Início » Software » Placeholders: melhor recurso do OneDrive está de volta

Placeholders: melhor recurso do OneDrive está de volta

Por
19 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Sem fazer barulho, a Microsoft está trazendo de volta um dos recursos mais interessantes do OneDrive: o Placeholders, agora chamado de Arquivos Sob Demanda. Com esse recurso, você pode acessar os arquivos guardados na sua conta do OneDrive como se eles estivessem o tempo todo em seu computador.

O Placeholders surgiu no Windows 8 e, logo que você o compreendia, ficava difícil não usá-lo. Se você tivesse um notebook com um SSD de apenas 64 GB ou 128 GB, por exemplo, conseguia economizar espaço de armazenamento deixando seus arquivos somente no OneDrive. Para acessá-los, não era necessário abrir a versão web do serviço ou um cliente: dava para fazê-lo naturalmente, via Explorer.

Arquivos Sob Demanda

Com a chegada do Windows 10, o recurso não foi levado adiante. Apesar de muito útil, a Microsoft decidiu não continuar com o Placeholders por ter se deparado com alguns problemas. Um deles era uma falha de sincronização que, sob determinadas circunstâncias, fazia o arquivo não ser aberto corretamente, mesmo que não houvesse nenhum problema com o acesso à internet.

Havia também alguns problemas de usabilidade, por exemplo, o fato de que nem sempre os símbolos sobre os ícones de arquivos e pastas que indicavam que eles estavam sincronizados com as nuvens funcionavam, deixando o usuário confuso.

Se a Microsoft já tinha intenção de trazer o recurso de volta ou simplesmente decidiu atender aos inúmeros pedidos de usuários que usavam o Placeholders, não dá para saber. O que importa é que o Windows 10 vai finalmente receber a funcionalidade: a companhia tratou de encontrar soluções paras as limitações.

Para começar, o problema das sincronizações foi corrigido. E, no Arquivos Sob Demanda (Files On Demand, em inglês), o Windows 10 passa a exibir o status dos arquivos em uma coluna separada em vez de utilizar símbolos sobre os ícones.

Arquivos Sob Demanda

Só para exemplificar, a marca de verificação verde indica que o arquivo (ou a pasta) está sincronizado, podendo ser acessado inclusive offline; já o símbolo da nuvem aponta que o arquivo está no OneDrive e precisa de uma conexão à internet para ser acessado.

Por enquanto, o Arquivos Sob Demanda está disponível na build 16215 do Windows 10 (para Insiders). Também dá para instalá-lo a partir deste executável (uma atualização do aplicativo do OneDrive), mas mesmo assim o Windows 10 precisará do update para o recurso funcionar. A intenção da Microsoft é liberar a funcionalidade no Windows 10 Fall Creators Update, que deve ser disponibilizado para todo mundo entre setembro e dezembro.

Com informações: Ars Technica

  • Carlin

    OneDrive, já usei o serviço é uma péssima experiencia, nada comparado ao Dropbox.

    • David

      Depende, pra mim One oferece uma experiência mais completa, interface e reprodução de mídia principalmente. Os blocos maiores permitem melhor pré visualização dos arquivos, além de ser possível obter todas as informações de determinado aquivo ou pasta: tamanho, resolução, tamanho,formato, datas. Só recentemente o Drop adotou visualização por blocos. Além de mídias como vídeo rodarem mais liso no one, o player do drop é sofrível. Agora velocidade de Up, o Dropbox sai disparado na frente.

      • Carlin

        Hummmmm, particularmente, como usuário do Windows Phone (rsrsrsrsrsrs) tive uma péssima experiencia usando o OneDrive, não curto não! Sem falar das reviravoltas nas opções de espaço de armazenamento.

      • Velocidade de Up é sofrível na versão web, quando é sincronizado pelo app é 100%.

  • Artur Benchimol

    Desisti do OneDrive depois que começou a duplicar meus arquivos como se toda vez dessem problema de sincronização, já tava uma bagunça: “Arquivo.doc” ai depois aparecia o “Arquivo – Computador tal.doc” “Arquivo – computador tal – notebook tal.doc”. Nem com o espaço pelo Office 365 compensa ficar em um serviço tão ruim.
    Migrei pro Dropbox e não me arrependo. O Google drive só não é tão bom porque não interage tão bem com apps de terceiro, como o pacote office, por exemplo.

    • Robson

      Acho que tem um plugin pra isso, e o Office começa a mostrar os arquivos hospedados no serviço do Google

    • Gustave Dupré

      A uns 2 anos ou menos eu tinha esse problema e era muito chato. Hoje em dia não tenho mais.

