Início » Aplicativos e Software » Com o Microsoft Dictate você pode ditar textos no Word, PowerPoint e Outlook

Com o Microsoft Dictate você pode ditar textos no Word, PowerPoint e Outlook

Emerson Alecrim Por

Se você nunca foi amigo do seu teclado ou tem algum tipo de dificuldade para digitar, o recém-lançado Microsoft Dictate vai te agradar: trata-se de um complemento desenvolvido na Microsoft Garage que permite que você dite textos no Word, PowerPoint e Outlook.

O funcionamento é simples. Basta instalar o Dictate e depois abrir a aba Dictation nos aplicativos do Office compatíveis. Ao clicar em Start, o complemento irá detectar o microfone do seu computador. Daí é só começar a ditar.

Microsoft Dictate

Por padrão, a ferramenta está configurada para funcionar com o inglês como idioma de entrada. Mas você também pode escolher outros 20 idiomas, aproximadamente, incluindo espanhol, francês e português do Brasil.

Também é necessário escolher o idioma de saída — há cerca de 60. Se você simplesmente quiser ditar um texto em português, deve definir esse idioma como entrada e como saída. Se escolher um idioma diferente, o Dictation traduzirá o que você falar.

Nos meus testes, o Dictate funcionou bem, mas exige conexão permanente à internet. A ferramenta tem como base o mesmo sistema de reconhecimento de voz da Cortana, o que explica tamanha eficiência. Dá até para pronunciar comandos, embora só em inglês, por ora — diga "new line" e o Dictate criará uma linha, por exemplo.

A ideia do Dictate surgiu em um projeto desenvolvido durante um hackaton. Antes de ser liberado publicamente, o complemento foi testado por mais de 1,5 mil funcionários da Microsoft em 40 países. Isso também ajudou a ferramenta a se tornar precisa.

O Dictate é gratuito e funciona no Office 2013 e posteriores (o Office 365 também é compatível, obviamente) para Windows 8.1 ou Windows 10. Ha versões para o Office em 32 e 64 bits. Para saber qual a versão do seu Office, basta abrir o Word (ou outro programa do pacote) e ir em Arquivo » Conta » Sobre o Word.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Márcio Santana
Obrigado, cara. < - ditado lá...valeu, amigo.
Dinho
Olá, instalei o software (SO Win 10 64 bits , Office 64 bits) mas não aparece a guia Dictation.....alguém pode me ajudar?--> [email protected]
Eurijunior Sales
Pelo contrário, era excelente! Você treinava o software com a sua voz e ele ia ficando cada vez melhor a medida em que ia sendo usado. Dava para inserir pontuação inclusive. Pena que foi vendido para a Nuance, que descontinuou o suporte para o nosso idioma.
André G
E era muito ruim?
Eric Viana
A vida é assim mesmo... postei no facebook e meu professor me manda o site https://speechnotes.co/ que permite fazer o mesmo mas é independente de sistema operacional funcionando como um webapp no navegador (testei chrome) fica a dica para quem não tem/usa windows.
Eurijunior Sales
Lembrei do saudoso IBM Via Voice que já fazia isso há mais de 15 anos atrás.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Como instala essa bagaça?!?!?

Mago Erudito®
Como instala essa bagaça?!?!?
Tony Soprano
Depois que tu compra teclado mecânico, o que mais tu quer são textos longos para digitar e ouvir aquele barulho. <3 Mas é um excelente recurso.
Marco Antonio
Não que eu não tenha usado isso ano passado inteiro no google docs.
Fabiano Forte
Quero!!!
Eric Viana
Vou chorar um pouco, sempre quis isso no Word e agora, finalizando a dissertação, é que isso aparece... kkkkkk
Vitor Mikaelson
Interessante que lançaram isso agora, já que na última Build do Insider só apertar Win+H para iniciar o ditado.