Início » Negócios » Erro na Nasdaq fez ações de gigantes como Google e Amazon despencarem

Erro na Nasdaq fez ações de gigantes como Google e Amazon despencarem

Mas foi só um susto: a falha foi causada por um teste e durou apenas alguns minutos

Emerson Alecrim Por

De repente, as ações da Apple caíram 14%. Com a Alphabet (Google), o tombo foi muito pior: 86%. Uma nova crise no mercado? Uma bolha que estourou? Nada disso: na tarde de segunda-feira (3), um erro fez os telões de Wall Street e sites especializados exibirem o mesmo valor para as ações de pelo menos 16 companhias listadas na Nasdaq, bolsa eletrônica que reúne principalmente empresas de tecnologia.

Nasdaq

A falha ocorreu durante o after hours, período em que a bolsa funciona após o horário do pregão normal. Por volta das 17:30 (no horário de Brasília), as ações de companhias como Alphabet, Amazon, Apple, eBay e Microsoft passaram a apresentar o mesmo preço: US$ 123,47. Antes disso, os papéis da Amazon estavam valendo US$ 844,53, só para você ter noção do susto.

Muita gente pode ter ficado de pernas bambas na hora, mas, como todas as ações tinham o mesmo valor, logo ficou claro que havia um erro no sistema. Tudo indica que o problema foi causado por um teste. De acordo com o Financial Times, as bolsas costumam efetuar testes nas plataformas com valores fictícios que, normalmente, são ignorados pelos investidores.

Porém, o pregão de ontem terminou três horas mais cedo por conta do Dia da Independência dos Estados Unidos, celebrado nesta terça-feira. Isso fez o after hours ser antecipado. Como consequência, vários serviços exibiram valores fictícios que, em dias normais, teriam sido ignorados. Entre eles estavam Bloomberg, Google Finance e Yahoo Finance.

A Nasdaq tratou logo de avisar que não teve culpa pela falha. Os preços no site oficial da bolsa não sofreram alterações em nenhum momento. Um porta-voz da Nasdaq atribuiu a responsabilidade pela falha aos serviços que não filtraram as informações de teste.

Não houve operações de compra ou venda baseadas nos valores fictícios, só a suspensão da cotação de determinados papéis por alguns instantes. Mesmo assim, o problema vai ser investigado, afirma a Nasdaq.

Um detalhe curioso nessa história é que alguns investidores levaram um grande susto com a falha, mas outros viveram um sonho e logo acordaram dele: enquanto as ações da Amazon e Alphabet tiveram queda de mais de 80%, a Zynga viu seus papéis se valorizarem quase 3.300%.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Picanço
Coitados dos investidores da Zynga! hahaha
LessTech
Pense no lado positivo: você acessou a página e contabilizou para o site, garantindo a receita e manutenção dele. :-P
Rodrigo Dias Javornik
Eu nem me lembrava dela.
Antonio Araújo
Criaram uma reportagem de onde não tinha. Perdi vários minutos atraído pelo titulo e descobrindo que essa falha era um teste e também é recorrente.
Sckillfer
Zynga ainda vive?