    • Rodrigo Luiz Palacio

      Esse é o erro que foi mencionado no artigo, qdo se usava uma conta logada em mais de um PC no Windows 8, os arquivos que ficavam solto na raiz do Onedrive sempre duplicavam, era péssimo.

  • Wololo ✔

    Eu só queria que o meu funcionasse, fica “procurando alterações” em um loop infinito que não sincroniza nada e só consome processamento.

    • Tive que reinstalar do zero, mas agora funciona muito bem 😛

      • Wololo ✔

        Pior que tentei mas mesmo assim não corrigiu isso, já tinha desistido de usar cliente do OneDrive mas hoje fui abrir ele e sumiu o bug, consegui sincronizar meus arquivos de novo.

  • Molinex

    E Dropbox na cabeça…

  • Matheus Alexandre

    Prefiro o MEGA com mais espaço e cliente para ubuntu…

  • cristthian

    Boa, agora tem que colocar isso no Mac, ai sim.

  • Trovalds

    O cliente do OneDrive aqui bugou irremediavelmente depois que eu perdi um HD. A pasta estava lá e depois disso não teve acordo pra fazer a sincronia localmente de novo. O cliente simplesmente se recusa a carregar mesmo depois de todas as “soluções” possíveis e imagináveis que foram tentadas. Acabei que desisti e quando quero um arquivo de lá eu abro o navegador e baixo localmente.

    Aproveitando: alguém conhece alguma forma de migrar de um serviço de nuvem pra outro sem precisar baixar tudo localmente?

    • Multcloud

      • Trovalds

        Obrigado, @paulohiga:disqus.

        • David

          Se tiver muito arquivo, pague pelo multcloud Premium, pois o free só Deus na causa 😂

          • Júnior Silva

            Realmente kk, tenho 133GB de arquivos no OneDrive, fui tentar migrar tudo pro Google Drive, a versão free é muito lenta ( e agora só transfere 1 arquivo por vez, antes não era assim na versão free ).

          • David

            De fato rs, o premium por outro lado transfere de 10 em 10 por vez, em altíssimas velocidades. Já cheguei a transferir 10GB em pouco mais de 20 minutos. Pelo menos mantiveram o bom custo beneficio, pois outros serviços semelhantes cobram os olhos da cara.

  • “I’m excited to announce OneDrive Files On-Demand is now rolling out to Windows Insiders Fast ring. It works with your personal OneDrive, OneDrive for Business and SharePoint Online Team sites. You can read more about how you can begin using OneDrive Files On-Demand at our blog post here: https://blogs.windows.com/windowsexperience/2017/06/13/onedrive-files-demand-now-available-windows-insiders/#HH4Hky2ZIKZE8RQq.97 — Thanks!”

    – Jason Moore
    Group Program Manager, Microsoft, Microsoft

  • LoboDemocrático

    Onedrive é muito bom para se usar quando se tem todas as plataformas Windows 10,eu ouço música no Xbox pelo Onedrive apenas colocando elas na pasta música daí sincroniza direto com o Groove Música e tá tudo certo.

    • John Smith

      Tem como usar o Groove no Android, ainda que o cliente Windows seja melhor.

      • LoboDemocrático

        Groove e Xbox App no Android, isso facilitou bastante pra mim.

    • Kodos Otros

      Mas ele usa o espaço do OneDrive né? Seria bacana se fosse como o PlayMusic, vc sobe até 50mil músicas pro serviço e não usa nada de espaço seu. E tudo de graça, nem precisa assinar o serviço.

      • acredito que isso canibalizaria o Groove Music Pass.

  • Bruno

    Alguém sabe se dá pra sincronizar os arquivos do OneDrive no Linux? O onedrive-d morreu, e só uso o OneDrive pelo espaço do 365, mas em dual boot sem sincronizar entre os sistemas fica difícil

  • h1ghland3r

    Ótima notícia, vou reiniciar para atualizar a build do Insiders.

  • Andre

    Qual o jeito mais fácil de fazer backup do hd externo para o onedrive?
    Subir via web dá vários problemas, algumas pastas ficaram vazias, preciso checar uma por uma.

    • se tiver o app instalado coloca o local de sincronização no teu hd externo, dai só move todos os arquivos que quiser pra dentro da pasta Onedrive que vai ser criada e espera.

  • Anderson Mendes

    Google Drive tá aí pra isso

  • Eu adorava esse recurso e já pedi muito por ele à Microsoft.