Se a TIM achava que seria fácil manter a liderança de cobertura 4G, ledo engano: além da Claro, a Vivo também anunciou a meta de 2.000 municípios cobertos com a tecnologia até o final do ano. A operadora já terminou o mês de abril com LTE em mil cidades.

De acordo com a Folha, a Vivo também ativou a tecnologia LTE-Advanced, que as operadoras costumam chamar comercialmente de 4,5G. A tecnologia está presente em 56 municípios, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e algumas cidades do estado de São Paulo, inclusive a capital. Ela usa agregação de diferentes frequências para entregar maior velocidade e capacidade de acesso.

Por enquanto, a TIM continua na liderança de cobertura 4G: dados do Teleco revelam que a operadora italiana tinha 1.322 municípios cobertos em março. A Claro aparecia em segundo lugar, com 851 municípios, seguida pela Vivo, com 820. Já em cobertura 3G, a situação é um pouco diferente: a Vivo lidera com 3.652 municípios cobertos, seguido pela Claro, com 3.212. A TIM aparece em terceiro lugar, com 2.878 municípios.

Entre as quatro grandes operadoras, a Oi é a que tem os menores indicadores: são apenas 284 municípios cobertos com 4G e 1.198 com 3G, números distantes dos 3.407 municípios onde a operadora atua com tecnologia 2G, que está cada vez mais em desuso. Com as metas de cobertura estabelecidas pela Anatel, a Oi precisa cobrir 1.079 municípios até dezembro de 2017, o que é uma tarefa difícil, visto que a companhia enfrenta um grande processo de recuperação judicial.

Fibra

Além do 4G, a operadora afirmou que atenderá mais nove municípios brasileiros com internet via fibra ótica até o final do ano.

No momento, a operadora possui presença (bem limitada, diga-se de passagem) em 200 cidades de 20 estados. Várias delas são da antiga GVT, que utilizava primariamente a tecnologia xDSL com armários próximos das residências dos clientes (Fiber to the Curb). A Vivo rebatizou o produto como Vivo Fibra, mesmo com a última milha sendo entregue por meio de fios de cobre. Nas novas cidades, a operadora já atua com o modelo Fiber to the Home (FTTH), que leva a fibra ótica para dentro da casa do cliente.

Receba mais sobre Vivo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados