitada pela quantidade de dados gravados — em geral, um SSD de boa qualidade para usuários comuns deve aguentar algumas centenas de terabytes escritos antes de começar a falhar.

Acontece que o 3D XPoint não se desgasta fisicamente quando uma área precisa ser apagada. A Intel mantém os detalhes do funcionamento da nova memória em segredo (sabemos que ela escreve dados alterando a resistência de células para diferenciar os zeros e uns; nada muito além disso), mas diz que o Optane pode ser completamente apagado e gravado até 30 vezes por dia com segurança — contra 0,5 a 10 vezes dos outros SSDs.

O Optane SSD DC P4800X está disponível desde domingo (19) no formato PCIe com capacidade de 375 GB, por um preço não muito amigável de US$ 1.520. Até o final de 2017, a Intel planeja lançar versões em PCIe e U2 de 750 GB e 1,5 TB. Quanto tempo até o 3D XPoint chegar aos meros mortais?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Snake
Sendo um produto da intel, o melhor que iremos ter vai ser uns 1000 reais dentro de 3 anos. isso que é foda da intel, ela é muito melhor que a amd mas ela cobra muito caro pela qualidade, além dos malditos impostos. espero que um dia os impostos de produtos eletrônicos diminuam e tornem as coisas mais acessíveis pros brasileiros.
BrunoMontanha

Oito GB custaria 32 dolares... Ainda assim caro no conceito preço por GB... =/

Bruno Ribeiro da Silva
Oito GB custaria 32 dolares... Ainda assim caro no conceito preço por GB... =/
Cresset
"Quer pagar quanto???"
BrunoMontanha

"Olá caro vendedor, eu gostaria de comprar apenas 8 gigas desse SSD... Pode parcelar em 10x?" =D

Bruno Ribeiro da Silva
"Olá caro vendedor, eu gostaria de comprar apenas 8 gigas desse SSD... Pode parcelar em 10x?" =D
Adriano
Vou comprar logo meus dúzia...rs.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Boa, verdade

PPKX XD ?????????
Boa, verdade
@Sckillfer

Tomara que vingue só o suficiente pra baixar os preços dos SSDs. De tecnologia presa as CPUs Intel já basta o Thunderbolt.

Sckillfer
Tomara que vingue só o suficiente pra baixar os preços dos SSDs. De tecnologia presa as CPUs Intel já basta o Thunderbolt.
Yago Oliveira
Pelo jeito as M.2 ainda tem longa vida. Não são tão rápidos como esses Optante, porém são bem mais baratos, além de serem mais rápidos que os SATA.
Yago Oliveira
M.2 é U.2 estão aí.
Marcogro®
O único.
Luander Falqueto Beltrame
Por um momento fiquei feliz pensando que um dos problemas resolvidos fosse o preço. ?
Exibir mais comentários