O Windows Vista é considerado um dos dez maiores fracassos de tecnologia pela revista Time. É o maior arrependimento de Steve Ballmer na Microsoft. E hoje, é hora de dizer adeus a este sistema operacional.

A Microsoft não dará mais suporte estendido ao Windows Vista após 11 de abril de 2017. Ou seja, ele não receberá novas atualizações de segurança, nem suporte oficial (gratuito ou pago), nem atualizações de conteúdo técnico online.

Por sorte, a maioria das pessoas já deixou de usar o Vista: ele está presente em apenas 0,72% dos PCs em todo o mundo, de acordo com a NetMarketshare. (O Windows XP continua acima de 7%, mesmo sem ter suporte oficial desde 2014.)

O Vista foi bastante criticado por diversos motivos, e nós listamos alguns na época. Um deles era exigir muito do hardware: “algumas melhorias de usabilidade são notáveis no Vista, mas será que isso serve de justificativa para que ele devore todos os recursos da minha máquina? … é como se tivesse feito um downgrade de processador e placa de vídeo, ao invés de um upgrade comum de sistema”.

Outro deles era o Controle de Conta de Usuário (UAC), que exibia alertas de segurança para praticamente tudo e irritava o usuário. É algo que a Apple capturou bem em um comercial da série “I’m A Mac”:

E também havia outros problemas: incompatibilidade com programas antigos; problemas de drivers; e um recurso falho que podia acusar de pirata sua cópia legítima do Vista, restringindo as funcionalidades do sistema.

Como lembra o The Verge, a ideia do Vista (codinome Longhorn) era revolucionar o Windows com um novo sistema de arquivos (WinFS) e uma nova interface de usuário. No entanto, o desenvolvimento saiu do controle e sofreu atrasos; a Microsoft decidiu, então, apenas fazer uma versão estável para o lançamento.

Há, é claro, alguns aspectos positivos no Vista. Ele trouxe uma estética de janelas semitransparentes com o Windows Aero (esse design está voltando de uma forma diferente no Windows 10). O recurso de espiar a área de trabalho levando o mouse para o canto inferior direito começou nessa versão. E a função de busca no menu Iniciar só ficou mais poderosa desde então.

Mas, finalmente, é hora de seguir em frente e deixar o Vista na história.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gledson Vicentin

o meu é vista até hoje, mesmo sem atualização. adoro ele. pois meu pc é fraco, e aguenta bem ele

Ԓasser el Sonbaty

Coitado do Vista , pra mim foi o S.O mais lindo de todos , se fosse lançado hoje em dia duvido que seria tão apedrejado , infelizmente foi um Windows com muita inovação porém lançado na época errada ...

Guga Fabri
Eu sempre achei que se o Vista tivesse sido concluído sem pressa, e lançado em um momento onde o hardware das máquinas já fosse compatível com a realidade do que ele necessita para rodar, teria sido um dos melhores sistemas da Microsoft. Muitos recursos que estão presentes nos sistemas 7, 8 e 10, foram implementados no Vista. Resumindo, é um sistema ótimo que sofreu os problemas de um desenvolvimento feito às pressas em conjunto com um lançamento completamente fora de época. Na minha opinião, é claro.
Marcvs Antonivs
Ele foi revolucionário em muitas coisas (acredito que fui um dos primeiros a instalá-lo aqui em BSB, cópia da baía, bem antes de ser lançado no Brasil). Minha máquina era uma carroça, mas ele até que rodava bem. Adorava o DreamScene. Hoje, no Mac, não vivo sem um programinha chamado Backgrounds que tem a mesma função. Depois dele, a única coisa revolucionária que a Microsoft lançou foi outro sistema que eu também gostava muito, o Windows 8. Pena que nos dois casos a Microsoft não suportou a pressão de quem não conseguiu, por um motivo ou por outro, se adaptar.
rtnk
Concordo. Acho que o Vista também foi um empurrão pra galera comprar PCs mais poderosos e com mais recursos. Até então não era difícil ver a galera rodando Win 98 ou XP com 128MB e sem placa de vídeo. Se não rolasse isso, não teríamos a evolução que tivemos nos últimos anos. O Vista tinha muitos bugs quando saiu, mas no SP1 ele era MUITO estável. Sempre gostei muito da interface (desde o Longhorn) e fui muito fã da integração com a Live.
Cortana ✔

Você já se deu conta que toda a concorrência não cobra pelo sistema operacional?

Cortana
Você já se deu conta que toda a concorrência não cobra pelo sistema operacional?
Rodrigo Gommes
Fomos 2
Gabriel Gomes Costa
17 anos depois e o 10 com o mesmo bug...
CtbaBr©

Então... O legal é ver que as pessoas tem uma visão diferente sobre o Windows, eu não me adaptei com o 2000 e nem com Vista, o 7 eu uso até hoje!

CtbaBr
Então... O legal é ver que as pessoas tem uma visão diferente sobre o Windows, eu não me adaptei com o 2000 e nem com Vista, o 7 eu uso até hoje!
CtbaBr©

KKKKKKK... Pouca gente lembra desse "cara"!

CtbaBr
KKKKKKK... Pouca gente lembra desse "cara"!
CtbaBr©

Hum... Na quinta?
Não poderia ser na sexta, tipo depois do almoço?

CtbaBr
Hum... Na quinta? Não poderia ser na sexta, tipo depois do almoço?
Exibir mais comentários